Alfredo Castelli, Lucio Fillipuci (2015). Docteur Mystère. L'Integrale. Milão: Mondadori Comics.
Uma brincadeira do eterno argumentista de Martin Mystére com um personagem algo homónimo vindo da literatura de aventuras populares italiana da viragem de século. Muito humor, tom revivalista, e referências literárias são o que caracteriza estas histórias-
The Mysteries of Milan: Um desaparecimento em Milão desperta a curiosidade do detective que ensinou a Sherlock Holmes tudo o que sabe. Parte daí uma aventura cheia de peripécias, onde os heróis terão de enfrentar uma terrível ameaça vinda do oriente. Docteur Mystére é um bem humorado pastiche, cheio de referências aos clássicos do fantástico, aventuras e proto-ficção científica. Algumas mais veladas, outras óbvias, como o ter Fu Manchu no papel de vilão principal. Nestas histórias, parte do jogo é perceber as referências, e há muitas para descobrir nesta caricatura simpática.
The War of the Worlds: Na segunda aventura do inefável doutor, uma viagem à lua irá revelar os seus estranhos segredos. As civilizações lunares e as suas relações com a Terra, bem como uma ameaça que paira sobre os terrestres, com a vontade de uma das civilizações lunares de invadir o nosso planeta. A sucessão é cómica e histriónica, cheia de referências à ficção científica (há uma batalha orbital que é essencialmente uma longa piada a Star Wars e Star Trek). Infelizmente, com tanto afã referencial e vontade de ter piada, esta segunda aventura de um personagem clássico da literatura de aventuras italiana da viragem do século XIX para o XX, perde muito a graça que almeja ter. Num pormenor autoreferencial, é curioso que Alfredo Castelli tenha decalcado visualmente o aspeto de Cigale, o eterno ajudante do Doutor Mystère, do seu personagem Martin Mystère.