domingo, 17 de janeiro de 2021

URL

Esta semana, destacamos as glórias de Citizen Kane, o trabalho do autor de Andrómeda, e a edição em português de Shangai Dream. Em tecnologia, fala-se de Inteligência Artificial e texto automático, da Maker Faire Rome e de um vislumbre dos sistemas panopticon da Palantir. Ainda se fala de terras submersas, e mapas alternativos. Mais leituras vos aguardam nas Capturas da semana.

Ficção Científica e Cultura Pop



Frank Kelly Freas: Desportos radicais.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/636569153342472192

How ‘Citizen Kane’ Got To Be, And Stopped Being, The ‘Greatest Film Ever Made’: Tudo tem a ver com gostos e épocas, mas há que sublinhar que o filme seminal de Orson Welles se mantém um dos grandes filmes de todos os tempos.

https://www.vulture.com/2020/12/why-is-citizen-kane-the-great-movie-ever-made.html

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM ZÉ BURNAY: Andrómeda é um dos mais fascinantes álbuns de BD portuguesa dos últimos tempos. Nesta entrevista, ficamos a conhecer melhor a obra e o seu criador.

https://h-alt.weebly.com/zeacute-burnay.html

Alfred Kelsner: Não, não é um ovni. Fãs de Perry Rhodan percebem.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/636942869107752960/alfred-kelsner

Do logro narrativo: Uma análise à prática, recorrente na ficção mais popular, de dar continuidade às narrativas sem realmente avançar a história. Aka encher chouriços, ou escrever a metro.

http://virtual-illusion.blogspot.com/2020/12/do-logro-narrativo.html



Jack Gaughan: Zonas de travessia.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/636784306493259776/jack-gaughan

"Shanghai Dream": BD francesa desenhada pelo português Jorge Miguel editada em Portugal: Estou imensamente curioso com esta bande dessinée desenhada por um ilustrador português a trabalhar para o mercado francês. Visualmente parece avassaladora. Mal chegue às livrarias, tiro a prova dos nove.

https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/shanghai-dream-bd-francesa-desenhada-pelo-portugues-jorge-miguel-editada-em-portugal


Eddie Jones, 1979: Manter a distância, é aconselhável.

https://70sscifiart.tumblr.com/post/636886299602796545/eddie-jones-1979

A invasão do estilo mainstream na ficção especulativa nacional: Os hipsters do gerador descobriram a literatura fantástica em português. E, como seria de esperar para quem só consegue distinguir a vanguarda do mainstream, conseguiram confundir tudo, metendo no mesmo saco FC, terror e fantasia, designando-os de ficção especulativa. Até poderia apostar que quem escreveu o artigo não se deu ao trabalho de ler uma linha sobre análise crítica à ficção fantástica. É essa a designação generalista que alberga os diferentes géneros, dos quais a ficção especulativa é um sub-género da FC, entendido? Até recomendaria a leitura do livro Billion Year Spree, mas não é o tipo de tomo que se encontre nas estantes eminentemente decorativas da Ler Devagar. Mas não me deveria chatear com isto, afinal, é o Gerador ¯\_(ツ)_/¯.

https://gerador.eu/a-invasao-do-estilo-mainstream-na-ficcao-especulativa-nacional/

Tecnologia


Thought Machines and the Revenge of the Atoms: Uma máquina capaz de pensar, vista pelo olhar dos ilustradores das revistas pulp.

https://longstreet.typepad.com/thesciencebookstore/2020/12/jf-ptak-science-books-in-the-past-of-the-past-of-the-thinking-machine-back-when-alan-turing-was-only-15-the-prodigious-an.html

Distinguishing Between Biological and Machine Civilization Techno-signatures: Como poderemos distinguir se hipotéticas civilizações extraterrestres serão biológicas ou mecânicas? Alguns traços poderão ajudar a distinguir potenciais indícios alienígenas.

https://www.centauri-dreams.org/2020/12/04/distinguishing-between-biological-and-machine-civilization-techno-signatures/

Aevum Unveils Ravn X Autonomous Launch Vehicle For Lightweight Satellites: Um drone de grande capacidade, pensado como plataforma de lançamento de satélites.

https://theaviationist.com/2020/12/04/aevum-unveils-ravn-x-autonomous-launch-vehicle-for-lightweight-satellites/

The fragmentation of everything: É uma das mais preocupantes tendências no mundo digital - a fragmentação extrema em redes fechadas, dentro de fronteiras geográficas ou ideológicas.

https://www.technologyreview.com/2020/12/04/1013038/the-fragmentation-of-everything/

VSCO acquires mobile app Trash to expand into AI-powered video editing: Vou só sublinhar o verdadeiramente importante nesta notícia - haver implementações de inteligência artificial para simplificar a criação de vídeos em telemóveis.

https://techcrunch.com/2020/12/03/vsco-acquires-mobile-app-trash-to-expand-into-a-i-powered-video-editing/

3D printed learning aids could provide teachers with 86% cost savings: É, sem dúvida, uma das mais discretas mas impactantes aplicações da impressão 3D. Há toda uma diferença entre ver imagens e renderings de conteúdos educativos, e o segurar de objetos que os replicam. E a aprendizagem é ainda mais profunda se envolvermos os alunos no design destes modelos 3D.

https://3dprintingindustry.com/news/3d-printed-learning-aids-could-provide-teachers-with-86-cost-savings-180372/

Oral Drug Blocks SARS-CoV-2 Transmission, Georgia State Biomedical Sciences Researchers Find: Uma notícia intrigante, e que mostra a evolução noutra vertente de combate à covid que não a vacinação. Estas investigações identificaram um medicamento que trava a progressão da infecção (isto, se estiver a interpretar bem o estudo). Claro que falta ainda muito que investigar, mas é de notar que se colocamos as esperanças na vacinação, ela por si só não irá resolver o problema da Covid. São precisas terapias para as situações de infeção.

https://news.gsu.edu/2020/12/03/oral-drug-blocks-sars-cov-2-transmission-georgia-state-biomedical-sciences-researchers-find/

AI-Created Art – A Dystopic Future?: Uma análise muito forte, que enquadra a arte criada por IA no contexto da evolução artística a partir do modernismo. Mas deixa de parte um ponto importante. A verdadeira arte é criada recorrendo à IA. Os algoritmos por si só podem gerar imagens, mas mesmo nos processos mais automatizados, a mão (e espírito, e estética) do artista está presente na seleção de modelos de treino e output final. Ou seja, a inteligência artificial é mais uma ferramenta que expande possibilidades artísticas. O resto, dizer que a máquina sonha e cria, é geralmente gimmick para despertar a atenção.

https://newcriterion.com/issues/2020/12/acheiropoieta

Tech Support People Are Sharing The Worst Cases They’ve Seen While On The Job: Tenham  medo. Tenham muito medo. Telefones ao microondas até é o mais soft que se vê aqui.
https://www.boredpanda.com/tech-support-pics

The Hot New Covid Tech Is Wearable and Constantly Tracks You: Não demorou muito. Já há no mercado produtos que rastreiam os utilizadores, de uso obrigatório nalgumas instituições. 
https://www.nytimes.com/2020/11/15/technology/virus-wearable-tracker-privacy.html

Synthespian Escalation: Uma longa leitura, mas que vale bem a pena. Um estado da arte, com pistas sociais, estéticas e técnicas, sobre dimensões de expressão artística que cruzam estéticas do anime, realidade virtual e imediatismo online.
https://www.thejaymo.net/2020/12/02/synthespian-escalation/

The internet is not ready for the flood of AI-generated text: Fake news, trash content. A produção de textos por algoritmos vai criar novos níveis de desinformação e sobrecarga informacional.
https://mondaynote.com/the-internet-is-not-ready-for-the-flood-of-ai-generated-text-a082976c6186

We read the paper that forced Timnit Gebru out of Google. Here’s what it says: Essencialmente, uma preocupação com os elevados custos ambientais do treino de modelos avançados de Inteligência Artificial.
https://www.technologyreview.com/2020/12/04/1013294/google-ai-ethics-research-paper-forced-out-timnit-gebru/

Spotify could soon replace real artists with AI music: E o público alvo deste tipo de música nem daria pela diferença. É intrigante, esta patente da Spotify: aprende com a enorme base de dados de música a que a empresa tem acesso, para gerar composições originais. Cruze-se isso com o registo das preferências dos utilizadores, e está aí a fórmula para música a metro, infinitamente personalizável.
https://www.inputmag.com/tech/spotify-could-soon-replace-real-artists-with-ai-music

Enter the Dragnet: Um raro vislumbre sobre os sistemas panopticon da Palantír, acompanhando agentes da polícia que o usam para identificar potenciais suspeitos de crime, por vezes a partir de dados muito reduzidos. É assustadora, a facilidade com que se encontram agulhas no imenso palheiro de dados a que estes sistemas têm acesso.
https://logicmag.io/commons/enter-the-dragnet/

Maker Faire Rome 2020: Where Innovation Is A Way Of Life: A Maker Faire Rome Virtual está quase a começar, e estes são alguns dos projetos em destaque.
https://makezine.com/2020/12/08/maker-faire-rome-2020-where-innovation-is-a-way-of-life/

reMarkable 2, análisis: lo más parecido al papel, lo más inesperado como tablet: Papel digital é um interessante nicho para os displays de tinta digital.
https://www.xataka.com/analisis/remarkable-2-analisis-caracteristicas-precio-especificaciones

Modernidade


Ryan Reynolds' Dating App Parody Is Comedy Gold: Ah, o amor. Realmente, 2020 foi tudo menos um ano divinal.

https://cheezburger.com/105769985/ryan-reynolds-dating-app-parody-is-comedy-gold

MOOD IS THE MOST UNDERRATED LITERARY DEVICE — AND THE MOST VALUABLE: Essencialmente, a capacidade da narrativa nos despertar sentimentos é o principal elemento que nos agarra à leitura.

https://bookriot.com/mood-literary-device/

Study Rewrites History of Ancient Land Bridge Between Britain and Europe: É uma daquelas arqueogeografias de fascínio, os territórios que ligavam as ilhas britânicas à Europa, hoje submersos.

https://www.smithsonianmag.com/smart-news/tiny-islands-survived-tsunami-almost-separated-britain-europe-study-finds-180976430/

Cuando el ejército de Estados Unidos convirtió el Metro de Nueva York en el "laboratorio de guerra bacteriológica" más grande del mundo sin que nadie lo supiera: Ah, os bons velhos tempos em que se podia fazer pesquisa química e bacteriológica em humanos sem essa chatice das comissões de ética.

https://www.xataka.com/medicina-y-salud/cuando-ejercito-estados-unidos-convirtio-metro-nueva-york-laboratorio-guerra-bacteriologica-grande-mundo-que-nadie-supiera

The intriguing maps that reveal alternate histories: As histórias que poderiam ter acontecido, se os acontecimentos tivessem evoluído de outras formas, a dar inspiração para mapas que despertam o imaginário.

https://www.bbc.com/future/article/20201104-the-intriguing-maps-that-reveal-alternate-histories