domingo, 10 de abril de 2022

URL

Esta semana, destacam-se livros de não ficção recentes, a brilhante nova versão de Vampirella por Christopher Priest, e a química do aroma a livros. Olha-se para o formato de vídeo Betamax, robótica anti-antropomórfica, e fusão nuclear como forma de alimentar naves espaciais. Fala-se dos paradoxos do modelo Montessori, das cidades vistas pelo olhar dos artistas, e de perspetivas sobre a guerra. Outras leituras vos aguardam, nas Capturas da semana.

Ficção Científica e Cultura Pop



Giangi Daverio: Com aquele lado pop kitsch que os italianos conseguem fazer tão bem.

5 SFF Books Featuring Protective Siblings: Sugestões de leitura que cruzam relações fraternais com fantasia e ficção científica.

Top 10 Sci-Fi Films of the 1910s: Dez filmes muito significativos de ficção científica, vindos da primeira década do século XX. E, pela descrição, o filme Verdens undergang parece-me ter servido de inspiração ao filme Melancholia de Lars Von Trier.

Notable Nonfiction of Early 2022: Recomendações de livros acabados de sair do prelo. Uma lista que dá enorme vontade de ir descobrir. Hey, "no prelo", esta expressão ainda se aplica na era digital?

The Comics Publisher "Not In The Cullen Bunn Business Anymore": Devo confessar que estou curioso com o editor que está a recusar o trabalho daquele que se tem mostrado um dos mais prolíficos e interessantes argumentistas de comics, mainstream e não só.

A Confirmed Hallucination: HELGOLAND, Carlo Rovelli: Uma recomendação de Warren Ellis, que parte da física quântica e talvez nos leve a sonhos mais profundos.

Christopher Priest To Launch Vampirella: Phase Three Epic: Vampirella é um daqueles personagens algo estafados, mero veículo para comics que disfarçam o erotismo sob a capa do terror. Ou pelo menos era, até Priest ter tomado conta da personagem, atualizando-a, assumindo alguns aspetos, ou criando novas vertentes. É impossível náo sorrir com o personagem do psicólogo de Vampirella, um ranzinza que a ouve e lhe diz que sofre de ilusões, e se recusa a acreditar no vampirismo, mesmo quando as aventuras em que se mete lhe demonstram o contrário.

'The Batman' se adentra en territorio desconocido para el cine de superhéroes: la mezcla con el policiaco: Se bem que o policial procedimental é um dos melhores terrenos narrativos de Batman. As suas melhores histórias são puro policial negro, em que quase esquecemos o lado das capas e fatos justos ao corpo.

Brian Bendis & André Lima Araújo's Graphic Novel Series Phenomena: É excelente ver o traço deste ilustrador português a ganhar um muito merecido destaque no panorama internacional dos comics.

The Best Shirley Jackson Books, recommended by Joan Passey: Descobrir a influente autora de literatura de terror, através de cinco dos seus livros mais marcantes.

The Death of Philip K. Dick Brought to Life: Recordar as idiosincrasias de um dos autores marcantes da Ficção Científica, cuja postura perante a vida foi mais estranha que as suas ficções.

Apple’s working on a new Metropolis series from Sam Esmail: Confesso, ler isto deixa-me algo preocupado. O brilhante clássico de Lang, remisturado de acordo com o gosto pop das séries televisivas? Não sei se é assim tão boa notícia, pensa o meu lado mais snob.

“Sangue Novo” (“New Blood”): A New Wave of Horror Writers: Uma nova antologia de ficção fantástica portuguesa, focada apenas na literatura de terror.

The best books of 2021, chosen by our guest authors: Mais balanços literários do ano passado? E porque não? São sempre uma excelente fonte para descobrir novas leituras.

What Causes the Smell of New & Old Books?: A química por detrás daquele aroma que os bibliófilos tanto adoram.

Tecnologia


Pepe Moreno, 1980: Espaço, anos 80.

The Rise And Fall Of Betamax: Um pouco de nostalgia por dead media. Recordam-se da guerra tecnológica entre a superioridade do betamax versus a acessibilidade do VHS nos vídeos? E, por vídeos, recordo que estou a falar daqueles gravadores-reprodutores de cassetes, cujo interface era notoriamente difícil de dar a volta.

Auge y caída del Burán, el transbordador soviético que fue al espacio una vez y no volvió jamás: Recordar o vaivém espacial soviético, por muitos visto como uma cópia dos vaivéns americanos, mas na verdade uma aeronave espacial diferente dos Space Shuttle, mais avançada nalguns aspetos. Já o ser tão parecido com os Shuttle, isso depende da forma otimizada para voo orbital e regresso à atmosfera, algo estudado com as aeronaves lifting body que definiram o tipo de fuselagem mais apropriado.

NASA’s New Shortcut to Fusion Power: A promessa da energia nuclear de fusão, em estudo ativo pela NASA como forma de gerar energia para naves espaciais, sem os perigos relacionados com os reatores de fissão.

España pide a los funcionarios que cambien sus contraseñas y desconecten equipos para prevenir ciberataques ante la crisis de Ucrania: Faz sentido, tendo em conta que o agudizar da crise se vai traduzir certamente em formas de guerra assimétrica. Boa altura para rever e reforçar políticas de segurança.

Hitting the Books: The case against tomorrow's robots looking like people: Procuramos antropomorfizar os robots, na crença que com isso, se tornem melhores assistentes das nossas atividades. Mas, e se a forma mais eficaz de usar robótica como extensão das capacidades humanas não seja a antropomórfica?

Apple quer revolucionar o PC e patenteou um teclado com tudo o que vai precisar: Algo me diz que a fundação Raspberry está a pensar em como é que a Apple quer criar algo... que já é comum com os mais recentes raspberry pi?

The Russian invasion of Ukraine will have myriad impacts on spaceflight: Os impactos da guerra fazem-se sentir em todas as áreas. No espaço, os projetos de cooperação entre a Rússia e a Europa ou América estão suspensos. Foguetões europeus e americanos que usam tecnologia russa ou ucraniana estão também a ser afetados. Mais uma consequência desta grave crise.

Hopkins robot is first to perform laparoscopic surgery without assistance from humans: Uma daquelas notícias discretas, mas fantásticas. O robot STAR (Smart Tissue Autonomous Robot) conseguiu realizar com sucesso operações laparoscópicas.

Archivists Make Sure the Internet Doesn’t Forget Russia’s War on Ukraine: Na corrente crise, até o Internet Archive se mobilizou. Com um duplo objetivo, preservar os sites ucranianos, e arquivar a informação sobre o que se passa no terreno que circula nas redes sociais.

TikTok faces investigation into its impact on young people’s mental health: As atenções focam-se nesta rede social, que está a conquistar os públicos mais jovens. E com razão, a aplicação é notória pelo seu uso de dark patterns e targeting algorítmico, para manter a atenção dos utilizadores durante o máximo de tempo possível.

How one Ukrainian startup went from face swaps to information drops in a time of war: Na guerra, tudo é arma, até os vídeos deepfake de entretenimento gerados pela Reface, que se tornaram uma forma de comunicar para a Rússia do exterior. 

I Am Still Not Convinced That We Need Androids: Procuramos desenvolver robots de interação humanizada, mas qual será a lógica disto, ou a necessidade? 

TikTok expande vídeos para 10 minutos: Uma decisão curiosa, a expandir a rede para o território mais clássico do vídeo online. Mas, o que torna o TikTok interessante é precisamente a sua limitação temporal, obriga a uma enorme criatividade nos vídeos que mostra.

A wartime plea to Western satellite companies: “We need this data, please”: Do papel que a captação de imagens de satélite por empresas privadas pode ter, numa crise de guerra.

The Essential Vannevar Bush: Recordar o pensamento de uma das mentes mais influentes no traçar do que se viria a tornar a cultura digital.

Machines Against the Rage: Creio que é o mais recente pânico moral, os efeitos nocivos dos telemóveis e redes sociais sobre a atenção (não é um pânico novo, mas sente-se no ar aquele crescendo de visibilidade que significa que vai ser alvo do habitual tratamento preocupado). Mas, o problema estará nos nossos dispositivos (também está, com os dark patterns e enviesamento algorítmico), ou com o tédio por detrás da esmagadora maioria do espaços laborais?

The First TikTok War: Esta rede dedicada a vídeos tem sido um dos principais pontos vernaculares de vídeos. Com um pouco de tudo, da óbvia propaganda aos parasitas que se apropriam do momento para fazer dinheiro fácil. Mas, também, a vídeos que documentam o dia a dia dos que estão presos nesta guerra.

Modernidade


Is There a Threat of Nuclear War with Russia? Experts Weigh In: Talvez a mais preocupante declaração vinda da crise gerada pela invasão da Ucrânia pela Rússia. Até que ponto será possível chegar-se ao uso de armas nucleares nesta crise?

How the Crisis in Ukraine May End: Quais são os cenários possíveis para o fim da crise na Ucrânia? Esperemos que não a escalada nuclear. Os analistas entrevistados apontam para olhar com atenção para a Polónia como possível foco de extensão do conflito.

Who is Vladimir Putin’s Revisionist History For?: Uma análise do revisionismo sem bases histórias (e algo demente) que sustenta o ideário da liderança russa.

Can Putin Recover From This?: Uma análise ao real potencial das sanções económicas, especialmente das que envolvem o uso de bancos centrais como arma.

Final Hours In Pompeii, Animated: Cataclismos do passado. Uma nova animação 3D mostra-nos como poderão ter sido os últimos momentos da cidade romana, de acordo com as mais recentes descobertas arqueológicas.

Gibraltar enviaba a España más de 30.000 toneladas de basura al año. Entonces, llegó el Brexit: Um problema evitável (todo o assunto Brexit era evitável), que nos mostra que no mundo de hoje, as fronteiras são ultrapassadas pela interdependência entre comunidades.

Putin Accidentally Revitalized the West’s Liberal Order: A decadência do liberalismo ocidental tem sido uma das pedras de toque da análise das tendências do século XXI, com a perceção de uma América decadente e de uma Europa fraca a perder terreno face ao crescendo dos autoritarismos no palco global, com maior destaque para o caso chinês, mas a alastrar um pouco por todo mundo. A guerra criminosa de Putin teve esse condão: acordou-nos, obrigou os europeus a mexerem-se, e recordou que os Estados Unidos não estão enfraquecidos. De certa forma, já não era sem tempo que o liberalismo ocidental se voltasse a afirmar como força de progressismo. Porque as alternativas, como demonstram a Rússia, a China ou outros países eufemisticamente denominados "iliberais" demonstram, não são de liberdade e progresso.

The UN’s climate report highlights the dangers of natural solutions: Parece contraintuitivo, perceber que a reflorestação pode ser prejudicial para o ambiente, mas faz sentido. Note-se que não se trata de um relatório anti-reflorestação, apenas nos mostra que os benefícios desta forma de combater o aquecimento global se perdem, se não se analisar e estudar bem o que se está a fazer.

How Artists Saw New York City Throughout the 20th Century: A cidade, e o espaço urbano, como elemento inspirador para a criação artística.

A Sicker, Poorer, and Less Abundant World: O futuro num mundo alterado pelo aquecimento global não é luminoso. Já não vamos a tempo de o travar, mas pelo menos, podemos mitigar os efeitos, dando passos em direção a economias mais sustentáveis.

The propaganda war has eclipsed cyberwar in Ukraine: É um dos pormenores interessantes da guerra na Ucrânia, a forma como os ucranianos debaixo de fogo estão a saber usar muito bem os fluxos de informação a seu favor, esvaziando a supostamente temível propaganda dos trolls russos.

The Miseducation of Maria Montessori: Paradoxos. Um tipo de ensino aberto, livre e promotor de autonomia, criado para beneficiar as crianças mais desprotegidas, é hoje usado por escolas de elite. Entretanto, os sistemas públicos (e privados) reforçam cada vez mais o formalismo, o foco excessivo no exame, e a mecanização da aprendizagem.