domingo, 9 de maio de 2021

URL

Esta semana, fala-se do festival Relampeio, do culto de Zardoz e construções em Lego. Descobrimos óculos de realidade aumentada DIY, os maiores datacenters do mundo e a proposta do Google Maps de integrar fotogrametria. Recordamos o navio que encalhou o comércio global e o potencial da tecnologia mRNA. Mais leituras vos aguardam nas Capturas da semana.

Ficção Científica e Cultura Pop


Chris Foss: pura space opera. 

https://70sscifiart.tumblr.com/post/647119938331557888

Relampeio Festival 2021: Uma nota sobre um festival literário online brasileiro, que irá contar com a presença de autores e editores portugueses, ligados ao fantástico. 

https://theportugueseportal.wpcomstaging.com/2021/03/30/relampeio-festival-2021/

The trailer for Uzumaki based on Junji Ito's horror manga is a true teaser: Temam as espirais. Uma das mais marcantes obras de Junji Ito está a ser adaptada para anime, e o trailer promete. 

https://boingboing.net/2021/03/30/the-trailer-for-uzumaki-based-on-junji-itos-horror-manga-is-a-true-teaser.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=the-trailer-for-uzumaki-based-on-junji-itos-horror-manga-is-a-true-teaser

The story behind John Boorman's 1974 cult classic, Zardoz: Sean Connery a passar todo um filme vestido com o que melhor pode ser descrito como fato de banho revelador feminino. Cabeças gigantes que vomitam armas. Um argumento provavelmente escrito sob influência de potentes narcóticos. Como não adorar Zardoz?

https://boingboing.net/2021/03/29/the-story-behind-john-boormans-1974-cult-classic-zardoz.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=the-story-behind-john-boormans-1974-cult-classic-zardoz

13 GLORIOUS COVERS: A GEORGE WILSON Salute, by JOE JUSKO: Capas de sci-fi, aventura e horror com uma estética deliciosamente psicadélica.

https://13thdimension.com/13-glorious-covers-a-george-wilson-salute-by-joe-jusko/

5 Modern Cyberpunk Stories: Este género continua influente e acutilante. As obras destacadas neste artigo são contemporâneas, e mostram uma visão mais madura do cyberpunk, agora que a tecnologia que usamos corresponde e ultrapassa alguns dos sonhos digitais do cyber original.

https://www.tor.com/2021/03/26/5-modern-cyberpunk-stories/


Vincent Di Fate: Opera espacial.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/646678257801068544

Moças Decentes...: Como o Lord Velho observa, um dos pontos interessantes do cinema de terror é como subverte os valores morais conservadores. Especialmente no que toca ao papel das mulheres, o cinema de terror sempre deu primazia às personalidades fortes.

https://lordevelho.blogspot.com/2021/03/Glenda-Farrell.html


retroscifiart:Artwork by Claudio Mazzoli from Future magazine...: Retrodufuturismos.

https://retroscifiart.tumblr.com/post/156816337614/artwork-by-claudio-mazzoli-from-future-magazine

Funko's 'This is fine' Dog: Confesso que não sou especialmente fã dos bonecos Funko, não aprecio muito figuras com cabeças desproporcionadas. Mas para este, acho que vou abrir exceção.

https://boingboing.net/2021/03/25/funkos-this-is-fine-dog.html


Gaze Into Brian Bolland's 200 Signed Prints Of His Most Famous Panel: Nunca há más razões para partilhar este painel fantástico que Bolland desenhou para Judge Dredd.

https://bleedingcool.com/comics/gaze-into-brian-bollands-200-signed-prints-of-his-most-famous-panel/


cosmosastronaut: For all the Halo fans out there: A estética cyberpunk é sempre interessante.

https://cosmosastronaut.com/post/182461558183/for-all-the-halo-fans-out-there-futuristic

Tales from Afar #1: Mesmo sem os tradicionais eventos e encontros, que era onde se mostravam muitos projetos independentes aos fãs e leitores, a BD portuguesa continua a encontrar formas de se expressar.

https://outrasleiturasdopedro.blogspot.com/2021/03/tales-from-afar-1.html

Wonderful LEGO NASA Apollo 11 Lunar Lander: Versão 2.0 do kit comemorativo original. Que, diga-se, é surpreendentemente simples de montar, e muito fiel às naves Apollo reais.

https://boingboing.net/2021/03/24/wonderful-lego-nasa-apollo-11-lunar-lander.html

Science Fiction Was Depicting Climate Change More Than A Century Ago: O que não é grande surpresa, embora na FC clássica, ainda não esteja presente a nossa contemporânea preocupação com os impactos das alterações climáticas. O foco estava nas aventuras em cataclismas.

https://daily.jstor.org/how-early-sci-fi-authors-imagined-climate-change/

Take A Look At This Awesome Collection Of LEGO Naval Aircraft: Com paciência e engenho, faz-se tudo com Lego, e esta coleção de aeronaves está fantástica.

https://theaviationist.com/2021/03/24/take-a-look-at-this-awesome-collection-of-lego-naval-aircraft/

Tecnologia


The Future’s so Bright, You Gotta Wear Arduglasses: Um genial projeto maker, que usa componentes DIY para criar óculos de realidade aumentada. 
https://hackaday.com/2021/03/25/the-futures-so-bright-you-gotta-wear-arduglasses/

Las Máquinas de PCjs: desde PCs antiguos a calculadoras programables: Um museu virtual que recria antigos sistemas, quer de computadores quer outros dispositivos computacionais.
https://www.microsiervos.com/archivo/ordenadores/maquinas-pcjs-pcs-antiguos-calculadoras-videojuegos-retro.html

You’re Doing It Wrong: Notes on Criticism and Technology Hype: Uma análise intrigante. Geralmente a análise ao impacto da tecnologia cai entre dois campos, o do deslumbramento ou o do catastrofismo. Mas há outro, mais refinado e cujos praticantes geralmente são considerados vozes a escutar: o catastrofismo deslumbrado, assente em análises que empolam o lado negativo de tecnologias (ou, para ser mais rigoroso, da forma como são usadas), falando de efeitos que são mais residuais do que o que as suas análises apontam. O artigo até aponta o dedo a um dos livros da moda, A Era do Capitalismo de Vigilância, como exemplo de uma obra que apesar de se focar em efeitos possíveis de estratégias de aplicação de tecnologias, eles na verdade não são assim tão fortes. Um exemplo concreto está no enviesamento trazido pelos algoritmos das redes sociais, que se de facto é extremo nalgumas franjas, afeta-nos menos do que julgamos, embora esse tipo de discurso não garanta tanta atenção como pronunciamentos mais catastrofistas. É de notar que os efeitos perniciosos estão lá, mas empolar a sua gravidade tem o efeito de cercear análises verdadeiramente críticas dos seus impactos.

https://sts-news.medium.com/youre-doing-it-wrong-notes-on-criticism-and-technology-hype-18b08b4307e5

Avatarify chega ao iOS e facilita deepfakes: As deepfakes estão a tornar-se mais acessíveis, o que não surpreende. Este tipo de apps vai-se generalizar, como brinquedo digital.

https://abertoatedemadrugada.com/2021/03/avatarify-chega-ios-facilita-deepfakes.html

The internet has become a tool for authoritarian repression: A China é o líder indiscutível nisto, do uso das redes digitais como forma de vigiar e oprimir os seus cidadãos. Mas não é caso único, todos os regimes autoritários usam ativamente as redes para reprimir os cidadãos.
https://www.engadget.com/internet-connectivity-has-become-a-tool-for-authoritarian-repression-164557321.html

WSJ: Microsoft is now in 'exclusive' talks to acquire Discord: Depois de assolar o planeta com o pesadelo-clone do Slack que é o Teams, a Microsoft tenta esmagar a eventual competição via aquisições?
https://www.engadget.com/discord-10-billion-microsoft-014150831.html

Así son los cinco CPDs más grandes del mundo: Os datacenters que sustentam as nuvens. Estes são os cinco maiores, mas há muitos mais espalhados pelo planeta, preferencialmente construídos em zonas onde as temperaturas médias são baixas. É curioso notar que os maiores datacenters estão nos EUA, e na China. Toda aquela sociedade panóptica digital requer muitas quintas de servidores.
https://www.xataka.com/pro/asi-cinco-cpds-grandes-mundo

21 apps para editar vídeos verticales, añadirles efectos, filtros y más: Confesso que fujo do vídeo vertical como o diabo da cruz ou o vampiro do alho, mas por vezes, quando estou a criar um tutorial para os meus alunos sobre uso de apps para telemóvel, lá tem de ser. Este artigo vale a leitura pelas sugestões de apps de edição de vídeo no telemóvel.
https://www.xataka.com/basics/21-apps-para-editar-videos-verticales-anadirles-efectos-filtros

Estos son los recursos que codiciará la industria tecnológica en el futuro: qué los hace tan valiosos y dónde están: Um recordar que as tecnologias que nos deslumbram requerem um lado obscuro, o de matérias primas raras, obtidas com grandes custos sociais e ambientais.
https://www.xataka.com/investigacion/estos-recursos-que-codiciara-industria-tecnologica-futuro-que-hace-valiosos-donde-estan

The Sonic (Entrepreneurship) Boom: Quais são as perspetivas económicas no mundo pós-covid? Na verdade, olhando para o exemplo da história, são boas. Após grandes catástrofes, as sociedades mobilizam-se para a reconstrução. Se o impacto da pandemia na economia é tremendo, com consequências sociais a somarem-se às sanitárias, podemos ter esperança no futuro próximo.
https://www.profgalloway.com/the-sonic-entrepreneurship-boom/

Integral Launch and Reentry Vehicle: Triamese (1968-1969): Acho que nem a SpaceX se safava com esta - três veículos acoplados num só, para lançamento e criação de uma estação espacial. Claro que o projeto nunca saiu do papel.
http://spaceflighthistory.blogspot.com/2021/03/integral-launch-and-reentry-vehicle.html

Google promises better 3D maps: Do meu ponto de interesse nas vertentes do 3D, retiro a vontade da Google em enriquecer as capacidades 3D do Maps com mais recursos, recorrendo à fotogrametria. Resta perceber o como vão fazer. Irão incorporar modelos criados e disponibilizados pelas comunidades? Vão apostar na incorporação de sensores lidar e TOF em smartphones, o que aumentaria o número de utilizadores que se disponibilizariam para captar os espaços físicos em 3D? Ou vão aplicar algoritmos de fotogrametria às imagens de satélite que sustentam o Maps?
http://feedproxy.google.com/~r/Techcrunch/~3/4qW4D7LprTc/


Code Talkers: Programming with Voice: Notem que por programar por voz, é literalmente ditar os comandos e a sintaxe. Confesso que nunca fui grande fã dos interfaces de voz, embora estes sejam considerados os mais naturais para interação com sistemas digitais.
https://hackaday.com/2021/03/28/code-talkers-programming-with-voice/

What AI Can Teach Us About the Myth of Human Genius: Quando as ferramentas de inteligência artificial se aliam à criatividade humana, os resultados são muito intrigantes.
https://www.theatlantic.com/culture/archive/2021/03/pharmako-ai-possibilities-machine-creativity/618435/

With More Than 7000 Languages In The World, Google Translate Is Next To Useless: Descontem o título clickbait, a lógica do artigo é observar que as capacidades do Google Translate assentam sobre texto escrito, o que não caracteriza a maioria da diversidade das línguas humanas.
https://www.bbc.com/future/article/20210322-the-languages-that-defy-auto-translate

A modder made a way to mine bitcoin on a Game Boy (very, very slowly): Talvez das mais corrosivas críticas à loucura das criptomoedas, um espaço altamente especulativo que nos tem trazido benefícios como o encarecer das placas gráficas ou consumos de energia que ultrapassam o de países médios. E porque não usar hardware antigo e lento para extrair bitcoins? É demorado, mas nalgumas centenas de anos, irá produzir uma bitcoin.
https://www.theverge.com/tldr/2021/3/29/22356862/mining-bitcoin-game-boy-gpu-shortage-raspberry-pi-pico-mod

Modernidade



The Big, Stuck Boat Is Glorious: Confesso que também partilho do fascínio pelo barco encalhado no canal do Suez que está a empatar o tráfego marítimo internacional. Porque nos mostra, como o artigo bem observa, as infreastruturas e fluxos complexos dos quais depende o comércio global. Coisas que no dia a dia não nos apercebemos, porque estão concebidas para serem invisíveis. Exceto quando algo encalha.
https://www.theatlantic.com/technology/archive/2021/03/were-going-to-need-a-smaller-boat/618414/

El futuro cercano se parece mucho a Gibraltar: el Peñón ya ha superado el 70% de vacunados y empieza la desescalada para volver a la verdadera normal: Os gibraltinos como um exemplo a observar. A reduzida dimensão do território permitiu que toda a população já esteja completamente vacinada, sendo o primeiro território europeu que irá levantar as restrições à vida diária que têm caracterizado a nossa vida desde há um ano. Resta ver que resultados terão estas medidas, e é aí que valerá a pena rastrear o que acontecerá em Gibraltar, com a sua população vacinada.
https://www.xataka.com/medicina-y-salud/futuro-cercano-se-parece-mucho-a-gibraltar-penon-ha-superado-70-vacunados-empieza-desescalada-para-volver-a-verdadera-normal

Those Unknown Sappho Poems Discovered Back In 2014? There’s A Problem: Não com os poemas em si, que são de facto da poetisa. Mas com a origem dos vestígios do manuscrito, que mostram indícios de vir dos lados mais obscuros do tráfico de antiguidades.
https://www.theguardian.com/books/2021/mar/25/doubts-cast-over-provenance-of-unearthed-sappho-poems

How mRNA Technology Could Change the World: O potencial da técnica biomédica por detrás de algumas das vacinas para a Covid, que pode ser aplicada no combate a outras doenças. 
http://feedproxy.google.com/~r/TheAtlantic/~3/rqpxFcUN9Xs/

Two Russian Navy MiG-31BM Interceptors Have Flown Over The North Pole For The First Time Ever: Há uma certa aura retro nesta notícia de caças supersónicos russos sobre o pólo norte. Os MiG-31 são as aeronaves de combate mais rápidas do mundo. 
https://theaviationist.com/2021/03/29/two-russian-navy-mig-31bm-interceptors-have-flown-over-the-north-pole-for-the-first-time-ever