quinta-feira, 30 de julho de 2020

Comics: The Phantom Eagle Flies the Savage Skies; Where Monsters Dwell


Garth Ennis, Frank Cho, Russ Braun (2016). Where Monsters Dwell: The Phantom Eagle Flies the Savage Skies. Nova Iorque: Marvel Comics.

Dêem a Garth Ennis a missão de criar um comic da série battleworld... e ele dá a volta por cima. Battleworld foi um resquício de mega-evento Marvel, onde heróis se viam transportados para um universo paralelo dedicado ao combate. Está-se mesmo a ver o tipo de histórias. Já Ennis prefere recuperar um personagem esquecido, The Phantom Eagle, às dos ares na I Guerra. Que agora vive uma existência de ética e legalidade dúbia no extremo oriente. Ao dar boleia a uma dama britânica, é apanhado numa tempestade que os leva ao battleworld. Que, para eles, é uma terra primeva cheia de dinossauros, tubarões gigantes e crocodilos à mesma medida. Habitada por tribos de pigmeus que dão bons aperitivos para dinossauros, e uma tribo de amazonas com inclinações decididamente sáficas. Tal como a dama brkrs, que é bem menos indefesa do que parece, e tem pouco de inocente. Já o herói é um desastrado cujo machismo e pose heróica são atrapalhados a cada passo. Ennis não poupa na sua ironia ácida, e ainda se diverte a oferecer-nos dogfights entre pterodáctilos e um FE-2B (pormenor importante para quem aprecia aviação e uma das marcas deste argumentista, conhecido pelo seu rigor na história militar)


Peter David. et al (2005). Marvel Monsters: Where Monsters Dwell. Nova Iorque: Marvel Comics.

Um revisitar das velhas histórias de monstros da Marvel, mas apesar da equipa de luxo, menos interessante do que poderia ser. O tom é de piada (nada contra isso), mas não traz nada de novo. Nem é nostálgico, nem revisita o género, apenas brinca com ele.