domingo, 9 de agosto de 2020

URL

Os prémios do Estranho Senhor Jacinto, o deleite pelo divagar em livrarias e o adiamento da Comic Con portuguesa são os principais destaques na cultura pop. Nas tecnologias, olhamos para o potencial terapêutico dos robots, danos colaterais da cibersegurança, e os desenvolvimentos na impressão 3D de foguetões. Ainda resevamors uma visita à Antártida, visualizações rigorosas do coronavírus e os riscos de um mundo pós-covid. Para além destas, aguardam-vos mais leituras intrigantes nas Capturas da semana.

Ficção Científica


Syd Mead: Do irresistível futurismo.

O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto: Tem sido excelente, o percurso nos festivais desta animação stop motion portuguesa realizada por Bruno Caetano. Agora traz para Portugal o prémio Desenvolvimento Visual dos Prémios Quirino de Animação Ibero-Americana.

THE ENIGMA OF AMIGARA FAULT: Este curto mangá de Junji Ito, arrepiante e brilhante, de vez em quando é recuperado pelos amantes de terror. Vale pelo estilo gráfico, e arrepios.

Universos de fantasia-científica: Uma análise à obra de N.K Jemisin, tocando na forma como faz evoluir os campos temáticos da Ficção Científica.


Jim Laurier: Cenas clássicas.

There’s no replacement for the thrill of browsing in a bookstore: Como compreendo este desejo. Quando se iniciou por cá o desconfinamento, uma livraria foi exatamente o primeiro local que visitei. E quando, ao fim de três meses, regressei pela primeira vez a Lisboa, foi para... adivinharam, ir à Barata e à Kingpin Books. A aleatoriedade da descoberta de leituras enquanto se navega pelas prateleiras de uma livraria foi das coisas que mais senti falta durante os dias de confinamento.


Gary Viskupic, 1971: PJ Farmer era, de facto, algo psicadélico nas suas histórias.

Apito de Partida: Recordações de infância urbana, numa curta BD escrita por Pedro Moura e ilustrada por Pedro Burgos.

Não há Comic Con Portugal este ano. Evento foi adiado para 2021: Sem grandes surpresas. E a grande dúvida é saber se em 2021 já haverá condições para regressar a este tipo de eventos. Entretanto, a CCPT mantém algumas das atividades, em modo virtual, e os galardões de banda desenhada.

P Craig Russell: Da mestria de um ilustrador clássico.

Lost George A. Romero Film The Amusement Park Being Shopped: Oh my, um filme perdido do grande mestre do terror, ainda por cima sobre parques de diversões creepy. Estou em pulgas para o ver.


“The Sentinel,” by Chris Foss: Iconografias clássicas.

Tachikoma – Fully Articulated: Ai, que modelo 3D fabuloso! Só dá vontade de meter as impressoras a aquecer. Os Tachikomas são dos melhores detalhes de Ghost in the Shell.

When Hollywood finally noticed the web: What it got right and oh so wrong: Mais coisas erradas do que certas, se recordarmos pastelões como The Net. Mas a visão cyberpunk de Hackers, Johnny Mnemonic e Strange Days tornou-se sinónimo de futurismo digital.

Tecnologia


The accidental dystopia of major construction sites: O segredo da fotografia são os pontos de vista, e esta thread brilhante mostra imagens de estaleiros de obras que se parecem com cenários distópicos.

Tecnología básica universal: la lucha por el acceso a internet como derecho humano: Cada vez mais, a acessibilidade digital é essencial para o dia a dia, para a cidania. Deverá tornar-se um direito humano? De facto, sem acessos, a vida no século XXI é mais complicada.

Cuddling Robot Baby Seal Paro Proven to Make Life Less Painful: Mais um estudo que mostra a capacidade dos robots de companhia como forma de conforto de pacientes. Não é um curativo, apenas um alívio psicológico.

A plan to redesign the internet could make apps that no one controls: A corrente estrutura da Internet permite que algumas empresas gigantes, de facto, controlem o mundo online. Mas a evolução da Internet não tem de seguir esse caminho, os protocolos de base podem evoluir em direção a sistemas descentralizados.

Los dinosaurios conquistan la pantalla de tu móvil Android e iOS a través de Google y la realidad aumentada: Um divertimento com realidade aumentada - pesquisar sobre dinossauros no Google permite ver estes modelos 3D com animação sobre espaços reais. Apenas em telemóveis compatíveis com AR Core.

Human rights activists want to use AI to help prove war crimes in court: Intrigante. Ativistas de direitos humanos usam algoritos de aprendizagem automática para analisar milhares de horas de vídeos, para catalogar indícios de crimes de guerra.

RESEARCHERS PUBLISH OPEN-SOURCE, LOWER COST DESIGN FOR 3D PRINTED ROBOT DOG: Bem, não vem montado. É preciso imprimir as peças, arranjar servomotores, programar as placas controladoras, e aparafusar. Muito aparafusar. Mas é uma forma low cost, em espírito Maker, de criar um cão robot.

The Era of Fragmentation, Part 4: The Anarchists: Mais um interessante capítulo da história inicial da internet, desta vez dedicada a redes alternativas à Arpanet, usadas para tornar mais acessivel as interligações em rede. Algumas, como da Fido.net, extinguiram-se. Outras, como a Usenet, tornaram-se um dos serviços da internet. 

Computation All the Way Down: Física avançada como forma de computação, ou a abstração matemática computacional que descreve as bases do universo.

Satellites documented COVID-19’s impact from space: Da diminuição das emissões poluentes a fotos de fábricas de automóveis chinesas cheias de carros novos à espera de entrega. Os sensores dos satélites que orbitam o planeta dão-nos novas formas de interpretar os impactos da pandemia.

Startup on quest to 3D-print rockets now has a second launch site on the California coast: Não atrai tanto as atenções como a SpaceX, mas à sua maneira a Relativity Space também é revolucionária. Especializa-se no desenvolvimento de foguetões totalmente impressos em 3D, e caso achem que é vaporware, o ter já dois locais de lançamento significa que a aposta é séria.

Model helps robots think more like humans when searching for objects: Metodologias para treinar visão computacional em robots.

Why AWS built a no-code tool: Mais uma ferramenta na tendência de desenvolvimento de ferramentas de computação que não requerem conhecimenso de programação. Formas de automatizar o tratamento de dados em organizações, sem obrigar a aprender programação ou contratar programadores.

The Endangered Internet Archive Is Full of Treasures: O Internet Archive tem muitas valências, e dedica-se a preservar a fugaz memória digital. Há verdadeiras pérolas entre as suas coleções - o nome que é dado aos projetos de preservação digital.

Let's Kill Facial Recognition For Good: O reconhecimento facial automatizado por inteligência artificial é um daqueles sonhos totalitaristas, o de uma sociedade panopticon onde todoos os movimentos dos cidadãos são escrutinados. E isso, é o que não queremos para as democracias liberais.

The Unintended Harms of Cybersecurity: Segurança digital obriga a fazer concessões. Os sistemas mais seguros são quase não utilizáveis pelos utilizadores comuns. É preciso equilibrar segurança com usabilidade, senão corremos o risco de gerar problemas de acessibilidade, ou outros riscos imprevisíveis de segurança quando os utilizadores dão a volta para simplificar sistemas seguros.

Living in Alan Turing’s Future: Recordar a personalidade de Alan Turing, cujo trabalho pioneiro determinou a forma como a computação sustenta a nossa sociedade digital.

A Look at Deepfakes in 2020: Uma análise aos perigos das imagens deepfake, e à sua promessa de desvirtuar a confiança na comunicação digital. Se o vídeo que vemos pode ser manipulado com ferramentas de inteligência artificial, como podemos confiar na veracidade de notícias que vemos nos media digitais?

A pandemia e os perigos de uma distopia digital: colonizando pelo algoritmo?: Uma excelente análise das valências, e perigos, do uso de algoritmos de inteligência artificial para apoio a decisões, vigilância de populações e segurança, com impacto na legitimidade democrática.

CSAIL robot disinfects Greater Boston Food Bank: Já tenho visto na comunidade Maker bastantes projetos DIY de desinfeção por raios ultravioletas. Mas a radiação eficaz é a tipo C, que é perigosa para os humanos. Mas um robot resolve o problema, numa expectável utilização que se insere na vertente de robótica usada para salvaguardar humanos em trabalhos perigosos.

In a panic over fleeing advertisers, Facebook launches PR blitz to announce it is "a mirror to society": E, em parte, é esse o problema do Facebook. É de facto um espelho da sociedade. Começa logo pela forma como instrumentaliza as piores pulsões - ódios raciais, conservadorismo excessivo, extremismos, para aumentar os seus fluxos de rendimento. Na economia digital, o choque dá cliques, e os cliques alimentam a máquina de dinheiro publicitário. Por muitas declarações amigáveis que façam, os responsáveis desta rede social não têm na verdade muito interesse em melhorar o ambiente que se vive nela. É um espelho, e o que reflete não é agradável.

Facebook’s newest proof-of-concept VR headset looks like a pair of sunglasses: Um dos maiores obstáculos à utilização de Realidade Virtual está na necessidade de uso de HMDs que limitam o campo de visão. A imersividade tem como custo o alheamento do espaço que nos rodeia. Mas este tip de óculos poderá contribuir para resolver esse problema.

Modernidade


Scenes From Antarctica: Uma visita à beleza cortante do local mais isolado do planeta.

First Look: Screen Talk: Nascido em 2014, este projeto de net art cria uma narrativa digital interativa, não linear e cheia de distrações induzidas, sobre... uma pandemia global. Entretanto, a vida imitou a arte.

Inside the Coronavirus: Um dos aspetos impressionantes da pandemia é a rapidez com que a comunidade científica se dedicou a estudar e publicar dados sobre esta nova ameaça à saúde humana. A Scientific American mostra-nos, com detalhes impressionantes, a anatomia do pequeno vírus que paralisou a sociedade global.

La artista que fotografió y clasificó pacientemente los 10.532 objetos que había en su casa, uno por uno: Um bom projeto artístico para dias de confinamento - fotografar todos os objetos que temos em casa.

Explore 'The Last Supper': Está difícil ir a Milão visitar o fresco original, e para visitar a cópia na Royal Academy of Arts também não é o melhor momento. Mas podemos sempre contemplar a reprodução do génio estético de Leonardo DaVinci através desta foto gigapixel no Google Arts and Culture.

What’s At Risk: An 18-Month View of a Post-COVID World: Um inquérito a especialistas do World Economic Forum mapeou os riscos sistémicos no futuro próximo. Tl;dr: estamos tramados. resta perceber o grau de tramado que nos aguarda. não será a queda da civilização global, mas será uma nova página da história. O outbreak inicial de Covid-19 em wuhan foi o momento assassinato do arquiduque para o século XXI.

What Happens When Kids Don’t See Their Peers for Months: Isolamento, escola em casa, confinamento. Nas idades mais jovens, onde a socialização é fundamental na construção da personalidade, os efeitos da pandemia vão-se fazer sentir no desenvolvimento das crianças.