quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Dylan Dog: Giochi innocenti; Vendetta in maschera; Il detenuto; L'ora del giudizio


Paola Barbato, Paolo Martinello, Gigi Cavenago (2021). Dylan Dog n. 414: Giochi innocenti. Milão: Sergio Bonelli Editore.

Dylan 414 : As histórias de Paola Barbato são sempre muito bem montadas,  e esta não é exceção. Dylan recebe uma estranha mensagem da ex-mulher, a agente Rania, onde uma criança lhe pede ajuda por causa dos monstros no seu quarto. À partida, tudo parece bem, uma brincadeira de criança feita pela filha de uma amiga da agente, mas algo faz despertar os instintos desta, e de Dylan. Afinal, a criança está desaparecida, e o rapto parece estar relacionado com uma série de desaparecimentos de crianças. Investigando em paralelo (parte da renovação de Dylan Dog inclui uma relação complexa com Rania), acabam por se deparar com uma estranha casa abandonada, que para Rania é uma casa em ruínas, mas para o mais sensível ao sobrenatural Dylan, se percebe ser um portal para o inferno. E fica aí resolvido o mistério: as crianças foram raptadas por demónios, que as raptam para as treinar como sucessoras. Sempre crianças felizes e inocentes, que brincam muito, e são ensinadas a brincar aplicando torturas às almas condenadas. E, com o tempo, tornar-se-ão elas próprias em demónios. Dylan encontrará um estratagema para as salvar, mas na verdade, estes inocentes que brincam aos torcionários não queriam, realmente, ser salvos. 


Gabriella Contu, Andrea Chella, Gigi Cavenago (2021). Dylan Dog n. 415: Vendetta in maschera. Milão: Sergio Bonelli Editore.

Dylan Dog 415: Uma história linear de vingança. Num parque frequentado por um bando de jovens que sobrevive com pequenos assaltos que executam mascarados, começam a aparecer vítimas de assassinato, também levadas a cabo por mascarados. Dylan envolve-se a pedido dos jovens delinquentes, e acaba por perceber que as mortes são provocadas pela irmã de uma rapariga levada ao suicídio por um acto de cyberbullying, e que agora procura vingar-se.


Mauro Uzzeo, Arturo Lauria, Gigi Cavenago (2021). Dylan Dog n. 416: Il detenuto. Milão: Sergio Bonelli Editore.

Dylan Dog 416: Uma estranha história, não finalizada e soberbamente ilustrada. No que parecia ser uma noite tranquila de namoro, Dylan intervém junto de alguns polícias, e acaba preso. Acorda numa estranha e opressiva prisão, povoada de prisioneiros inocentes, deformados, com a pele escarificada. Uma prisão sem saída, onde só se pode almejar visões de martírio, dominada por uma entidade feminina que aprisiona almas sem tempo. Dylan acorda deste pesadelo para descobrir que é acusado da morte de um polícia. 


Barbara Baraldi, Angelo Stano, Gigi Cavenago (2021). Dylan Dog n. 417: L'ora del giudizio. Milão: Sergio Bonelli Editore.

Dylan Dog 417: A continuação do número anterior continua por caminhos do bizarro, mas de forma diferente. Dylan está em tribunal, a ser julgado pela morte da mulher que era o interesse amoroso do episódio anterior. Um julgamento estranho, às voltas com experiências levadas a cabo por um psiquiatra que tenta curar os distúrbios de personalidade da mulher, e com isso acaba por provocar a sua morte. Ou não, na verdade Dylan foi transportado para a mente da jovem, e vive os seus delírios. A cura é bem sucedida, mas fica para Dylan o encargo de tomar conta de uma boneca arrepiante, que recolhe o lado angustiante da jovem.