quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Team Rafale: Présentation Alpha; Trésor de guerre; Opération Nexus One; Traque en Afghanistan; Black Shark.


Frédéric Zumbiehl, Éric Louette (2007). Team Rafale T01: Présentation Alpha. Paris: Zephyr Editions.

Quando uma equipa de pilotos de Rafale se desloca a um festival aéreo na Indonésia, têm de enfrentar mais do que as habituais rivalidades entre empresas. Um grupo de terroristas faz de tudo para sabotar as demonstrações dos pilotos franceses, culminando num ataque à torre de controlo do aeroporto só para desviar o Rafale para uma singular armadilha: um bairro em construção, cheio de terroristas armados com mísseis terra-ar e até helicópteros. Obstáculos que não são intransponíveis para pilotos experientes aos comandos de um caça ágil. História de aventuras divertida, e, essencialmente, muita vinheta com aeronaves bem desenhadas, que é o verdadeiro chamariz deste tipo de livros.

Frédéric Zumbiehl, Durand Mathieu (2008). Team Rafale T02: Trésor de guerre. Paris: Zephyr Editions.

Nesta aventura, os pilotos da esquadrilha de Rafales são enviados ao Djibuti. A sua missão: travar um carregamento de ouro transportado por terroristas. Bem armados, estes já foram capazes de derrubar caças F-18. A força francesa terá ainda de enfrentar um ardiloso piloto mercenário, cuja estratégia de combate aéreo irá causar dores de cabeça aos pilotos franceses. Uma aventura que se distingue pela qualidade do desenho, que transmite bem a emoção das aeronaves.


Frédéric Zumbiehl, Eric Lutte (2009). Team Rafale T03: Opération Nexus One. Paris: Zephyr Editions.

Nesta aventura, os pilotos da esquadrilha são destacados para o Afeganistão. A sua missão: recuperar, ou destruir, os restos de um satélite de espionagem francês. Este perdeu a órbita e despenhou-se em território controlado por Talibãs, e não convém que a tecnologia de ponta francesa caia em mãos alheias. No entanto, os restos de alta tecnologia não passam despercebidos aos agentes secretos de outros países, que irão raptar um dos pilotos da esquadrilha para este revelar a posição dos destroços. Uma aventura de alta intensidade pelas ruas de Cabul.

Frédéric Zumbiehl, Mathieu Durand (2010). Team Rafale T04: Traque en Afghanistan. Paris: Zephyr Editions.

Continuação do volume anterior. As forças francesas correm contra o tempo para recuperar os restos do satélite. E terão de se haver com um adversário poderoso: um piloto mercenário, dos poucos capazes de enfrentar os Rafales. Será uma dura perseguição pelo deserto, com o mercenário aos comandos de um caça de descolagem vertical russo, cheio de ardis para tentar derrotar os pilotos franceses.

Frédéric Zumbiehl, Frederic Lourenco (2012). Team Rafale T05: Black Shark. Paris: Zephyr Editions.

O próximo desafio dos nossos aviadores será enfrentar um grupo terrorista que roubou dois drones experimentais. Tudo se passa na Inglaterra, onde forças combinadas que incluem os pilotos franceses estão a assegurar a segurança de uma reunião dos G-8. No entanto, a trama urdida pelos terroristas, que para além de ataques com drones inclui um velho Phantom telecomandado, carregado de explosivos, lançado sobre o palácio onde se reúnem os chefes de estado, parece imparável. Os drones derrotam todas as defesas anti-aéreas, e o Phantom dirige-se, implacável, para o seu alvo. Conseguirão os Rafales travar o ataque? Não há resposta a isso, temos de esperar pelo tomo seguinte. É de assinalar que a série baixa aqui a sua qualidade gráfica, o traço do ilustrador não se adequa muito aos temas aeronáuticos.