domingo, 3 de abril de 2022

URL

Esta semana, destacamos o projeto Uluru, a cinematografia de Dario Argento e as edições de banda desenhada francesa em português. Olha-se para a história da Inteligência Artificial, o sucesso dos EVTOL, e o papel do TikTok na guerra ucraniana. Este conflito domina as leituras sobre os tempos contemporâneos, mas ainda se reflete sobre arte conservadora e as ruínas de Pompeia. Outras leituras vos aguardam, nas Capturas da semana. 

Ficção Científica e Cultura Pop

David B. Mattingly: Pura space opera.

Marco criou uma banda desenhada apocalíptica que quer chegar a todo o lado (e até ser um filme): A banda desenhada Uluru, correntemente a ser publicada em webcomic, a atrair as atenções. Já comecei a ler, intrigou-me, mas estou a esperar pela edição em papel.

10 Essential Films by Italian Horror Master Dario Argento: Descobrir a filmografia do grande mestre do terror italiano. Começar com Suspiria, a sua obra prima, esse filme intenso e deslumbrante.

Have You Heard Of “Sensitivity” Readers? Oh My: Quando a vontade de ser progressista não é acompanhado de bom senso, acontecem destas - editores que se dedicam a normalizar textos, para garantir que não há termos que possam ser considerados ofensivos por nenhum quadrante da sociedade. É o tipo de progressismo bem intencionado que tem como principal efeito dar argumentos de fim de liberdade de expressão aos anti-progressistas (ou seja, um tiro no pé).

This 5-Hour Love Letter to '80s Sci-Fi Celebrates All Your Favorite Movies: Algo a marcar na agenda, para ver, e no processo rever a iconografia do cinema fantástico dos anos 80.

Curso de Banda Desenhada – O desenho e a narrativa como um só: Aprender, com a partilha de excelentes criadores portugueses de BD.

A Look Ahead: Má literatura, boa ficção científica. Um olhar para um conto clássico de Gernsback, mais famoso pelo seu lado preditivo do que pela real qualidade.

PLANO EDITORIAL: A SEITA & ARTE DE AUTOR: Reforçando o excelente momento editorial que vivemos, no campo da banda desenhada, a Seita revela as obras francófonas que irá editar, em conjunto com a Arte de Autor. Bem, parece que terei de arranjar mais estantes para a biblioteca. 

Prémios Bandas Desenhadas 2021: Todas as Nomeações: O Bandas Desenhada divulgou a sua lista de prémios para 2021, com algumas escolhas muito interessantes.  Pessoalmente, espero que as obras Viagem, Umbra, Apocryophus e O Coração na Boca recebam distinções. Saber-se-á no festival de BD de Beja.

Cómo una novela romántica medieval oculta en el gorro de un obispo nos está ayudando a reconstruir las bibliotecas destruidas de la antigüedad: Páginas de livros usadas para forrar uma mitra. Há histórias da arqueologia, e da História, que se inventadas ninguém levaria a sério.

Add Victorian Science And Victorian Bigotry, And You Get Dracula: Não é uma perspetiva nova. Talvez o que se salienta nesta visão sobre  clássico de Stoker, é o sentir que o ensaísta está a ler Drácula sob a perspetiva da nossa experiência pandémica.

Tecnologia


Así se ha convertido Portugal en el paraíso de las criptomonedas: baja fiscalidad y un debate abierto: Convém observar (e o artigo faz isso), que a questão da não tributação por cá das criptomoedas não é completa, isso não se aplica a empresas ou a quem vive do trading. e, também, nada garante que estes meios não venham a ser tributados.

AI-generated faces have crossed the uncanny valley and are now more trustworthy than real ones: Não há aqui grande surpresa, tem a ver com a capacidade de gerar imagens realistas, que enganam o olhar mais treinado.

Satellite Imagery for Everyone: Algo que parecia inatingível há poucos anos, agora a tornar-se acessível. A proliferação de satélites privados de observação permite, a quem necessitar, aceder a imagens de alta resolução da superfície terrestre. Quase em tempo real, o que torna esta tecnologia num importante utensílio económico. 

What the history of AI tells us about its future: O tipo de inteligência artificial que derrotou o grande mestre do xadrez é, na verdade, um tipo de algoritmo limitado, baseado em regras (até porque o mundo regrado deste jogo não traduz a complexidade do real). Se as redes neuronais, com a sua capacidade de adaptação a sistemas de lógica difusa, se tornaram a base da inteligência artificial, alguns investigadores começam a olhar com nova atenção para as tecnologias baseadas em regras. O objetivo é o de combinar esta técnica clássica com as redes neuronais, utilizando regras restritas como forma de resolver os problemas de enviesamento que as aplicações de redes neuronais revelam. 

Gallery of Apple Macs that could have been: Para quem aprecia design, história da computação, e projectos que não saíram da fase de concepção, mas nos deixam a sonhar com a possibilidades que levantavam.

What's the Most Dangerous Emerging Technology?: Menos respostas do que se esperaria a uma pergunta destas. Claro que o lugar comum perigos da Inteligência Artificial é referido. Mas talvez a observação mais interessante tem a ver com o crescimento de tecnologias de vigilância nos locais de trabalho, pela forma como condicionam e vigiam os trabalhadores.

The US Copyright Office says an AI can’t copyright its art: Daquelas polémicas que parece mais manufaturada do que real, com um criador que pretende que as imagens criadas pelo algoritmo que usa sejam consideradas propriedade do algoritmo. Os meios legais consideram, com razão, que havendo intervenção humana, por mínima que seja, não há justificação para atribuição ao algoritmo. Faz sentido, recorda-nos que embora possam desempenhar inesperados e fascinantes papeis assistivos, estes algoritmos são desenvolvidos e funcionam de acordo com conceção humana.

EVTOL Companies Are Worth Billions—Who Are the Key Players?: Confesso que é algo inesperado, ver a valorização das empresas que desenvolvem drones de transporte. São aparelhos de nicho, mas há algo neles que desperta o interesse. Talvez pela promessa futurista de transporte aéreo individual, uma atualização da iconografia do carro voador?

The Internet Is Debunking Russian War Propaganda in Real Time: Diga-se que ao fim de tantos anos a lidar com hackers e trolls russos, as comunidades online já lhes conhecem os truques.

Yann LeCun: AI Doesn​’t Need Our Supervision: Em defesa de modelos de treino não-supervisionado no desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial.

How USB Came to Be: Recordam-se dos tempos pré-USB, em que cada dispositivo tinha o seu cabo próprio, demasiadas vezes de compatibilidade duvidosa? A facilidade com que a norma USB permitia a ligação de dispositivos, talvez seja uma das razões da explosão da tecnologia digital.

From Home Brew to Hasbro: Se os robots que se equilibram em duas rodas, hoje, tornaram-se um brinquedo ubíquo, foi preciso desenvolvê-los. O percurso intenso de aprendizagem dos seus criadores, explorado neste artigo.

As Russia Invades Ukraine, TikTokers Are Documenting the War: No dia seguinte ao rebentar da criminosa invasão russa, tive necessidade de falar disto aos meus alunos, crianças de 10 anos para quem esta rede social é um dos seus principais meios de consumo mediático (sim, o RGPD estipula que só aos catorze anos é que as crianças podem ter acesso a redes sociais digitais, mas esse é provavelmente o artigo mais violado da lei de proteção de dados). Perguntei-lhes se os seus feeds no TikTok se tinham tornado, de um dia para o outro, um fluxo constante de imagens de guerra. E, para enorme surpresa minha (ou nem por isso), todos me disseram que sim. Aparentemente, o TikTok não filtra conteúdos por faixa etária, mesmo quando o algoritmo indica que o utilizador é muito jovem. Significa que as crianças estão expostas à violência das imagens, e à intensa campanha de desinformação onde o TikTok é mais um campo de batalha. No entanto, há que sublinhar o papel desta rede como forma dos que estão neste momento debaixo de fogo mostrarem ao mundo o que se passa. O conflito ucraniano está a ser meticulosamente documentado via TikTok. Algo que vale para ambas as partes, também já apanhei vídeos de tropas invasoras com ar de assassinos confiantes prontos a esmagar os ucranianos (lamento, é a forma mais simpática que tenho de os descrever), ou videos totalmente absurdos de clara propaganda política.

Modernidade


Vincent Di Fate: Porque ainda podemos sonhar com as estrelas.

Nota: Este não é um serviço de jornalismo. Há um desfasamento temporal entre a leitura dos artigos e escrita destas notas, e a sua publicação (cerca de uma semana e meia). Por vezes, a realidade torna-se muito rápida, como se nota no conflito ucraniano. Estas linhas estão a ser escritas dois dias depois da invasão; quando forem publicadas no Bit2Geek, a situação no terreno já terá mudado. Para melhor, no sentido da paz, esperamos.

As origens estratégicas do novo fascismo: Um olhar atento para as raízes do odiento ideário que sustenta os movimentos populistas de extrema direita, que em toda a Europa têm ganho tracção. 

Unbelievably Sleek Fighter Cold War Combat Aircraft: Bud Nelson’s Light Fighter Concepts: Um design proposto, mas que não se sobrepôs aos que se vieram a tornar os F-68 e F-18. Há um certo ar futurista naqueles estabilizadores laterais, pensados para uma aeronave que poderia ser lançada do interior de aviões de suporte. Um conceito com o seu quê de Sci-Fi.

The Re-Re-Rise Of Pompeii: As recentes escavações têm-nos mostrado maravilhas, o recente livro de Massimo Ossanna mostra bem a extensão das descobertas. Graças à milenar tragédia, chegaram até nós vestígios de preciosidade incalculável sobre a vida na antiga Roma.

Ukrainian Crisis: NATO Order Of Battle: Uma listagem do posicionamento europeu de forças destacadas no âmbito da vigilância do espaço aéreo.

Until a Hundred Generations of People Have Departed: Uma experiência interessante. Traduziram para inglês antigo os avisos concebidos para instalações de resíduos nucleares, frases pensadas para um futuro distante em que poderá não haver sequer memória dos riscos do lixo atómico. E, em seguida, traduziram o texto resultante para inglês actual. O resultado? Uma espécie de parábola poética de invocação de medos e horrores tenebrosos, como se no futuro as vozes da ciência do passado se transformassem em agoiros de terror.

What Is the Art Renewal Center Really About?: Já nem me lembrava do ARC, uma organização dedicada ao combate de todo o tipo de modernismo, para quem a pintura só deveria seguir o modelo formalista do século XIX. Uma postura assumidamente anti-moderna, um pouco pateta, que idealiza o realismo e a mera mestria técnica. Apesar deste reducionismo, vale a pena prestar atenção à ARC, nem que seja para nos recordar que o mundo da arte é vasto, e não se resume às correntes da moda.

Is Taiwan Next?: Quais serão as consequências da invasão russa da Ucrânia, em termos de geopolítica global? Sem entrar em tentativas de oráculo, há uma tendência - o progressivo alastrar do autoritarismor e a perda de terreno do ideário democrático liberal, erodido pela cada vez mais assumida postura agressiva dos estados totalitários, uma gama que vai da China à Turquia, combinado com o crescendo dos movimentos de extrema direita no seio das democracias ocidentais.

Dogs Grieve When Other Dogs Die, Study Suggests: Um daqueles estudos que não surpreende quem tenha cães. Nós sabemos o quão empáticos estes animais são, não só com as pessoas de maior proximidade, mas até visitas distantes.

Brave Ukrainians tell Russian warship what to go do: Uma história arrepiante, se bem que vejo aqui sacrifício inútil, para além da coragem. A disparidade entre um navio de guerra e uma guarnição levemente armada é abissal, e esta atitude foi nitidamente suicida. Mas isto mostra bem a enorme determinação dos ucranianos em deter a invasão russa, ou pelo menos vender muito cara a sua vida.

Afghanistan’s libraries go into blackout: ‘It is painful to see the distance between people and books grow’: Sob o regime talibã, nada de cultural floresce. As bibliotecas estão fechadas, os editores e livrarias decaem na falência.

The ‘Ghost of Kyiv’, The Missing Mega-Plane, A Rogue Air India flight and a Samurai: Welcome to the Fog of War: O fantasma de Kiev é a primeira lenda urbana a sair da guerra ucraniana. Reza a lenda que um desconhecido piloto ucraniano abateu num só dia seis aviões russos no seu Mig-29, e continua a devastar a força aérea invasora, defendendo os céus da sua pátria. É claramente uma lenda, sem qualquer base de realidade, mas mostra o quanto nos momentos negros, este tipo de histórias aquece a alma. Recordem que outros conflitos trouxeram consigo este tipo de lendas. A I guerra mundial está cheia deste tipo de histórias, a começar no anjo de Mons.