quinta-feira, 28 de abril de 2022

Dylan Dog: La Morte in Palio; Old Boy #11.


Rita Porretto, Silvia Merricone, Armitano (2022). Dylan Dog #426: La Morte in Palio. Milão: Sergio Bonelli Editore.

E se a história parece familiar... esta aventura do novo Old Boy soa muito similar à clássica Partita con la Morte. Mas desta vez não é Dylan a jogar, mas sim uma personagem que, em coma, joga xadrez com a Morte como forma de se vingar daqueles que lhe fizeram mal. A ironia é que a personagem que joga é em si uma personagem imaginária, inexistente, alter ego de uma jovem que se sente maltratada pela vida e engendra o seu suicídio. Algo que Dylan só compreenderá no final da história, ao interromper a partida de xadrez com a Morte, uma personagem muito singular no universo de Dylan Dog. 

Rita Porretto, et al (2022). Dylan Dog Old Boy #11. Milão: Sergio Bonelli Editore.

Le Pareti del Cervello: Dylan vê-se mergulhado nas memórias delirantes de uma jovem, traumatizada pela vida familiar. O seu pai era um psiquiatra que internou a própria esposa, mulher que enlouquece no asilo e tenta assassinar a sua filha. A história é um labirinto de pesadelos e assombrações, passado num manicómio imaginário povoado pelos pacientes já falecidos do psiquiatra. História ilustrada num assombroso estilo gótico.

Il Mostro Dentro: Uma história tocante, sobre um ator que tem visões de monstros enquanto, em simultâneo, ocorrem mortes violentas. Todos os que morrem são homossexuais ou transsexuais, e a relação de longa data do ator com um pintor poderá ser a faísca destes acontecimentos. Mas a história segue por outros caminhos, recordando-nos dos tempos no final do século XX (é uma aventura passada no passado), em que a aceitação da diversidade de identidade de género era inexistente. Os assassinatos acabam por se mostrar ser aleatórios, embora provocados por homofobia, e a verdadeira história é a do ator, que acabará por assumir a sua sexualidade perante o mundo.