domingo, 28 de agosto de 2022

URL

Esta semana, destacamos as pressões censórias, a solidão na obra de Richard Matheson, e a queda da moda dos NFTs. Fala-se das problemáticas artísticas da Inteligência Artificial, das agruras da tecnologia na educação, e da censura automática chinesa. Ainda se olha para a gamificação do mundo, as impossibilidades no enfrentar do aquecimento global, e uma bizarria indescritível vinda de Israel. 

Ficção Científica e Cultura Pop

Peter Andrew Jones’s 1982 cover for The Darfsteller: Ficções etéreas.

The best books on Anthropology, recommended by Brenna Hassett: Sugestões para descobrir as raízes da humanidade.

Once & Future to End in October with Once & Future #30: Finalmente. Esta é uma série interessante, com uma excelente premissa - os mitos arturianos (em todas as suas variantes) foram invocados por nacionalistas britânicos. O resultado é uma Inglaterra mergulhada num violento caos, com diferentes reis Artur a competir para ver quem consegue exterminar mais ingleses, enquanto a realidade se dissolve nas fantasias míticas. A única defesa do reino está numa velhota durona e o seu ingénuo neto, que se descobre herdeiro de uma tradição de vigilância e combate a ameaças sobrenaturais. Um comic inteligente e divertido, mas a sofrer do problema do sucesso, e a ser esticado para lá do seu ciclo narrativo natural. É um dos problemas da indústria dos comics, apostar tanto em séries curtas bem aceites pelos leitores que as espreme ao ponto de as tornar desinteressantes. Once & Future está quase nesse ponto.

4843) A resposta na ponta da língua: Sobre a capacidade de ironia rápida, da presença de espírito, do saber aplicar uma boa piada encadeada numa conversa.

The book ban movement has a chilling new tactic: harassing teachers on social media: Because 'murica, that's why, mas não ficaria tranquilo a pensar que tal não aconteceria por aqui. Há esse risco, especialmente nestes tempos em que há uma abertura excessiva das escolas aos pais, que se vai traduzindo em propostas achistas, bem intencionadas mas limitadas, ou por vezes de idiotice chapada (o termo de jargão profissional para os designar é “pais interventivos”). Não me surpreenderia se, num futuro próximo, a reação de um pai zelota perante obras literárias de que não gosta ou considera contrárias à sua religião seja bem mais visceral do que a que tive há uns anos, quando o avô de uma aluna de uma direção de turma minha se reuniu comigo para discutir um problema grave: a professora de português estava a usar textos do livro Harry Potter, que para ele, eram um incentivo à demonologia, algo proibido pela sua religião. O homem era líder de uma seita/culto fundamentalista que se instalou na minha zona, algo tipo jeová ou outra patetice do género. O que é que eu fiz, perguntam-se? Tranquilizei o homem, assegurando que a escola portuguesa é laica e tolerante, ri-me imenso com a colega de português, e, nas minhas aulas, deixava a aluna deliciar-se com as Witch, um comic da época sobre as aventuras de cinco bruxinhas muito cool, que ela adorava particularmente por ser fruto proibido. Ser tolerante para com as religiões não significa ser subserviente.

Richard Matheson Explored Loneliness Through Sci-Fi: Nunca tinha pensado nisto, mas de facto, é uma ideia que faz sentido, Matheson tinha um certo pendor para personagens solitários a enfrentar o mundo, sem esperança de qualquer compreensão. I Am Legend é talvez o exemplo máximo disso.

(Re)Assistindo: Thrillers Históricos Questionáveis (porém fascinantes) da Hammer Films: Filmes que hoje nunca seria realizados nestes moldes, pela forma insensível com que ignoram culturas e etnias. De facto, é ridículo ter atores caucasianos a interpretar personagens asiáticas, é anacrónico e irrealista. O que não quer dizer que estes filmes devam ser votados ao esquecimento, em nome de excessos de wokismo bem intencionado.

The new Winnie the Pooh horror film looks perfectly ridiculous: E é por isto que os direitos de autor deveriam ser estendidos indefinidamente, dirão os mais conservadores. Já eu, acho delicioso que o clássico Winnie the Pooh seja revisto como filme de terror com ursos maníacos de machado em riste. Isto é dar nova vida a um clássico, machadada sangrenta a machadada sangrenta.

All The Comics Publishers You Have To Boycott If You Boycott NFTs: É interessante ver quão o ciclo de vida dos NFTs foi tão rápido. Ainda há poucos meses era o furor do que era visto como nova esperança dos mercados artísticos, agora é apontado como algo tóxico, puramente especulativo. E isso não era óbvio logo de início?. Quanto às editoras, se as queremos castigar por se terem metido nos NFTs, bem, praticamente nenhuma escapa, não foram imunes ao furor que ainda se vivia há poucas semanas atrás.

(Re)Lendo: O Caixão da Mulher Vampiro, de Bram Stoker: Ó bolas, horror gótico soturno? Vou ter de ir à caça deste clássico.

4844) O livro como mercadoria: O livro sempre foi, necessariamente, algo de comercial. Mas o que criou as grandes editoras foi saberem manter o equilíbrio entre negócio, e cultura, o que nos legou grandes obras, e ambientes intelectuais vibrantes. Algo que está a desaparecer, nos dias de hoje.

The Many Deaths of Laila Starr – Ram V e Filipe Andrade: Um livro notável, Ram V é claramente um talento nascente da narrativa em comics, e o trabalho do português Filipe Andrade está de excelência. A temática é um fascínio, quando o li fez-me recordar Daytripper de Bá e Moon, pela forma como se relacionava com a ideia de morte.

Para assistir (cochilando) de madrugada: Recordar a cinematografia de Jean Rollin, entre o horror gótico e o erotismo.

The best books on Global History, recommended by Maxine Berg: Cinco livros com diferentes perspetivas sobre a história global.

Batman and Judge Dredd Writer Alan Grant Dead at 73: Uma péssima notícia para os fãs de comics. Não só pelo seu trabalho com Dredd, mas também pelos seus algo bizarros comics onde dava um sabor britânico aos ícones americanos.

Tecnologia

Cesare Reggiani: Espaço profundo.

Dinamarca acaba de prohibir todos los productos de Google a nivel público. El resto de Europa va detrás: É o tipo de notícia que me deixa assustado, como gestor de sistemas numa escola que usa o Google Workplace. Mas faz sentido, tem a ver com o estrito cumprimento do RGPD europeu, e a impossibilidade de verificar se dados de crianças europeias estão a ser guardados em servidores americanos. Foi essa a razão da proibição de instituições públicas dinamarquesas utilizarem os serviços Google. Por cá, suspeito que não me terei de preocupar. A atitude oficial perante o cumprimento do RGPD é laxista, a CNPD tem deliberadamente poucos recursos e pouco mais pode fazer do que recomendar ou aplicar multas que invariavelmente acabam diluídas. Iremos continuar alegremente a fornecer os nossos dados às Stacks, em troca do uso dos seus produtos, e a refilar contra essa chatice da proteção da privacidade individual.

Does MetaHuman’s Digital Clone Cross the Uncanny Valley?: O título é um pouco clickbaity. Trata-se de uma ferramenta que pega nalguns aspetos da fotogrametria, incorporada no já de si impressionante software Metahuman da Unity.

Will AI Steal Submarines’ Stealth?: Não é bem o que esperamos quando se discute a inteligência artificial como arma, mas faz todo o sentido, o desenvolvimento de algoritmos capazes de processar dados de sensores e, com isso, acelerar a deteção de submarinos, anulando as vantagens estratégicas desta arma.

Perceptron: AI that solves math problems, translates 200 languages, and draws kangaroos: Algumas novidades do mundo da inteligência artificial, especialmente no campo da tradução simultânea entre línguas. É interessante ver a Meta a investir na tradução com línguas menos utilizadas, mesmo sabendo que a motivação é comercial, quanto mais línguas a rede social azul disponibilizar, mais utilizadores terá.

A Look Back at the USSR Computer Industry: O atraso soviético na indústria da computação era notório, apesar das suas capacidades científicas. O que irá acontecer, agora que a Rússia se tornou um estado-pária?

A million-word novel got censored before it was even shared. Now Chinese users want answers: A sociedade panóptica chinesa a ir cada vez mais longe, com a demonstração de que as garras censórias já extravasaram a publicação, e estão a chegar ao mais íntimo espaço da escrita individual.

Varias editoriales han llevado a Internet Archive a la justicia. Si triunfan, la red que conocíamos peligrará: Parece trivial, mas todo o trabalho de arquivismo, e de divulgação cultural desta organização, é fundamental para a cultura global.

The pollution caused by rocket launches: Toda a potência necessária para atingir a velocidade de escape tem um preço, e o problema de encontrar combustíveis verdes para a indústria espacial é um enorme desafio.

The US military wants to understand the most important software on Earth: Um projeto da DARPA, claro, que procura combater o alastrar da complexidade nos sistemas informáticos. Ou melhor, combater a sua opacidade, devida ao crescimento exponencial das suas capacidades. E sim, todos usam windows, mas o mundo digital corre sobre o linux.

Meta's 'Make-A-Scene' AI blends human and computer imagination into algorithmic art: A Meta junta-se ao festim dos algoritmos geradores de imagens, com o que me parece ser um cruzamento entre a GauGan da Nvidia e a DALL-E da Open AI.

Building a Better 3D Scanner With an iPhone, and Making Art: Um projeto interessante, que tira partido das capacidades das câmaras que suportam o Face ID da Apple (que regista uma visão tridimensional do rosto do utilizador). Claro, os iPhones têm sensores lidar, mas não está disponível em todos os seus modelos, o que torna este projeto útil para quem queira fazer digitalização 3D low cost (esperem, "low cost" com iPhone, que não é um telemóvel barato? Se estão a pensar isso, espreitem os preços dos scanners 3D).

‘A.I. Is Being Trained on the Collective Works of Humanity’: How Artists Are Using Image Generators to Usher in the New ‘Recombinant Art’ Movement: O artigo topa (ou melhor, afirma) uma das fraquezas dos geradores de imagens por inteligência artificial. Por si sós, não criam algo de novo, não se afastam dos seus modelos de treino. É a nossa forma de os usar que abre possibilidades criativas, para já, assumindo a prática recombinatória, uma espécie de cultura da collage, do sampling, alimentada por inteligência artificial.

DALL·E 2: Extending Creativity: Exemplos de incorporação de ferramentas de geração de imagens com inteligência artificial no fluxo de trabalho de artistas e designers. Não os substitui, antes, abre novos horizontes de experimentação.

DALL-E 2’s Failures Are the Most Interesting Thing About It: Permitem-nos perceber os enviesamentos, erros de modelos de treino, e problemas com os dados que sustentam as suas capacidades.

Wandering Robots in the Wild: Uma proposta interessante para desenvolvimento de robótica autónoma, que olha para a aleatoriedade do vaguear como forma de treinar modelos robóticos mais eficientes a navegar espaços reais.

A boarding school in the Berkshires is banning smartphones for students and teachers. Can Gen Z students handle life without access to the endless scroll?: À partida, isto parece o grau zero da pedagogia. Sabemos que os telemóveis são intrusivos em meio escolar, e de uso perigoso nas mãos de crianças. É por isso que a proibição tout court não resolve nada, é um enfiar da cabeça na areia, cria-se a ilusão do espaço escolar como imaculado enquanto fora de muros, crianças despreparadas experimentam sem restrições. Faz mais sentido implementar políticas, restrições específicas ao uso, e sensibilização. Dá também mais trabalho do que proibir, e requer que os professores conheçam bastante bem estas tecnologias, quer nos seus pontos positivos quer nos negativos (e é aí que a porca torce o rabo, dada a notória incompetência digital de grande maioria dos professores). Tendo dito isto, há que observar que a política exposta neste artigo apenas restringe o uso de telemóveis, não é um regresso aos tempos pré-digitais, e circunscreve-se num meio muito espefícico, de um colégio privado de classe alta.

AI Art Is Challenging the Boundaries of Curation: Está a tornar-se aceite, a ideia que os algoritmos podem produzir obras de arte. E está a ser aceite com visão crítica, mostrando que as produções dos algoritmos são fundamentalmente derivativas, porque se baseiam em estilos de artistas, e que o lado mais criativo está na forma como aqueles que usam estas ferramentas conjuram palavras-chave para gerar imagens.

Los formatos de imagen WebP y AVIF son un engorro. Y pese a ello se están adueñando de toda la red: Estes novos formatos prometem ficheiros de imagem mais eficazes, mas a sua compatibilidade com aplicações está a ser demorada.

Google really doesn’t want its Glass successor to piss you off: A lição dos tempos dos glassholes foi aprendida, perceberam que os óculos de realidade aumentada têm de servir para dar informação, e não recolher imagens.

Portugal inaugura uno de los mayores sistemas de almacenamiento de energía de Europa: así es la gigabatería de Tâmega: Um projeto de aproveitamento de recursos hidroelétricos.

A Year in Orbit Using Apollo Technology: Command and Service Module for Longevity (1966): Daqueles conceitos de exploração espacial que poderia ter resultado, reutilizando módulos Apollo para criar uma estação espacial tripulada.

HIMARS: The Weapon Ukraine Sings About and Russia Wants Destroyed: Um olhar para a tecnologia de artilharia que se está a mostrar eficaz nos campos de batalha ucranianos.

#TeachToker o cómo los profesores triunfan en redes exponiendo a sus alumnos con bailes subidos de tono y vídeos poniendo suspensos: Da fronteira difusa entre saber-se o que se faz, e a falta de noção. Professores no TikTok (hey, culpado, também lá ando!) que partilham em excesso, incluindo avaliações, dados privados, imagem de menores ou atividades que, descontextualizadas, podem ser muito mal interpretadas. Muitos, parecem não ter real consciência dos erros que estão a cometer, alguns certamente andam à caça de seguidores e likes. E eu, perguntam-se, partilho atividades com alunos nos meus vídeos TikTok? Claro que sim, mas obviamente sem mostrar a sua imagem ou outros dados sensíveis. Há que saber partilhar.

25 Rare and Overlooked Images From the Famed Apollo 11 Mission: Já nem se deu por isso, mas passou mais um aniversário da primeira alunagem. Para celebrar, algumas fotos menos comuns desse enorme momento na história humana.

It's So Hot the Clouds Are Melting: Efeitos das vagas de calor extremo na tecnologia, problemas com centros de dados que, apesar de climatizados, sobreaquecem os servidores.

It’s getting too hot to play the Steam Deck or Switch outside, makers warn: Efeitos das vagsas de calor extremo sobre a tecnologia, parte 2. Esqueçam a ideia de se sentarem à sombra a jogar na consola, elas sobreaquecem para lá dos limites de segurança. Será que com isto, os games se tornarão ferrenhos defensores da luta contra as alterações climáticas?

The Great Fiction of AI: Usar algoritmos como ferramenta de apoio à criatividade literária. Por um lado, soa horripilante, levantando o espectro de literatura a metro produzida sem mão humana. Por outro, parece mais ser uma ferramenta com enorme potencial para apoiar os escritores. Ao ler o artigo, pareceu-me bem mais preocupante o escrever atendendo a métricas imposto pela sobrevivência nas plataformas digitais de publicação, do que o uso de algoritmos que ajuda os escritores a superar bloqueios e a explorar a sua imaginação.

DALL-E's powerful AI image generator is now available in beta: Dall-E para todos. Isto vai ter um curioso impacto nas culturas visuais digitais.

Modernidade

man-and-atom:man-and-atom: Futuros retro.

We’re Not Going to Make it to 2050: Tradução - estamos f***. O impressionante é ver todos os sinais alinhados. Os dados científicos, as cada vez mais notórias crise de clima extremo trazidas pelo aquecimento global, o stress progressivo sobre os sistemas que nos sustenta como civilização, da água à alimentação e comércio global. E sabemos o que fazer para controlar isto. Apenas, não o fazemos, o investimento em energias fósseis disparou, as conferências globais sobre o clima são uma palhaçada inútil, e, porque não, ainda temos uma guerra para ajudar à festa. Até parece que queremos mesmo o colapso.

FCAS Announcements Steal The Scene At Opening Day Of Farnborough Airshow: O futuro da aviação avançada europeia, cruzando drones com aeronaves de quinta geração, num projeto que junta a BAe Systems e a italiana Leonardo.

We Miscalculated. The World Is Not A Game: A quantificação, o fascínio pelos dados, pela simulação, criou um enviesamento de que cada vez menos nos apercebemos. Começamos a entender o real como uma espécie de jogo, em que tudo é quantificável e descritível por algoritmos.

Do Animals Dream?: Bem, qualquer dono de animal de estimação sabe que sim, que os animais têm vidas interiores mais complexas do que associamos à condição animalesca. Mas uma coisa é a intuição dos donos (e a sua projeção de emoções humanas nos seus animais de estimação), outra, a prova científica. Mostrar que algumas espécies sonham levanta questões profundas sobre inteligência e consciência. E digo-vos, a minha cadela quando dorme tem por vezes sonhos tão intensos, que tenho de a tranquilizar.

Biografia de von Neumann (2021): É de observar que apesar da genialidade de Von Neumann, o ter sido usado por Kubrick como inspiração para o Doutor Estranhoamor revela até que ponto ia a sua falta de humanidade.

The Grisly Way Leonardo Learned The Beauties Of Human Anatomy: Digamos que... envolveu sangue, lâminas e cadáveres. Como não poderia deixar de ser.

Garish, Gaudy, Goofy: Seeing Double from Metropolitan Museum’s “Chroma” Clones of Ancient Statues: A investigação histórica e arqueológica sobre o aspeto que a estatuária clássica tinha é rigoroso, mas também interpretativo.

Researchers Have Discovered a Previously Unknown Roman City ‘of Monumental Proportions’ in Northern Spain: Sou só eu que acho fascinantes notícias de descobertas arqueológicas desta magnitude? O solo ibérico ainda oculta muitas memórias romanas.

Sítios em Lisboa onde podes molhar os pés na água: Destaco isto porque... ainda me recordo dos tempos em que o Tejo era um rio infecto, e era impensável haver uma praia no Cais das Colunas.

Hace 10.000 años el ser humano descubrió la agricultura. Puede que no fuéramos la única especie en hacerlo: Uma curiosidade intrigante, descobrir que alguns mamíferos também desenvolveram comportamentos similares à nossa agricultura.

X-Rays Reveal A Hidden Van Gogh Self-Portrait: Uma fascinante descoberta artística.

Israel Extracting Sperm From Dead Soldiers and Using It to Create Children: Sou só eu a achar isto demasiado parecido com um pesadelo distópico?

Scientists Think They've Found a Huge Goddess-Worshiping Lost City In Iraq: Notícias sobre ruínas de cidades sob as areias do deserto são sempre mote para sonhos.

Defining What Generative Art Is: Um olhar para a história da arte generativa.