domingo, 12 de junho de 2022

URL

Esta semana, olha-se para música de videojogos retro, da monotonia nostálgica da cultura pop, e do desaparecimento de Neal Adams. Fala-se dos primórdios do CGI, da aposta europeia no Mastodon e técnicas de visualização de chips em 3D. Ainda se reflere sobre a obra de Almada Negreiros, inesperados efeitos secundários do aquecimento global, e dos abusos da História. Outras leituras vos aguardam, nos links da semana. 

Ficção Científica e Cultura Popular

1974 Dean Ellis cover art for Larry Niven’s A Hole in Space: Estética clássica.

4818) A solidão dos fantasmas: Um olhar para a ficção gótica de Karen Blixen, com uma visão curiosa sobre sexualidade e espiritualidade.

Various – Electronic Toys (A Retrospective Of 70’s Synthesizer Music) Video-Games Synth-Pop Music Album Compilation: Uma compilação de sonoridades inesperadas, vindas das estéticas dos jogos de computador clássicos.

La «paradoja de las predicciones del futuro», en la que el propio Arthur C. Clarke cayó al vaticinar su lista allá por 1964: Talvez o problema seja insistir em predizer o futuro, em vez de apenas extrapolar e antever tendências. Os oráculos raramente se cumprem.

Comic Book Industry Legend Neal Adams Died, Aged 80: Perdemos um dos grandes artistas dos comics do século XX, notável pela enorme elegância do seu traço.

BANG!31: A mais recente edição da semestral, e gratuita, revista portuguesa dedicada ao fantástico já se encontra nas livrarias FNAC de todo o país.

Quando os marcianos vieram, de Edmund Cooper: O Sci-Fi tropical recorda-nos um autor clássico, algo esquecido nos dias de hoje.

Co.Br.A. Operação Goa: Pela crítica do Pedro Cleto, suspeito que terei mesmo de colocar este livro na minha lista de leituras. Por ser banda desenhada portuguesa, que gosto de apoiar, mas também pelo tema, um lado algo esquecido da história portuguesa.

Did von Braun prophesize Elon Musk colonizing Mars?: A resposta é não, não profetizou. No entanto, é uma daquelas coincidências inesperadas que no romance do cientista, o líder marciano se chame Elon.  Na verdade, Project Mars: A Technical Tale é uma exploração das ideias de Von Braun nos domínios da exploração espacial, sob a forma de romance. Como obra literária, é atroz (vão por mim, que li o livro e sei o que sofri); em termos de ideário, idem, aspas, mas não se espera do criador das V2 e Saturno 5 elegância literária. Em termos de projeto, de especulação sobre a exploraçáo espacial, é um trabalho maravilhoso onde o homem que foi um dos pais da astronáutica a sonhar.

David Lynch’s Unfathomable Masterpiece: Um olhar para um dos filmes mais bizarros de Lynch (o que, dado o autor, é dizer muito), agora remasterizado e a regressar aos cinemas.

Star Trek's Iconic 1964 Pilot 'The Cage' Gets a Hologram Recreation: To boldly go where no hologram as gone, before.

Pop Culture Has Become an Oligopoly: Se são daqueles que sentem que a cultura pop está presa num ciclo de nostalgia e reciclagem de ideias antigos, não é uma sensação - é uma tendência. Olhar para a cultura pop de hoje é algo deprimente, surpreende-me ver tanta gente animada ocm os novos Star Trek, ou os inúmeros spinoffs de Star Wars (e é melhor nem falar na estranha moda dos filmes de super-heróis). Estamos a falar de filmes e séries que se sustentam em bases criativas com mais de meia década. Esta é uma tendência pervasiva em toda a cultura pop, instigada pelo lado económico. E que sufoca a possibilidade de novidades, de novas ideias que representem para os dias de hoje o que Star Wars e Star Trek representaram nos dias em que foram uma pedrada no charco criativo da cultura pop. É o que esta cultura de reciclagem corporativa nos retira, o espaço para pedradas no charco.

Tecnologia

Shusei Nagaoka: Utopias

Hiding a photo inside another photo: Uma curta, e bem explicada, explicação da tecnica de estenografia, que permite criptografar uma imagem dentro do código de outra imagem.

Qué fue de las PDA Palm, el eslabón perdido de los smartphones que brilló en los años 90: Fui utilizador entusiasta destes PDAs, uma das primeiras plataformas acessíveis de computação móvel, que nos finais dos anos 90 permitiam fazer o tipo de coisas que hoje se tornaram rotina nos smartphones.

Early CGI Was Horrifying: De facto, sob o ponto de vista estético, grande parte dos filmes experimentais gerados em 3D eram horríveis. Em parte, pelas limitações de uma técnica a ser, literalmente, inventada a cada filme, dentro do hardware pouco potente da época. Mas também por serem criados por investigadores e não animadores, o que explica algumas escolhas profundamente bizarras.

Los 159 mejores cursos gratis online de las diez mejores universidades del mundo en 2022: Muitos destes cursos, em MOOC de acesso gratuito, permitem aprender conceitos fundamentais de tecnologia.

The X-Ray Tech That Reveals Chip Designs: Para analisar o bom funcionamento dos chips, estes investigadores estão a desenvolver técnicas de raios X que permitem uma visão tridimensional do microscópico interior dos circuitos integrados.

"¿Has probado a reiniciar?": la solución mágica de los informáticos no es un mito y hay una explicación técnica: Afinal, o desliga e volta a ligar tem a sua razão de ser. Não resolve (obviamente) erros de hardware, mas ao limpar a memória, resolve os erros acumulados.

How To Find Out Where an Image Came From Using Online Tools: Um conjunto de ferramentas de pesquisa inversa de imagens, muito útil para perceber a origem de uma dada imagem. Especialmente em contextos de redes sociais, onde perfis falsos que se apropriam de imagens legítimas abundam.

Apple Releases Self Repair Kit: Não resisto à piada. iRepair? Se bem que este pivot da Apple no sentido da possibilidade de reparações independentes me parece prenda envenenada, reparar dispositivos com o nível de integração de um iPhone não está ao alcance de muitos.

So long, Wordle—Knotwords is my new daily word-game obsession: Confesso que ainda não me cansei do Wordle (na sua versão portuguesa), mas cometi o erro de investigar o Knotworlds. E fiquei logo agarrado.

Europe Starts Its Own Social Networks: Provavelmente não irão levar muito a sério esta iniciativa, mas é muito simbóloca e significativa. A Comissão Europeia decidiu apostar no mastodon, a rede social federativa, criando a sua própria instância. Faz todo o sentido, não basta legislar e arengar contra as redes sociais comerciais. Há que mostrar alternativas.

El archivo «security.txt» ya es oficialmente el RFC 9116; proporciona información sobre seguridad y vulnerabilidades en los sitios web: Uma proposta interessante, agora normativo, que torna legível a máquinas os dados públicos de segurança dos sites.

For Once, The Long Arm Of John Deere Presses The Right Button: O pulso rijo que as empresas que manufaturam alfaias agrícolas mecanizadas exercem sobre os seus veículos tem sido um enorme ponto de polémica. Especialmente no que toca ao direito a reparar, com as empresas a proibir intervenções externas ou a processar aqueles que, pensando que por terem adquirido as máquinas poderiam fazer delas o que quisessem, violavam os ditames empresariais. Mas, como até um relógio avariado está certo de vez quando, desta vez a capacidade de desabilitação remota do hardware veio a calhar, para castigar saqueadores russos que roubaram material agrícola à Ucrânia.

Scientists Say There’s an ‘Anti-Universe’ Running Backward in Time: Física. Não há volta a dar. Consegue ser mais estranha, na forma como analisa as possibilidades do real, que a ficção científica mais arrojada.

A visit to the human factory: As possibilidades e avanços tecnológicos que sustentam os robots humanóides.

Modernidade


Noriyoshi Ohrai: Recordar que o dia 4 de maio já passou.

Da Troika à República dos Airbnbs: Que modelo de desenvolvimento sustentável queremos para Portugal? Uma sucessão de modas económicas frágeis perante as conjunturas internacionais, enquanto os nossos profissionais bem treinados trabalham fora do país, ou um país com bases sólidas que permitam projetos a longo prazo?

JUSTLX, uma das maiores feiras de arte contemporânea, regressa a Lisboa em maio: Confesso que fiquei curioso, e com vontade de visitar, para conhecer obras e tendências.

Em Alcântara, esconde-se uma estação de comboios que nunca chegou a abrir: Mistérios, segredos ou acasos do urbanismo lisboeta. É curioso que a razão pela qual esta estação não utilizada existe é muito boa. Aquando da construção da linha de caminho de ferro, foi projetada e construída sabendo que, se mais tarde fosse necessária, seria mais simples abrir do que construir de raiz.

Advisor to Ukraine’s President Says Russia Is Preparing a ‘Zerg Rush’: Que, se olharem para a história russa, tem sido essencialmente o seu grande trunfo militar, o afogar o inimigo com multidões de carne para canhão. Funcionou na II Guerra...

‘Brexit ruined my business almost overnight’: UK dealer says his income has plummeted by 60% since Britain left the EU: No shit, sherlock? Parece que afinal, reerguer barreiras dificulta a vida à maioria das pessoas.

Boeing and Saab unveil first T-7A Red Hawk Advanced Trainer jet to be delivered to US Air Force: Diga-se que o novo avião de treino americano é uma aeronave muito elegante. 

Ver de verdade: a representação visual da Liberdade: Um ensaio sobre as iconografias da liberdade, a evolução das imagens e símbolos que associamos a estes ideais.

Putin Isn’t the Only Autocrat Misusing History: Como observa bem o artigo, o orwellianismo de quem controla o passado, controla o futuro, continua bem vivo. É um dos elementos que caracteriza os autoritarismos no palco global, como forma de legitimar regimes repressivos em narrativas de proteção da nação. Uma tática bem antiga, ainda muito usada.

‘Stop Spreading Fake News: The Ghost Of Kyiv Is A Legend’, Ukrainian Military Says: A lenda do ás ucraniano que nos primeiros dias de guerra abateu, sozinho, uma verdadeira frota de aviões russos é apenas isso, uma lenda. O tipo de mitos que surgem nos campos de batalha.

Como Compreendemos o que Lemos: Uma análise aos mecanismos que permitem ao cérebro fazer algo cuja complexidade nem nos apercebemos - descodificar os símbolos gráficos das letras, interpretar palavras e significados.

7 Puzzles That Perplexed People for Centuries: Quebra-cabeças intemporais.

Extreme Drought Will Turn Up Previously Submerged Dead Bodies in Nevada, Cops Say: Resultado: os próximos grandes defensores do ambientalismo serão os mafiosos, que isto do aquecimento global secar os rios onde despejam os corpos das suas vítimas, é algo incómodo. É daqueles pormenores que, se inventado, iria parecer um exagero.

US pushing Portugal to cede some M113 APCs to Ukraine: O apoio português à Ucrânia, pelos vistos, vai ser reforçado.

Painés polémicos de Almada e desenho de Pardal Monteiro: os tesouros de Lisboa fechados nas gares de Alcântara: Uma visita que nos dá um vislumbre dos painéis de Almada Negreiros na Gare Marítima de Alcântara, uma das preciosidades da arte moderna portuguesa, e encerrado num local praticamente inacessível ao público.