Esta semana, recorda-se o assombro de The Fog, os lugares misteriosos de Clive Barker, e o melhor lançamento de banda desenhada por cá no final do ano de 2020. Fala-se da evolução das tecnologias de reconhecimento facial, da visão enviesada do real trazida pela mediação digital, e experiências de fotogrametria com filmes do início do século XX. Ainda se olha para as motivações dos líderes chineses, para o como as cidades decaem, e o incrível momento da aula de yoga que captou o início do golpe de estado na Birmânia.
Ficção Científica e Cultura Popular
Paul Lehr: Visões exteriores.
https://70sscifiart.tumblr.com/post/642661785908936704
Controversial war game 'Six Days in Fallujah' questionably revived 12 years later: Este jogo tem uma premissa intrigante, ao ser construído a partir do depoimento dos envolvidos nesta batalha. Pode ser um ardil publicitário, ou pode ser um exemplo de como usar os jogos de computador como forma de questionar a história.
https://www.engadget.com/six-days-in-fallujah-iraq-war-game-revived-181426579.html
In Science Fiction, We Are Never Home - Issue 95: Escape: Talvez a Ficção Científica seja o género onde melhor se expressa aquela eterna necessidade humana de ir sempre mais além, embora sem perder a nostalgia da origem.
http://nautil.us/issue/95/escape/in-science-fiction-we-are-never-home-rp
Acolhedor como uma Fogueira de Acampamento...: Tal como o Lord, não creio que The Fog seja um dos melhores filmes de sempre. Mas, também tal como ele, penso que este é um daqueles raros filmes que toca. Fiquei seduzido pela sua ambiência à primeira visualização, e em parte talvez isso se deva ao que é apontado no artigo, a omnipresença da narração a acompanhar as imagens de um terror subtil.
https://lordevelho.blogspot.com/2021/02/thefog.html
Where Midian is: Houve uma altura que era grande fá da literatura de terror de Clive Barker, e Cabal foi alvo de uma excelente adaptação cinematográfica. Saber onde fica a lendária cidade de Midian, refúgio de monstros e inadaptados, algures no Canadá profundo, é um dos desafios para os fãs do horror Barkeriano.
https://boingboing.net/2021/02/09/where-midian-is.html
Arkady Martine, A Desolation Called Peace: Li, e adorei, o primeiro livro da série, apesar de mais focado em enredos bizantinos do que numa narrativa que explore mais a amplitude do intrigante mundo ficcional criado pela escritora. É também um exemplo de FC que se foca em aspetos culturais e de género, aspetos que tendem a irritar os fãs de uma ficção científica mais clássica.
http://www.shaviro.com/Blog/?p=1732
“Human eyes directly observed the far side of the Moon for the...: Ir, ver, para além.
https://70sscifiart.tumblr.com/post/642208825158549504
Central Banking on Mars!: Deteto em Charles Stross um certo fascínio por Musk e Marte. Depois da especulação desenfreada sobre como seria uma reação pandémica numa futura colónia marciana (a thread de comentários é fabulosa), agora olha para as criptomoedas como forma de sustentar o comércio interplanetário.
http://www.antipope.org/charlie/blog-static/2021/02/central-banking-on-mars.html
Shanghai Dream – Philippe Thirault e Jorge Miguel: O melhor livro de BD editado no final de 2020. Uma história interessante, passada entre judeus escapados à Alemanha nazi e refugiados em Xangai, entre as tragédias da história e o amor ao cinema. Também nos trouxe o traço de Jorge Miguel, um desenhador português que trabalha para as editoras francesas.
https://osrascunhos.com/2021/02/08/shanghai-dream-philippe-thirault-e-jorge-miguel/
[BD] Val, La T.S.F. interstellaire (1930): Dos primórdios da ficção científica popular francesa, chega-nos este curioso artefacto de banda desenhada, que especula sobre a possibilidade de comunicação interestelar, e com isso de intercomunicação entre grandes mentes terrestres e alienígenas, através da telegrafia sem fios.
http://archeosf.blogspot.com/2021/02/bd-val-la-tsf-interstellaire-1930.html
Andrei Sokolov, 1976: Em direção às estrelas.
https://70sscifiart.tumblr.com/post/642412685254918144
Five SF Empires That Seemed Too Big to Fail: O mais interessante nesta lista de séries de FC sobre a queda de impérios estelares é ter ido buscar autores mais obscuros. Destas séries, li recentemente a Interdependency de Scalzi, que para além de uma kickass space opera, também é uma excelente metáfora sobre a nossa dependência económica de sistemas complexos frágeis que não compreendemos totalmente.
https://www.tor.com/2021/01/28/five-sf-empires-that-seemed-too-big-to-fail/
While Bela Lugosi Slept, They Made A Whole Other ‘Dracula’ On The Set — And It’s Better: Durante o dia, Bela Lugosi filmava o célebre Dracula de 1931. À noite, os estúdios eram usados pela equipe encarregue de filmar a versão em espanhol do filme, usando os mesmos cenários mas com atores e argumento diferentes. Aproveitavam-se do trabalho do turno do dia para fazer ainda melhores takes, e ao contrário do comedido Dracula de Lugosi, esta versão em espanhol era bem mais atrevida. O porquê das versões multilingues tem a ver com uma tendência nos primórdios do cinema sonoro, em que eram filmadas diferentes versões de um mesmo filme para mercados de língua não inglesa.
https://www.theguardian.com/film/2021/feb/03/they-came-at-night-how-a-spanish-crew-shot-an-alternative-dracula-after-bela-lugosi-had-gone-to-bed
Novidade: A Morte da Terra – J.-H. Rosny Aîné: Um clássico da ficção cientíca francesa, cujos primórdios não se resumiram apenas a Verne. Agora com edição portuguesa.
https://osrascunhos.com/2021/02/04/novidade-a-morte-da-terra-j-h-rosny-aine/
Tecnologia
Twitter, George Soros, and Porn: É provavelmente a explicação de como os media e as redes sociais estão a enviesar a nossa visão da realidade, incentivando a uma espécie de realidade subjetiva em constante inflamação, cada vez menos representativa da realidade objetiva. Ninguém em sã mente pensaria que os excessos da pornografia representam todo o espectro da sexualidade humana. Então, porque é que achamos que os tweets inflamados, as fake news e os posts incendiários nas redes representam os factos reais?
https://themargins.substack.com/p/twitter-george-soros-and-porn
FUTURE SKETCHES: CODE AS A MEDIUM: Programação como meio de expressão plástica. Apesar de programar ser uma atividade mais associada à lógica e matemática, cresce o número de artistas que usam linguagens de programação para gerar novas experiências estéticas, e fazer o questionar da realidade que caracteriza a melhor expressão artística.
https://voca.network/blog/2021/01/15/future-sketches-code-as-a-medium/
The Hidden, Destructive Legacy of 'Duke Nukem': Confesso que sou fã do clássico Duke Nukem precisamente pelos aspetos que o articulista considera negativos - as referências estapafúrdias à cultura pop, o exagero grand guignol das armas, entranhas e sangue, ou as decorações menos próprias a remeter para a sexualizaçáo. Percebo o ponto de vista do artigo, é de facto um tipo de conteúdo que ofende sensibilidades (o lado objetificante da mulher neste jogo é perturbador), mas na verdade, está mais do lado da sátira pastiche do que o uso da comédia para encobrir vícios e enviesamentos. E, como professor, tantas vezes que digo sobre os alunos "you'd think they'd learn".
https://www.vice.com/en/article/pkdvxb/the-hidden-destructive-legacy-of-duke-nukem?utm_content=1612584002&utm_medium=social&utm_source=VICE_facebook
1900's Video Digitization: Apesar de ser aficionado da fotogrametria e ultimamente me ter dedicado a explorar o potencial da captura de vídeo, convertida para imagem fixa como forma de usar o Meshroom para produzir scans 3D, ainda não experimentei isto - vir ao YouTube, ou usar vídeos antigos, como forma de vir buscar conteúdo para gerar modelos 3D. Esta experiência é especialmente intrigante, e toda uma vertente fascinante, converter antigos filmes em modelos 3D.
https://sketchfab.com/3d-models/1900s-video-digitization-802a964f085843319d98452ee968f8d8
The Secret of the Antikythera Mechanism: Graças às técnicas de imagiologia e reconstrução 3D, este mecanismo fascinante dá-nos um vislumbre do saber mecânico, astronómico e computacional dos antigos gregos.
https://bigthink.com/robby-berman/an-ancient-device-too-advanced-to-be-real-gives-up-its-secrets-at-last
This Incredible Toy Teaches Kids Coding Without the Need for Screens: Este projeto parece-me interessante, utilizando interfaces tangíveis e brinquedos para ensinar às crianças conceitos de programação e pensamento computacional, sem usar ecrãs.
https://futurism.com/kids-coding-toy-learn-with-mochi-no-screen
How to have a better relationship with your tech: Um dos efeitos secundários da pandemia é ter-nos tornado mais dependentes das conexões tecnológicas, como forma de ultrapassar o isolamento. Um factor que pode ser positivo, ao combater o isolamento, mas também pode sublinhar problemas de solidão e adição.
https://www.technologyreview.com/2021/02/06/1017603/how-to-better-relationship-tech-devices-pandemic/
PDP-11/45: la computadora de 16 bits que permitió crear el CGI de la Estrella de la Muerte en 1976: E ainda hoje está funcional. A história de um dos primeiros exemplos de efeitos especiais digitais, o mapa 3D da Estrela da Morte no original Star Wars.
https://www.xataka.com/historia-tecnologica/pdp-11-45-computadora-16-bits-que-permitio-crear-cgi-estrella-muerte-1976
This is how we lost control of our faces: Uma curta história da evolução das tecnologias de reconhecimento facial. Inicia nos anos 60, com as primeiras experiências de usar um computador para identificar pontos de referência em fotos de rosto, mas explode no início do século XXI, porque os investigadores começaram a ter acesso a enormes bases de dados de rostos para afinar e melhorar os seus algoritmos. Ou seja, todas as fotos e selfies que partilhámos em sites e redes sociais, alimentaram (e continuam a alimentar), sem o nosso consentimento explícito, a evolução desta tecnologia que tem fortes implicações na privacidade individual e nos direitos sociais.
https://www.technologyreview.com/2021/02/05/1017388/ai-deep-learning-facial-recognition-data-history/
Tab It Your Way: O navegador de internet tornou-se o software mais importante nos nossos dispositivos computacionais, a seguir ao sistema operativo. Hoje, podemos fazer praticamente tudo usando apenas o navegador para aceder a sites e aplicações web. Mas este tipo de software não parou o seu desenvolvimento, e ainda é possível inovar com propostas de navegadores que vão além do que é oferecido pelos três grandes - chrome, firefox e safari.
https://tedium.co/2021/02/05/vivaldi-browser-history-profile/
How do machines learn: a simple explanation: Essencialmente, alimentando com dados modelos de treino. Simples, certo? A complexidade matemática reside nos algoritmos dos modelos de treino.
https://www.soyouwanttobeadatascientist.com/post/how-do-machine-learning-work-a-simple-explanation
Modernidade
Van Gogh’s “Starry Night” To Be A Lego 3-D Set Soon: Vou só deixar isto aqui, recuar um pouco, e apreciar a reação dos fanboys de Lego que conheço. Aposto que estão a entrar em modo shut up and take my money.
https://www.neatorama.com/2021/02/07/Van-Gogh-s-Starry-Night-To-Be-A-Lego-3-D-Set-Soon/
2020 letter: Uma leitura muito longa, mas que nos ensina muito sobre o real estado das coisas na China de hoje, na forma como o partido comunista gere o país e conduz os destinos dos seus cidadãos.
http://danwang.co/2020-letter/