Jerry Toner (2022). Grande Viagem Pelo Império Romano. Porto Salvo: Edições Desassossego.
Uma forma diferente de aprender sobre a influência histórica e cultural do império romano. Neste livro leve, Jerry Tones leva-nos num périplo à volta do império, pelas mãos do seu personagem. Este, um nobre caído em desgraça perante o imperador, decide afastar-se da cidade capital e ir para as províncias, esperando que o tempo suavize a sua desgraça (spoiler: não será bem sucedido). Mas este livro não é um romance, segue o caminho de um guia de viagem onde o nobre romano viaja pelas províncias do império, visitando as suas cidades, lugares pitorescos e de culto, atravessando as suas vias imperiais e convivendo com os cidadãos locais, colonos romanos ou indígenas romanizados.
O périplo abarca o império no auge do seu poderio militar e económico, e extensão territorial. O nobre viaja à volta do mediterrâneo, passando da península itálica para a Grécia, cuja influência cultural sobre os romanos era enorme, atravessa a Síria e Judeia, delicia-se com os restos da grande civilização egípcia, descobre as delícias das cidades das costas africanas rodeadas de desertos, descansa nos prados bucólicos da Hispânia, atravessa a Gália pata chegar à Britânia e poder visitar o filho, oficial nas legiões que vigiam a muralha de Adriano. Ao longo da viagem, fala-nos dos usos e costumes locais, da sua romanização, dos mitos e lendas, e a da importância das redes de produção e transporte para a economia do império.
O tom leve disfarça um trabalho monumental. O que Toner realmente faz é canalizar uma série de leituras académicas sobre Roma, quer de textos nossos contemporâneos quer às fontes romanas. As palavras e histórias que Tácito, Plínio, Séneca, Cícero ou Catão, entre outros, nos legaram do seu longínquo passado são aqui fragmentadas e incorporadas numa narrativa coerente, num divertido guia turístico do império Romano.