terça-feira, 19 de janeiro de 2021

The Road to Science Fiction

 

James Gunn (1977). The Road to Science Fiction: From Gilgamesh to Wells. Londres: Signet.

Apontamos para Verne e Wells, e essencialmente para Gernsback, o início da ficção científica como género literário. Mas quais são as suas origens? Que textos do passado poderão ser lidos como uma espécie de proto-FC? É de notar que nunca os autores da antologia se referem aos textos que coligem como ficção científica, apenas nos apontam leituras que, ao longo do tempo, iniciaram a exploração de temas que hoje fazem parte do domínio da FC. O foco está em textos que iam mais longe do que o imaginário fantástico, que contém traços daquilo que se veio a tornar FC.

O livro, apesar de curto, é enciclopédico, passando por textos tão díspares como fragmentos do Épico de Gilgamesh, Luciano de Samosata, Kepler, Rostand, ou Swift, até culminar em Mary Shelley. O livro advoga Frankenstein como o texto fundador da FC, e segue mostrando-nos autores que, entre histórias de aventuras e contos fantásticos, começaram a incorporar a especulação científica. Aqui, Poe, Hamilton, e os incontornáveis Wells e Verne, mas também incluindo nomes mais discretos como Hawthorne e Bierce, são os escolhidos para mostrar como a incorporação de ideias de futuro, ciência e tecnologia foi evoluindo até se tornar um género literário próprio.

Livro clássico, parte de uma série em que James Gunn (o autor clássico de FC, não confundir com o realizador) explora as raízes da ficção científica.