domingo, 12 de setembro de 2021

URL

Esta semana, descobrimos Dan (not the man) Lee, as primeiras novidades da Comic Con Portugal, ficção científica portuguesa no Brasil, e recorda-se Dellamorte Dellamore. Fala-se sobre as promessas do GitHub Copilot, multas por violação dos dados pessoais, whistleblowers saídos do Facebook, e o spoofing de navios de guerra. Ainda se olha para projetos artísticos, ideias sobre fotografia e o multimédia ancestral da arte rupestre. Outras leituras vos aguardam, nas Capturas desta semana. 

Ficção Científica e Cultura Pop


Vincent Di Fate: Ficção científica old school.

Dan Lee Is The Stan Lee Lookalike Appearing At A Comic Con Near You: Fui à comic-con e consegui um autógrafo do Dan Lee! Espera, mas o Stan Lee não faleceu recentemente? Sim, mas este é o Dan Lee, um sósia de Stan Lee. Já que nunca tive oportunidade de conhecer Stan "The Man" "Excelsior" Lee, fico-me pelo sósia. Sim, isto é uma cena.

Já aqui aflorámos: Uma história espanhola da literatura fantástica, focada na fantasia.

Somnium 116: O mais recente número do clássico magazine do braisleiro Clube dos Leitores de Ficção Científica está online. Nele, regista-se a participação do autor português Luís Filipe silva, com um conto.



We, The Machine: Pulp muito à antiga.

Knights of Sidonia Animated Feature Film Headed to Theaters: Oh my! Não é um dos excelentes mangás de ficção científica (para mim, 2001 Nights de Hoshino leva o palmarés), mas é dos muito, muito bons. Nihei tem um traço muito arquitetónico, para lá da história, o que cativa na sua obra é a forma como invoca impossíveis espaços de arquitetura futurista na página. Junte-se a isso uma nave geracional de combate que dá caça a alienígenas ameaçadores, e digam lá, isto promete, não promete?

Thanks to the Rickroll, ‘Never Gonna Give You Up’ hits 1 billion YouTube plays: Mil milhões de rickrolladas? E podem agradecer-me, aposto que neste momento, no vosso cérebro, ressoa o eterno never gonna give you up...

A Última Pá de Terra no Cinema Gótico Italiano...: Sendo Dylaniati confesso, claro que à partida este filme de Soavi seria do meu agrado. Mas também já li o brilhante surrealismo negro do romance de Sclavi, e diga-se, Dellamorte Dellamore é um dos raros casos em que um filme faz plena justiça à obra da qual partiu. Nalguns aspetos, Soavi levou ainda mais longe o terror onírico de Tiziano Sclavi.

About that French Culture Pass…: Sobre o papel que iniciativas institucionais, como o projeto francês de subsídio à cultura que colocou cheques culturais para os jovens usarem. O articulista está imensamente chocado com as preferências culturais evidenciadas ("mangá? eu até gosto, mas..."), e embora não o expresse abertamente, percebe-se que junto do cheque viesse uma restrição de uso, ou obrigatoriedade deste ser gasto numa gama de produtos culturais mais do agrado da alta cultura. 

Chris Foss: Space opera clássica.

De Jenny Han a Miguelanxo Prado: Comic Con Portugal anuncia primeiras confirmações da edição de 2021: No momento em que escrevo estas linhas, a quarta vaga pandémica começa a recuar, e a penetração da vacinação aproxima-se da considerada essencial para a imunidade de grupo, embora saibamos que as novas variantes não nos permitem certezas absolutas. Mas agosto promete uma reabertura faseada, que entre outras coisas, transmite confiança em que eventos como a Comic Con possam regressar. Diria que em Dezembro de 2021, será mesmo possível participar neste evento, que na parte da banda desenhada nos traz Prado e Paco Roca, entre os convidados para já anunciados. Pessoalmente, sempre tive reservas com este evento, demasiado focado nos aspetos comerciais, sem a intimidade de outros eventos. Mas, caros eventuais leitores, este ano e meio de pandemia foram uma secura tal de eventos presenciais (que os online tentaram colmatar, mas não é a mesma coisa), que até estou disposto a rumar a Algés em Dezembro.

Young People Are Using France’s Culture Pass To Buy … Manga: Quel horreur! Nada de edições de Cocteau, ou mergulhos filosóficos em Sartre. Mangá é o que está a dar... e de facto, é, este é o género favorito de leitura das gerações mais novas. Nada de errado com isso, digo eu do meu ponto de vista geek, mas quem aprova este tipo de medidas geralmente vê-as como pedagógicas e promotoras da alta cultura, e fica algo frustrado quando os gostos reais se manifestam.

Tecnologia


Lynn Hershman Leeson, in All Her Cyborg Glory, Gets a Retrospective: Ser cyborg está normalmente associado à ficçáo científica cyberpunk, mas na verdade, qualquer um de nós que incorpore tecnologias de forma a aumentar as suas capacidades está a ser cyborg. Este projeto artístico documenta as diversas experiências de uma artista que, ao longo de décadas, explorou formas de expressão do seu intimismo apoiadas em tecnologias.

GitHub Copilot And The Unfulfilled Promises Of An Artificial Intelligence Future: Este projeto do Github, que usa inteligência artificial para sugerir edição de código a programadores, tem impressionado por nos levar a questionar se o futuro da programação está na inteligència artificial. No entanto, não só não é caso único - sistemas de sugestão em tempo real, usando inteligência artificial, já estão incorporados noutros softwares de programação, como no terreno, se tem revelado bastante aquém da sua promessa.

Machine learning sucks at covid: Uma visão muito crítica da fé cega em algoritmos para gerir problemas da vida das pessoas. Foca-se na Covid, mas aplica-se perfeitamente a todas as situações em que se prega a fé na inteligência artificial como panaceia para problemáticas sociais. Recorda-nos o problema elementar, o enviesamento dos dados que treinam os algoritmos, e os problemas que daí podem advir. A matemática pode ser isenta, mas os dados com que é alimentada não, e muito menos as suas aplicações.

NEW GUIDE in the Adafruit Learning System: Generating AI “Art” with VQGAN+CLIP: Excelente, este tutorial da Adafruit. Tenho andado a experimentar a exata ferramenta destacada neste tutorial, e não tinha dado por alguns destes truques e técnicas.

Mergers, twists, and pentagons: The architecture of honeycombs: Não é por acaso que os comportamentos das abelhas são apontados como exemplo de inteligência advinda de comportamentos emergentes. A estrutura hexagonal dos favos requer múltiplos ajustes, uma tarefa complexa que, graças à inteligência artificial, nos permite vislumbrar um pouco da complexidade destes sistemas naturalmente inteligentes.

El reconocimiento facial de Mercadona acaba en multa de 2,5 millones de euros: qué dice la Agencia de Protección de Datos y qué lecciones se pueden extraer: Do lado de lá da fronteira, a cadeia de supermercados espanhola iniciou uma experiência em que usava o reconhecimento facial para fornecer serviços aos clientes. A coisa correu mal, entre a utilidade duvidosa do uso desta tecnologia (muito útil para modificar processos de gestão, com pouco impacto nos clientes), e a óbvia questão da privacidade. O reconhecimento do quão mau correu é feito pela própria empresa, que voluntariamente pagou a multa constante no RGPD (esse voluntarismo permitiu-lhe um bom abate no montante a pagar), cobrada pelo regulador espanhol. Mas, no final do artigo, o sinal que as empresas querem trazer para as ruas uma tecnologia extremamente perigosa do ponto de vista da privacidade individual, e começam a fazer pressão para alterar a lei de dados europeia.

‘May be an image’: what it’s like browsing Instagram while blind: É um problema. Como é que os cegos conseguem participar do dinamismo das redes sociais? Apesar de ser uma norma, precisamente para ajudar os softwares que leem as imagens aos cegos, quantos de nós realmente preenchem o campo de descrição das imagens? A inteligência artificial pode ajudar nisso, e com isso dar novas dimensões às tecnologias aumentativas para pessoas com necessidades especiais.

She risked everything to expose Facebook. Now she’s telling her story: Não teve a mesma exposição mediática que o Pegasus, mas deveria. Esta programadora demitiu-se do Facebook, por considerar que os gestores da rede não estavam a fazer o suficiente para travar os abusos algorítmicos eleitorais, não combatendo a proliferação de perfis falsos que enviesam e polarizam o discursos político, potencialmente influenciando eleições. 

Orbiter is Now Open Source: Para os fãs de simuladores avançados, uma excelente notícia. Um simulador que permite simular com todos os detalhes a operação de naves espaciais acabou de se tornar projeto Open Source. Nestas coisas, abrir à comunidade expande sempre o âmbito destes projetos. 

The Invisible Tech Behemoth: Pensem rápido: quando se fala em empresas tecnológicas monopolistas e gigantescas, em quais pensam? Exato, essas, e aposto que ninguém se lembra da Microsoft. Após ter levado com processos anti-monopólio nos anos 90, a empresa aprendeu a lição. Não deixou de ser dominante nalgumas áreas (pensem, sistemas operativos, suites de produtividade, mas também em computação na nuvem e outras áreas), mas adotou uma estratégia de discrição para não atrair as atenções.

First Test of Europe's Space Brain: A ESA iniciou a aplicação de um novo software de gestão e controle de missões espaciais.

Amazon recibe la mayor multa de la historia de la Unión Europea en materia de privacidad: 746 millones de euros por no cumplir el RGPD: Já tardava, violação da privacidade dos dados dos utilizadores é, literalmente, o adn da estratégia digital da Amazon. O que surpreende é a forma discreta como era multa histórica é conhecida - não por anúncio das autoridades de proteção de dados, mas como uma alínea no relatório anual de contas da multinacional.

"Dentro de dos años va a ser imposible saber lo que es realidad y lo que no": el reto de regular los deepfakes: É, de facto, uma tecnologia preocupante, que ameça aprofundar ainda mais o problema da informação falsa online.

Hitting the Books: Buck Rogers flew so that NASA astronauts could spacewalk: É intrigante perceber que o astronauta que executou o primeiro passeio espacial autónomo, preso a uma unidade de movimento e sem umbilical, sonhava com algo similar desde que tinha visto os jetacks do clássico Buck Rogers.

Cómo crear tu propio pictograma animado estilo Tokio 2020 con una webcam y código libre: Um projeto interessante. Usando visão computacional e captura de poses, podemos criar vídeos usando a estética dos ícones dos jogos olímpicos de Tóquio.

Android Printing: Um uso intrigante de impressão 3D multimateriais e multi-eixos, imprimir num momento único a cabeça de um andróide com 31 dof. Exceto, claro, a cablagem e os servos, estes tiveram de ser instalados manualmente.

Over 100 warship locations have been faked in one year: Uma curiosa variante de ciberguerra, criar sinais de identificação naval falsos para fazer parecer que navios de guerra estão a trespassar águas territoriais.

YouTube suspends Sky News Australia uploads over COVID-19 misinformation: Houve uma altura em que uma notícia destas me teria revoltado, pelo perigo de censura em redes aplicada por empresas e não por reguladores. Infelizmente, percebi que a fórmula do sucesso para estes canais é simples: contratar pessoas polémicas (nada contra), mas especialistas em opiniões infundas, radicalizadas e propagadoras de falsidades. Ganham maior visibilidade nos seus discursos idiotas, e os jornais ou televisões ganham mais dinheiro com isso. É um modelo de negócio, não uma afirmação de liberdade de expressão. Que está a ter consequências terríveis - é impressionante a quantidade de pessoas que olha para o momento em que vivemos como conspiração, rejeitando a mortes como falsidades, ou a simples vacinação. Já para nem falar dos radicalismos políticos. Há uma razão para o alastrar deste obscurantismo, e é meramente comercial.

Una empresa japonesa está retransmitiendo en directo competiciones olímpicas… en hologramas con atletas virtuales y en 3D: Já tinha notado nas transmissões que os recaps dos atletas mostram ângulos que só podem ser obtidos a partir de vários pontos de vista em simultâneo, por isso não me surpreende que estejam também a experimentar com transmissões holográficas.

Modernidade


Wilder Mann: Um projeto fascinante do fotógrafo Charles Fréger, que percorreu a Europa em busca das iconografias do homem selvagem nas tradições populares locais.

A Photographer Captures the Collective Fatigue of the Welfare State: Recordar o abandono dos mais vulneráveis nos anos negros da Inglaterra nos anos 80, através de um projeto fotográfico não autorizado que documentou o ambiente dos centros de emprego e segurança social.

A Tour Through Italy's Massive 'Museum of Abandonment': Arquiteturas do abandono, os edifícios que terão sido úteis algures no seu passado, mas ficaram ao abandono. Apesar de serem úlceras nos tecidos urbanos, não deixam de ser elementos na paisagem. Um projeto italiano revê-os como locais a descobrir.

Say Cheese! How Bad Photography Has Changed Our Definition of Good Pictures: A ligação entre a evolução tecnológica da fotografia, e as estéticas, algumas vernaculares, que definem o ato de fotografar. 

These Astro Photos Were All Shot with Smartphones: Fazer fotografia astronómica com smartphones? Soa quase a heresia, mas os equipamentos mais recentes são, essencialmente, poderosas máquinas fotográficas que também fazem chamadas, e permitem algumas aventuras interessantes. 

Lakes on Mars May Be a Mirage, Scientists Say: Não é uma teoria simpática para aqueles que vêem em Marte o futuro da humanidade. Os hipotéticos lagos subterrâneos marcianos poderão ser zonas salinas ou barrentas. 

Study: These Countries Are Most Likely to Survive Collapse of Civilization: Como observa o artigo, o alarmante não é saber que zonas se desmoronariam em colapso civilizacional, é perceber que os cientistas levam muito a sério a hipótese de uma convulsão global num horizonte de tempo relativamente curto.

The Getty’s stunning Aeneas intaglio: É verdadeiramente espantoso, uma peça minúscula cheia de detalhes.

How Not to Take a Picture: In a New Book, Alec Soth, Taryn Simon, and 200 Others Share the Subjects They Would Never, Ever Photograph: Cada um de nós tem temas ou sujeitos que se recusa fotografar, e este livro reúne as listas de não-foto de alguns dos melhores fotógrafos contemporâneos. Eu? Claro que também há coisas que não fotografo. Evito ao máximo fotografar pessoas.

In Japan: Fukuoka City To Repaint Port Crane In Hopes To Cheer Up Kids In Hospital: A leitura feelgood da semana - esta cidade japonesa decidiu animar o espírito das crianças internadas no hospital pintando os guindastes do porto como se fossem girafas.

Made on a Boat, a Photographer’s Dreamy Views of the Sea: Se a fotografia captura o real, as interações de luz, por si só, não é o suficiente para captar a nossa perceção. Este projeto fotográfico altera as imagens para permitir transmitir melhor a perceção do fotógrafo.

 Was Cave Art Actually a Form of Cinema? How Prehistoric Lamps Suggest a Surprising New Way of Looking at Ancient Paintings: A difícil acessibilidade dos locais onde os artistas rupestres pintaram as suas maravilhas implica que, à época, eram pintadas e vistas à luz bruxuleante de candeias. Terá sido uma das primeiras experiências multimédia da história?

Pfizer and Moderna Hike the Price of COVID Vaccines: Se o lucro desmedido com a saúde já de si é inquietante, torna-se ainda mais grave dados os enormes subsídios às farmacêuticas para investigação e desenvolvimento. É de notar que das principais vacinas usadas na Europa, aquela que é vendida a preço de custo pela organização que a desenvolveu é precisamente aquela que é menos bem vista, e sobre a qual soaram alarmes.