domingo, 5 de dezembro de 2021

// comentários

Fechei a caixa de comentários por aqui. Não por querer silenciar alguém, até vou ter saudades das disputas, por vezes cordiais, outras nem por isso, com alguns leitores. Independentemente das posições mais ou menos polarizadas, politizadas ou distantes que se assumam, discutir é sempre bom. Tenho pena de perder isso. Mas reparei que nos últimos dias, as caixas de comentários começaram a encher-se de spam. Dá imenso trabalho a limpar, ocupa-me um tempo que não tenho, e deixar os spammers em páginas minhas com links para software malicioso ou palavras-chave enganadoras não me parece nada boa ideia. Por isso, desligo. Se quiserem trocar ideias, entrar numa flame war for old time's sake, ou perguntar qualquer coisa, podem apanhar-me nas redes sociais do costume. Embora o Twitter esteja automatizado (sinceramente, não tenho paciência) e no Instagram sou um anacronismo, só sigo e interajo com contas dedicadas à fotografia. Recordam-se dos velhos, antediluvianos tempos em que o Insta não era reels, influencers e publicidade, mas sim um fluxo contínuo de fotografia deslumbrante? O sítio mais simpático para me apanharem é no Mastodon, a rede descentralizada e livre de algoritmos de recolha de dados para alimentar os mecanismos do lucro digital.