sábado, 4 de junho de 2022

URL

Esta semana, fala-se de livros no TikTok, cinematografia de Terry Gilliam, e um spoof genial ao grimdark dos filmes da DC. Olha-se para a programação na educaçáo, mísseis hipersónicos ou Turing como filósofo da inteligência artificial. Reflete-se sobre memórias do 25 de abril, arte digital generativa, e a deriva dos continentes. Algumas das muitas leituras recolhidas nos links da semana. 

Ficção Científica e Cultura Pop

1976 Dean Ellis cover art for The Starmen of Llyrdis: Urbanismos de futurismo exótico.

Colecção Clássica Marvel: Até está a valer a pena pegar nos livros desta coleção, que reedita com enorme respeito pelos originais as histórias clássicas dos personagens icónicos da editora.

'Morbius' ha sido un fracaso. El pato lo van a pagar las películas de vampiros, no las de superhéroes: Confesso que vi o filme. E, contras as expetativas, gostei. Jared Leto consegue não ser totalmente insuportável (e o facto de não se ir com a cara do ator até ajuda no retrato de um anti-herói), Matt Smith libertou o lado histriónico que lhe era tão carinhoso em Doctor Who numa atuação assumidamente over the top. Mas, a maior surpresa é que apesar de algumas atualizações, a história está fiel aos comics originais. Confesso, isso eu não esperava, as adaptações de comics ao cinema costumam deixar os personagens originais irreconhecíveis (pior exemplo recente: Shang Chi, que passou de gritty clonde musculado de Bruce Lee a um nerd anafado).

BookTok Is Driving A Rise In Book Purchasing At Stores And Shops Across The World: Confesso que aprecio, e já lá encontrei boas leituras. Porque o livro é essencialmente isto. Também é um negócio, mas um para o qual a melhor promoção não é a sugestão algorítmica ou o marketing puro, mas o simples passa a palavra entre comunidades de leitores.

4816) Os delírios barrocos de Terry Gilliam: Uma interessante observação - Gilliam é um daqueles cineastas em que o que realmente interessa nos seus filmes são as peripécias e percursos, e não a história em si. Ou seja, é a viagem, e não o destino.

THE BATMAN, but with Goofy Batman: Um excelente antídoto à entediante estétia grimdark dos filmes da DC - o mais recente Batman, retocado com o estilo kitsch da lendária série televisiva dos anos 60.

Las ciudades del futuro vistas desde el pasado: Um recordar, sempre interessante para quem aprecia o retrofuturismo, das visões do que seria o urbanismo futuro.

Martin Scorsese’s Film Foundation Launches Free Virtual Screening Room for Restorations: Dedo no ar quem, como eu, tem acesso a canais de cinema por cabo, mas não perde tempo a vê-los, porque o cinema verdadeiramente interessante, clássico e não só, raramente quebra a dieta de entediantes sucessos ou pastelões comerciais?

CoBrA: Operação Goa: Confesso que um livro de criadores de BD portugueses que olha para os dias do fim do império em Goa me parece deveras curioso.

Honest Trailer for epic failure "Moonfall": Vá, este filme não é verdadeiramente mau. É completamente absurdo, e excelente para umas boas gargalhadas. É completamente over the top ao longo de toda a metragem, e é daqueles raros filmes que assume ser um filme parvo. Ou seja, até vale a pena ver, mas deixem de lado pretensões a ver uma obra equilibrada de ficção científica, que este filme nisso é uma sucessão de descarrilamentos de progressiva absurdidade.

Loads of New Ideas: Boa oportunidade de mergulhar no retrato de uma era, a das revistas de ficção científica dos anos 90.

4817) Quatro voltas por cima: Deliciosas histórias microcurtas do fantástico brasileiro.

3ª edição do Barreiro IlustraBD: Um mês de exposições e eventos dedicados à Banda Desenhada, no Barreiro.

Tecnologia

Lawrence Of Arabia: Desert Fighter and Woman Hater: Há que apreciar o sexismo, misoginia, sexualização do exótico e laivos de superioridade branca nestas capas pulp.

Art and Computation: Analisar e descobrir a arte computacional.

European Union limits targeted advertising and content algorithms under new law: A UE está a enfrentar diretamente algumas das formas estruturais dos negócios digitais, focando-se naquelas que têm sido vistas como tendo consequências mais perniciosas. Conseguiremos criar na Europa um espaço digital aberto, seguro, livre do pior do rastreamento algorítmico, ou será esta legislação ignorada no espaço global?

Inventing Postscript, the Tech That Took the Pain out of Printing: Um olhar para a origem de uma linguagem de programação (eu pensava que era um protocolo, é por estas coisas que é bom não travar a curiosidade) que tornou as impressoras mais fiáveis na impressão de páginas com fontes e imagens e alta qualidade. 

A new vision of artificial intelligence for the people: Utilizar a Inteligência Artificial para preservar a cultura e língua de uma minoria indígena. Uma história que nos mostra que os algoritmos não têm de ser exclusivamente utilizados para recolha e tratamento de dados com valor financeiro.

The collected Art Bits from HyperCard: Para os fãs de retrocomputação, um arquivo de arte digital usado no clássico ambiente Hypercard.

El proceso de ensamblado de la estación espacial china en un vídeo: Um vislumbre raro sobre os projetos de construção da estação espacial chinesa.

Facebook Employees Say Mark Zuckerberg Is Weirdly Obsessed With the Metaverse: E suspeito que toda a obsessáo, todo o dinheiro que irá enterrar no metaverso, dará os mesmos frutos que as versões anteriores de realidade virtual e mundos virtuais deram - nunca passar de produtos de nicho.

AI’s first philosopher: Turing foi muito mais do que um daqueles cujo trabalho ajudou ao nascer da era digital, com o seu pioneirismo na computação. Também estudou a fundo os potenciais e problemas  do que se viria a tornar a inteligência artificial.

Y2K NOSTALGIA AT ITS FINEST: A LOVE LETTER TO KEYBOARD PHONES: Confesso que também sempre achei a forma dos telemóveis com teclado físico QWERTY sedutora, mas os poucos que tive revelaram-se pouco práticos, com teclas minúsculas que não se ajustavam aos dedos.

DIY Digital Archaeology: Methods for Visualizing Small Objects, Artifacts: Metodologias para afinar técnicas de fotogrametria.

CAD In Blender Is Here: Há alguma coisa que não se consiga fazer com o Blender, esse software que é ao mesmo tempo um pináculo do 3D e do software livre? Agora chega o CAD ao pacote de ferramentas.

"Programación debería ser en España una asignatura troncal como inglés o historia": Hadi Partovi, fundador de Code.org: Retiro duas coisas deste artigo - o óbvio atraso espanhol em introduzir programação no currículo escolar (se bem que, por cá, estes aspetos fazem formalmente parte do currículo mas a sua implementação é díspare); e o facto dos esforços estarem demasiado dependentes da Code.org, uma organização americana que, apesar da excelente diversidade de recursos que coloca à disposição de forma gratuita, tem uma abordagem algo redutora.

Here’s why we’re about to see an explosion of hyperreal artificial humans online: Resumindo, porque facilita imenso o trabalho nalgumas indústrias, onde ficará mais barato programar um bot do que contratar um ator.

World’s Richest Man Gets What He Wanted: O título do artigo diz tudo, porque é mesmo isto, alguém com os recursos para fazer o que lhe apetece. Suspeito que se o twitter já era um poço de virulência, irá piorar.

The latest version of color E Ink brings us closer to the perfect tablet: Estes ecrãs nunca terão o brilho e as capacidades dos LEDs e AMOLEDs, mas têm durabilidade, e consumos muito baixos de energia. Perfeitos para o seu nicho, o da leitura digital.

30,000 New Users Signed Up for Mastodon After Elon Musk Bought Twitter: Oh, bolas. O Mastodon até é um sítio agradável, pacífico, longe das curadorias algorítmicas das redes sociais comerciais.

Cultural Heritage: Broadening the Horizon Virtually: Duas notas. O poder das iconografias clássicas, cujo fascínio é ampliado pela lente da tecnologia, e a imersividade como experiência estética erudita e popular.

Returning the Gaze – Perpetual (male)surveillance: Um projeto intrigante, entre a tecnologia, a sociologia, e a escultura virtual.

Inworld shows off impressive AI-powered character generation and interaction: Tornando os NPCs inteligentes.

The Internet is Made of Demons: Os demónios da internet, são os demónios de sempre das sociedades. Conformismo, excesso de atenção sobre quem mais ruído causa, câmaras de eco, modas fugazes e seguidores acríticos.

How hypersonic missiles work and the unique threats they pose – an aerospace engineer explains: Uma análise às tecnologias que sustentam os mísseis hipersónicos, e os problemas diplomáticos causados por armas demasiado rápidas para os processos de decisão internacionais.

Modernidade

Art History Memes To Pontificate Upon And Guffaw At Heartily: Ah, memes da arte antiga.

If we can farm metal from plants, what else can we learn from life on Earth? | James Bridle: Um olhar para o estudo dos padrões naturais, da forma como animais e plantas reagem, por vezes de formas e em áreas muito inesperadas.

Why the Russian People Go Along With Putin’s War: Serão os russos, os cidadãos, cúmplices da tirania e da guerra? A resposta é complexa. Num país sem media independente, onde a informação veículada pelo estado é a que entra na casa da esmagadora maioria das pessoas, à partida estes processos de decisão estão condicionados. Junte-se a isso o ser um regime opressivo, que criminaliza a dissidência, e muitos que noutros contextos políticos, manifestariam abertamente a sua discordância, sentem-se obrigados a erguer uma máscara pública de apoio ao regime, por temerem as consequências de dizer o que realmente pensam.

La semana laboral de cuatro días sigue ganando adeptos en Europa. En Lituania, eso sí, sólo para funcionarios: Suspeito que quando por cá, esta discussão ganhar espaço, se irão suceder os discursos de catástrofe económica e queda a pique da produtividade. Se até para aumentar uns míseros punhados de euros no salário mínimo já levanta um coro de catástrofe para as empresas, imaginem com a redução da semana de trabalho para quatro dias.

Pluralistic: 22 Apr 2022: Uma belíssima análise sobre o real poder que as redes sociais têm de nos mudar as percepções e influenciar as nossas ideias - muito menos do que apregoam. O que não significa que os extremismos ideológicos, as bolhas de informação, e a sensação de estupidificação dos discursos mediáticos náo sejam um problema grave. Mas talvez as redes sociais estejam a por a nu algo que sempre esteve presente nos comportamentos humanos.

WHY THE PAST 10 YEARS OF AMERICAN LIFE HAVE BEEN UNIQUELY STUPID: Um olhar para a realidade americana, do extremar de discursos e auto-censura daqueles que se sentem desconfortáveis perante as perseguições em redes sociais, mas que também representa tendências que se encontram na europa.

Macron Won. And So Did the Far Right: Se se pensar que podemos respirar de alívio com o resultado das recentes eleições francesas, nem por isso. Note-se que a extrema direita continua a subir. E que mesmo que mantenha o padrão de derrotas eleitorais, não precisa realmente disso para triunfar, porque já está a condicionar o discurso político.

Grandes Alfacinhas: a Celeste dos Cravos: Uma história que nos mostra qual a origem dos cravos, esse elemento tão simbólico do 25 de Abril.

In Inadvertently Cyberpunk News, Florida Is Dissolving Disney’s Private Government: Fiquemo-nos por nem sequer sabia que a Disneyworld funcionava com um governo à parte. Lendo o artigo, faz todo o sentido, aboli-lo é absurdo, e não, não é um microestado independente, apenas um território gerido por uma empresa como  uma municipalidade.

The Experimental Laboratory of Artist-Inventor Carl Cheng: Usar a arte para refletir sobre a forma como as tecnologias nos transformam.

Bienal de Cerveira expõe obras criadas com computadores e algoritmos: Lentamente, o panorama artístico português abre-se mais à arte digital. A venerável Bienal de Cerveira arrisca nesta edição trazer aos visitantes obras longe dos meios tradicionais.

Meet Vera Molnár, the 98-Year-Old Generative Art Pioneer Who Is Enjoying New Relevance at the Venice Biennale: Um reconhecimento justo, para uma artista pioneira da arte algorítmica.

‘That’s it? It’s over? I was 30. What a brutal business’: pop stars on life after the spotlight moves on: E, depois do sucesso fulgurante, o que é que acontece? Para alguns, o alívio. Para a maioria, os dramas da adaptação a uma vida mais banal, longe da ribalta, longe da fama e reconhecimento.

Top 10 Criminally Overlooked Aircraft at RAF Museum London: Alguns ícones da história da aviação.

See What Your Neighborhood Looked Like Millions of Years Ago: Uma ferramenta fascinante, que nos mostra por onde é que a nossa localização geográfica andou durante as eras geológicas da deriva dos continentes.

A Museum in Bangalore Has Launched a Free Online Encyclopedia Covering 10,000 Years of Indian Art History: Esquecemos que a história da arte não se resume à Europa. É interessante descobrir este recurso, que nos orienta pela longa história da arte indiana.

The shipwrecks rewriting history: Uma das maiores batalhas navais da antiguidade no mediterrâneo, redescoberta através dos vestígios submersos dos navios.

“Se há impacto que esta guerra vai ter, será em duas áreas: energia e defesa”: É um pouco observar o óbvio, mas a verdade é que esta guerra colocou a nu duas das grandes fragilidades europeias - a falta de coerência nas políticas de defesa, e a excessiva dependência energética do exterior.