domingo, 3 de julho de 2022

URL

Esta semana, destacamos os nomeados portugueses para os Eisner, a importância da literatura clássica, e experiências literárias com Inteligência Artificial. Fala-se das flutuações das criptomoedas, criação de aplicações no code, e televisões muito retro com Arduino. Ainda se olha para as raízes da pobreza haitiana, do investimento alemão na cultura, e sobre o cão pré-histórico de Muge.

Ficção Científica e Cultura Pop

Ian Robertson’s 1977 cover for ‘The Incandescent Ones,’: Bem, a FC é por vezes muito silly.

"Balada para Sophie", de Filipe Melo e Juan Cavia, com quatro nomeações nos Eisner Awards: Excelentes notícias para a BD portuguesa, com esta nomeação do Balada para Sophie para os mais prestigiados prémios americanos.

Vintage Blythe Doll commercials: Um olhar retro para o mundo destas bonecas, que é levado muito a sério pela sua comunidade de fãs.

10 Times Sci-Fi Classics Predicted the Future Totally Wrong: É sempre divertido ler estas listas, para recordar filmes. Mas note-se, o erro não está nos filmes em si, mas na redução do largo espectro da FC ao simplismo da predição oracular.

The Classics Are Whatever We Want Them to Be: O que é um clássico? Essencialmente, uma obra que sobrevive ao tempo. E, também, que sobrevive aos discursos patetas de menorização de grandes obras literárias. Se falar de cânones pode ser redutor, há muitas razões pelas quais os livros que geralmente integram esses cânones são lidos e relidos ao longo de gerações. 

Future Media Short Story Review: Barry N. Malzberg’s “The Idea”: Usando a ficção científica como projeção de tendências e lente de análise, uma história que reflete sobre os lados negros da cultura mediática.

Jhumpa Lahiri Explains Why Italo Calvino Is So Beloved Outside Of Italy: O cosmopolitismo de um escritor, cujo imaginário foi formado pelas suas viagens. A ideia de um autor, que se torna compreendido através das suas traduções.

Sara, de Garth Ennis e Steve Epting: Garth Ennis é excelene a escrever comics sobre a II Guerra, e este é uma das suas melhores obras recentes, olhando para as histórias das unidades de combate femininas do Exército Vermelho.

4826) "Love, Death & Robots - ano 3: Quase me dá vontade de subscrever um serviço de streaming, para poder ver esta série. Pelo que tenho lido, e visto em fragmentos, parece ser uma das melhores vénias contemporâneas à Ficção Científica.

A Novelist and an AI Cowrote Your Next Cringe-Read: Indeciso. Meto isto em cultura pop ou tecnologia? Mais do que o lado hype, o interessante deste trabalho é o mostrar de que forma se podem usar ferramentas de Inteligência Artificial para levar mais longe a imaginação de um autor.

Tecnologia


Shusei Nagaoka: Megaestruturas

Prelude FLNG, la mayor estructura flotante jamás construida por el ser humano: mide casi medio kilómetro de largo: Uma tremenda megaestrutura flutuante. Como pessoa que sonha com o espaço, não me é difícil imaginar toda esta engenharia aplicada ao desenvolvimento da presença humana no espaço. Pois, sonhar é fácil.

How Crypto Disappeared Into Thin Air: A volatilidade das criptomoedas é uma das suas características, e não das mais positivos.

Ulendo launches software technology capable of doubling 3D printing speeds: Já havia provas de conceito, agora é mesmo um produto comercializado. A lentidão das impressoras FDM tem sido um dos obstáculos ao desenvolvimento desta tecnologia.

HP-200LX Runs Website Like it’s the 90s: Nos tempos em que a computação ultraportátil era mais experimentalista, os palmtops eram máquinas com capacidades surpreendentes. Ao ponte de um, hoje ressuscitado, poder ser usado para manter um servidor web.

Maker Spotlight: Shanna Haden: Fiquei fascinado por este perfil maker, porque me identifico imenso. Compreendo um professor que percebe que as abordagens maker podem trazer novas valências e formas de ensinar e aprender. E isso aprende-se, partilhando experiências.

Somehow The Internet Went Wrong. We Could Fix It: Mas será que conseguimos mesmo? Com a rede dominada pelo hipercapitalismo dos dados enquanto bem transacionável? Confesso o meu pessimismo, creio que nesse aspeto, apesar do potencial do open source e do grassroots, sinto que o domínio comercial é demasiado pesado e inabalável.

DALL·E 2 Research Preview Update: Uma antevisão do que a Open AI anda a preparar para os modelos linguísticos aplicados à geração de imagens.

Of Mice and Modes: the Story of the Graphical User Interface: O GUI foi das invenções que mais contribui para a democratização e acessibilidade da computação, ao permitir formas fáceis de interação humano-máquina.

TikTok Boom: Confesso o meu progressivo fascínio por esta plataforma, e esta análise é certeira. Olha para o efeito psicológico dos ciclos de conteúdo rápido em vídeo, e para o tremendo acervo audiovisual para consumo disponível, que faz os gigantes do streaming parecer anões. E com outro efeito intrigante. Estes vídeos são hipercurtos, estão a formar um tipo de atenção ao consumo de media que se afasta diametralmente do visualizar de narrativas longas. No TikTok é tudo rápido, imediato, em sucessão contínua fragmentada. Estou curioso em ver como as atitudes e capacidade de manter atenção em meios audiovisuais vão evoluir, quando as gerações que cresceram no TikTok se tornarem os principais consumidores.

AI Created This Extremely Cursed Children's Cartoon: Bem, não sejamos tão apoquentados. É um trabalho experimental de David O'Reilly, um animador que se distingue pelas suas abordagens estéticas radicais à animação digital. Brincar desta forma com inteligência artificial é em tudo o que esperamos dele.

Untethered: Our Lives Without Cables: Um dos detalhes que me despertou a atenção no artigo foi olhar para algumas das ações para as quais usamos telemóveis - o enviar sms e fazer chamadas, como algo que foi praticamente substituído por mensagens instantâneas e vídeo. De facto, a maioria dos SMS que se recebe são para autenticação em serviços web...

OpenAI: Look at our awesome image generator! Google: Hold my Shiba Inu: O Imagen da Google parece ter ido ainda mais longe que o DALL-E2 na geração automatizada de imagens realistas.

Lidar reveals networks of pre-Columbian cities and towns in Bolivia: Sensores avançados, imagens de satélite, Lidar. A arqueologia hoje dispensa os Indiana Jones e abraça os geeks.

Para qué programar un app cuando puedes dibujarla: así funciona la nueva IA "No-Code" de Microsoft: Confesso que o que me surpreende é a Microsoft ter demorado tanto tempo a trazer isto ao mercado; esta tecnologia no code que parte do esboço criado pelos utilizadores já tinha saído dos seus laboratórios há alguns anos.

The dark secret behind those cute AI-generated animal images: É, de facto, apenas vemos o que nos é mostrado, não as horrendas tentativas ou as imagens onde os enviesamentos dos modelos de treino são mais notórios. E, por enquanto, quer o DALL-E2 e a Imagen são mais provas de conceito do que ferramentas, são ambientes fechados, e são-no porque os responsáveis sabem que se abrirem estas ferramentas de forma generalizada, vão ser usadas de formas que tocam diretamente nos limites éticos. 

AI Inventing Its Own Culture, Passing It On to Humans, Sociologists Find: O que não é em si surpreendente, nós humanos somos peritos em gerar novas ideias e cultura a partir de ideias. E as ideias que nos levam a gerar cultura virem de meios mecânicos também não é novidade, basta pensar nas estéticas da fotografia, ou mais recentemente, da meme culture.

NASA Lander Looks Beat as Hell in Final Selfie Before Death: A tristeza que se sente quando se descobre que uma sonda marciana será desligada revela muito sobre a antropomorfização que fazemos aos nossos robots.

Clearview AI Says It's Bringing Facial Recognition to Schools: Não surpreende que estas empresas, especialistas em vigilância potenciada por Inteligência Artificial (esta, em particular, está ligada ao sistema chinês de panopticon em Xinjiang), olhem com voracidade para a Educação enquanto mercado.

Print an Arduino-Powered Color Mechanical Television: As ferramentas de hoje, a recriar uma tecnologia antiga. Com arduino, leds, sensores e impressão 3D, um projeto que recria um disco de Nipkow, um dos precursores da televisão.

It’s hard to believe Google Drive’s just now getting copy / paste shortcuts: Uma boa notícia para os utilizadores da Drive, que finalmente conseguem realizar operações elementares de gestão de pastas.

Modernidade

Pierre Mion: Urbanismos futuros.

Permanent Pandemic: Talvez o maior perigo a longo prazo da pandemia, a forma como nos habituou a sistemas de controle social. Aceitámo-los nas fases mais agudas, como imperativos de sobrevivência social e pessoal, mas ao fazê-lo abrimos a porta à sua manutenção, e potencial abuso. Mesmo nas sociedades mais democráticas.

Soy fotógrafo profesional y estos son los seis errores de fotografía más comunes que veo en Instagram: Dicas de fotografia? Fazem sempre jeito, especialmente se levarem em conta que a fotografia hoje depende muito dos dispositivos móveis.

Haiti’s Lost Billions: O primeiro país a deixar de ser colónia, o Haiti tem lugar assegurado na lista dos países mais pobres do mundo. O porquê parte daqui, das condições que a França colocou para conceder independência à sua colónia, sob a forma de uma dívida que sugou os recursos do país. Um tremendo trabalho de jornalismo histórico do New York Times.

Kids Are Far, Far Behind in School: Não há aqui grande novidade, os confinamentos e ensino à distância traduziram-se por atrasos nas aprendizagens. Mas será que isso significa um descalabro? Depende, sim, se a visão de educação for como uma meticulosa construção onde a falta de um elemento faz desabar o resto. Mas se recordarmos a capacidade humana para aprender, talvez isto não seja assim tão catastrófico (embora, claro, não deixe de ser necessário um reforço no apoio a todos os alunos).

Germany Bumps Up Culture Spending By 7 Percent to $2.4 Billion, Citing Link Between Arts and Democracy: Uma escolha interessante, que mostra uma aposta na vitalidade da sociedade civil. Perante os desafios da desinformação, esta é uma boa resposta.

Já foste a uma exposição de NFT?: Confesso, estou curioso. Não pelo lado crypto, mas pela possibilidade de visitar exposições ligadas à arte digital.

Are You Still You If You’ve Gone Through A Transformational Experience?: É uma versão psicológica do barco de Teseu. Se as peças do navio dos argonautas foram substituídas ao longo da viagem, o navio continua a ser o mesmo? São paradoxos, não há resposta para eles, apenas um grande gozo intelectual em pensar em argumentos.

The story of Suzanna, the Modified Iraqi Falcon 50 Business Jet that almost Sank US Navy’s guided missile frigate USS Stark: Fiquei espantado só pela ideia de modificar um jato de passageiros para transportar mísseis anti-navio.

The archaeology of inequality: Analisar os níveis de desigualdade social, através de vestígios arqueológicos.

O CÃO DE MUGE: ESSA É A FACE DE UM CACHORRO DE 7.500 ANOS: Um fiel amigo do homem, que regressa ao nosso olhar graças ao trabalho de análise arqueológica que inclui reconstrução 3D. Um trabalho desenvolvido por cá, os vestígios deste cão pré-histórico vieram de Muge, que contou com a colaboração de Cícero Morais, um especialista brasileiro de recriação facial 3D que tem desenvolvido um trabalho extraordinário. 

How Are We Supposed To Talk About The Future?: Das bases do futurismo.

A Deconstructivist Guide To The Universe: Recordar os arquitetos cuja estética ainda hoje nos parece arrojada e inquietante.

On men, romance, and trick questions: Um divertidissimo texto sobre objetificação do feminino na estética do romance medieval.

War Will Never Be This Bulky Again: Uma das lições que os campos de batalha ucranianos estão a mostrar é que alguns dos mais complexos sistemas de armas jamais criados, de tanques a navios de combate, se estão a revelar frágeis e vulneráveis a novas armas mais leves, usadas com inteligência. Tanques, porta-aviões e aeronaves pesadas parecem estar a tornar-se tão obsoletas como bestas ou catapultas.