domingo, 14 de março de 2021

URL

Em mais uma semana de confinamento, mas mantendo sempre o olhar no futuro, recorda-se Ray Harryhausen, descobre-se uma fantástica curta monstruosa, e os infernos do século XVIII. Descobre-se aplicações da inteligência artificial na indústria, o plano insano da CIA para raptar um satélite soviético, e ferramentas de apoio aos estudentes no ensino online. Ainda se fala de cidades submersas e anamorfoses portuguesas. Mais leituras intrigantes vos aguardam nas Capturas desta semana. 

Ficção Científica e Cultura Popular

Patrick Woodroffe: Traços daquele otimismo futurista.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/641823790042578944/patrick-woodroffe

Bertrand Bonello : « Le plus beau film fantastique est français »: Dando de barato aquele chauvinismo tão francês, Les Yeux Sans Visage é de facto um filme perturbador, com uma fotografia arrepiante e momentos surpreendentes.

https://www.lepoint.fr/podcasts/bertrand-bonello-le-plus-beau-film-fantastique-est-francais-28-01-2021-2411709_4009.php#xtor=CS2-238

Top Ten Ray Harryhausen Creations: Se querem o marco absoluto dos efeitos especiais animatrónicos e stop-motion, o homem cujo trabalho desbravou novos territórios e influnciou (e continua a influenciar) os experts em efeitos espciais, é Ray Harryhausen. Se os efeitos nos parecem deliciosamente toscos para os padrões CGI de hoje, náo deixam de ser encantadores.

https://boingboing.net/2021/01/30/top-ten-ray-harryhausen-creations.html


“Doomsday + 1,” 1978: Uma curiosa série pós-apocalíptica de John Byrne, hoje quase esquecida.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/641721878645538816/doomsday-1-1978

Outro dos "meus": A nota do Lâmpada Mágica refere-se à tradução do livro, mas sublinha a importância da memória para evitar que os erros do passado se repitam. Como o Candeias observa, a História não nos cai em cima de repente. Vai caindo, levemente, mal nos apercebemos até que as suas consequências se tornam demasiado pesadas. Uma lição a reter, nestes dias em que os fascismos estão de regresso, para já com modos suaves, mas sempre tentando abrir espaço, escancarando mais a janela de Overton.

https://lampadamagica.blogspot.com/2021/01/outro-dos-meus.html



Her Lover Was Jungle Gold: Encontram-se estéticas muito bizarras nas capas pulp. Esta? Nem sequer consigo qualificar...

https://pulpcovers.com/her-lover-was-jungle-gold/

I spent two years working on my stop motion magnum opus, "Pexachu VS Godzilla.": E olhem que foi tempo muito bem gasto, esta curta está fabulosa.

https://www.reddit.com/r/nextfuckinglevel/comments/kmkdng/i_spent_two_years_working_on_my_stop_motion/

David Schleinkofer, 1979: Cidades do futuro.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/641506699962974208/david-schleinkofer-1979

Dylan Dog - Os Inquilinos Arcanos (Tiziano Sclavi, Corrado Roi, Luigi Mignacco, Enrique Breccia, Barbara Baraldi e Nives Manara): Uma das excelentes edições de Dylan Dog em Portugal, pela Levoir.

http://asleiturasdocorvo.blogspot.com/2021/01/dylan-dog-os-inquilinos-arcanos-tiziano.html

31 Visions of Hell, Satan, and Demons, according to a 1775 book obsessed with genitals: Recordem, os nossos antepassados não nos eram inferiores em imaginário, e a sua capacidade de invocar visões tenebrosas era muito elevada.

https://boingboing.net/2021/01/26/31-visions-of-hell-satan-and-demons-according-to-a-1775-book-obsessed-with-genitals.html

Tecnologia


Photo: O trolley problem, bem revisto.
https://brucesterling.tumblr.com/post/641841445186256896

Deepfake Willie Nelson for Omega Mart: Isto é intencionalmente weird, um projeto artístico que medita sobre a capacidade das tecnologias deepfake para nos convencer que o irreal é real.
https://boingboing.net/2021/01/28/deepfake-willie-nelson-for-omega-mart.html

Sikorsky And Boeing Unveil The Defiant X That Will Compete For The Future Long-Range Assault Aircraft: Os primeiros conceitos do helicóptero que poderá vir a substituir o Blackhawk, a aeronave mais polivalente usada em contextos civis e militares.
https://theaviationist.com/2021/01/28/sikorsky-and-boeing-unveil-the-defiant-x-that-will-compete-for-the-future-long-range-assault-aircraft/

Los robots cumplen cien años: O centenário da palavra, não do conceito. Se bem que os robots da peça de Kapek sejam mais similares a uma ideia de andróide biológico, e não homens mecânicos.

https://www.microsiervos.com/archivo/robots/robots-cumplen-cien-anos.html

AI in Manufacturing: How It’s Used and Why It’s Important for Future Factories: Usar Inteligência Artificial nos processos de manufatura industrial já é uma realidade. Agilizar de processos produtivos, fabricação automatizada e deteção preventiva de falhas em sistemas ou peças são algumas das vertentes em que os algoritmos desempenham, hoje, um papel fundamental.

https://redshift.autodesk.com/ai-in-manufacturing/

Three-dimensional search engine Physna wants to be the Google of the physical world: Para já, só os mais recentes iPhones têm as capacidades sensoriais digitais para captar o mundo em 3D. Mas o lidar e câmaras ToF vão começar a chegar a mais dispositivos e sistemas operativos, o que tornará aplicações como este motor de busca para o mundo físico uma nova fronteira de usabilidade digital.

https://techcrunch.com/2021/01/29/three-dimensional-search-engine-physna-wants-to-be-the-google-of-the-physical-world/

Lunik: Inside the CIA’s audacious plot to steal a Soviet satellite: Isto lê-se como um filme. A história da operação de sanidade duvidosa levada a cabo pela CIA no Mexico, com o objetivo de desviar temporariamente um satélite russo para análise por cientistas americanos, sem que os guardas soviéticos suspeitassem. Um plano que se aproveitou da logística de uma exposição itinerante de propaganda soviética, e contra todas as probabilidades, foi bem sucedida. A história é em si mirabolante, e o pormenor das bebidas apimentadas com LSD dadas aos guardas e pessoal soviético da exposição para garantir que estavam distraídos durante uma festa, enquanto os agentes desviavam o satélite, é um mimo.

https://www.technologyreview.com/2021/01/28/1016867/lunik-cia-heist-steal-russian-satellite-space-us-ussr/

The age of the cyber romantics is coming to an end: De facto, é notório que estamos a perder as ilusões. A promessa da polis digital degenerou nas bolhas informacionais, fake news, discursos extremados e polarizantes. Em grande parte, porque é o tipo de discurso que atrai a atenção, e é no atrair a atenção que está o modelo de negócio das redes sociais.

https://www.noemamag.com/the-age-of-the-cyber-romantics-is-coming-to-an-end/

Oda a la tinta electrónica: Confesso que também sou grande fã da tinta eletrónica. São ecrãs perfeitos para ler, não cansam os olhos, não requerem iluminação interna, e aguentam-se semanas ou meses sem precisar de recarregar. São excelentes, para o seu nicho.

https://www.xataka.com/accesorios/oda-a-tinta-electronica

Guía de herramientas básicas para estudiantes: 31 apps y webs imprescindibles para ayudarte con los estudios: Agora que o regresso ao ensino online é iminente, algumas ferramentas úteis para alunos e professores.

https://www.xataka.com/basics/guia-herramientas-basicas-para-estudiantes-31-apps-webs-imprescindibles-para-ayudarte-estudios

Yet another chatbot, trained on online utterances, starts spewing hate: A lição? Se os datasets de treino sáo os fluxos de conversa online, a coisa vai sempre correr mal. Ou seja, nós, humanos, revelamos sempre o nosso pior no mundo digital. Treinar algoritmos nisso é receita para o desastre.

https://boingboing.net/2021/01/30/yet-another-chatbot-trained-on-online-utterances-starts-spewing-hate.html

The Next Cyberattack Is Already Under Way: A cibersegurança é algo para ser levado muito a sério, este tipo de livros mostra-nos até que ponto os sistemas do qual depende o nosso dia a dia são vulneráveis.

https://www.newyorker.com/magazine/2021/02/08/the-next-cyberattack-is-already-under-way

SMS de vacinação Covid-19 facilmente falsificado: Serviço público, a recordar que mesmo numa crise grave, há quem se aproveite para tentar enganar o próximo. Não há sistemas totalmente seguros, mas saber o potencial de fraude ajuda-nos a defender os nossos sistemas.

https://abertoatedemadrugada.com/2021/02/sms-de-vacinacao-covid-19-facilmente.html

Listen to the evolution of speech synthesizers from 1939-1985: Hoje interagimos rotineiramente com vozes sintéticas e mal nos apercebemos, exceto por uma leve sensação de estranheza quando ouvimos vocábulos pronunciados de forma irregular. O caminho para se chegar a vozes artificiais tão próximas do natural foi longo, e este vídeo tem alguns exemplos dessa evolução.

https://boingboing.net/2021/02/01/listen-to-the-evolution-of-speech-synthesizers-from-1939-1985.html

Check Out These Fascinating, Declassified Photos of The A-12 Oxcart RCS Tests Inside Area 51: Imagens dos testes aos estidos para uma variante armada do lendário SR-71 Blackbird.

https://theaviationist.com/2021/02/01/check-out-these-fascinating-declassified-photos-of-the-a-12-oxcart-rcs-tests-inside-area-51/

2001: A Gaming Odyssey: Como era ser gamer há... vinte anos? O Tedium recorda os primeiros tempos dos jogos online, os pcs e as consolas que eram à altura objetos de desejo, e hoje recordações nostálgicas.

https://tedium.co/2021/02/03/2001-online-gaming-retrospective/

We’re living in a golden age of sample return missions: Ir já não chega, queremos que se regresse com amostras dos astros e corpos planetários. A pesquisa e investigação de ponta na exploração espacial já nos permite uma boa taxa de sucesso nestas missões.

https://www.technologyreview.com/2021/02/02/1017143/were-living-golden-age-sample-return-missions-mars-perseverance-moon-osiris-rex/

Modernidade


China’s Atlantis City: 25 Strange Facts About Lion City: Visões extraordinárias de uma cidade chinesa, afundada na construção de uma barragem, que se mantém bem preservada sob as águas.

https://www.thetravel.com/chinas-atlantis-city-25-strange-facts-about-lion-city/

A Folded Cube: Duas coisas interessantes neste vídeo. A ilusão em si, simples mas genial, e o ter sido criada por um grupo português que se dedica a explorar as anamorfoses.

https://www.futilitycloset.com/2021/01/29/a-folded-cube/

Esta espectacular montaña de cristal es 'The Helix', el nuevo cuartel Amazon: Claramente, o clássico super-arranha-céus mais alto que os outros como forma de ostentação de poder económico é coisa do passado. O que conta é arquitetura arrojada com recortes ambientais.

https://www.xataka.com/empresas-y-economia/esta-espectacular-montana-cristal-the-helix-nuevo-cuartel-amazon