quarta-feira, 26 de junho de 2019

Ángulo muerto


Junji Ito, et al (2018). Ángulo muerto: Antología de cómic de terror. Barcelona: ECC Ediciones.

Confesso-me fã do horror japonês. A mistura de temas ocidentais, nas estruturas narrativas de histórias de assombrações, com as mitologias nipónicas resultam em histórias de uma sensibilidade muito diferente às da tradição europeia. Gosto especialmente dos caráteres aleatório e interminável do terror japonês. Não há exorcismos ou redenções, e as maldições acontecem por acaso. Esta antologia reúne nomes que já conheço e sou fã, como Junji Ito e Hideshi Hino. É sempre um prazer rever os seus estilos gráficos e narrativos. Os restantes são-me desconhecidos, e fiquei bem surpreendido com os trabalhos de Yousuke Takahashi, Amagappa Shoujogun ou Kanako Inuki, que vou manter para referência, caso encontre obras ou antologias suas.

Blancanieves: Cabe a Junji Ito arrancar esta antologia, com uma história levemente inspirada no clássico tradicional. Quão levemente? Ito transforma a rapariga na filha da madrasta, e substitui os anões por espíritos que assombram as masmorras onde a mãe encerrou a jovem. Sendo um conto de horror, a cegueira por se manter a mulher mais bela de acordo com as palavras de um espelho leva a mãe a matar a filha várias vezes, com ajuda do marido. Um tipo de conto curto clássico de Ito, com a sua habitual elegância gráfica a tornar mais leve o seu forte caráter mórbido.

Un Cuento que Finaliza en el Prólogo: Fique surpreendido pelo estilo gráfico de Yousuke Takahashi, num registo mais expressivo do que o habitual rigor estilístico do mangá. A história tem um forte sentido de humor. Um jovem recebe de uma rapariga o dom de ver espíritos, antes desta morrer. Ela quer que ele siga os seus passos, continue a sua missão, mas o rapaz não está nada para aí virado.

Medicina Espiritual: Talvez o que me tenha impressionado menos pelo seu grafismo, por vezes expressionista, por vezes surreal, mas essencialmente grotesco, no mau sentido. A história de Kanako Inuki também é bastante banal. Um médico num consultório vai atendendo pacientes muito bizarros, até a última lhe revelar que está morto, recusa-se a aceitar a sua condição de fantasma e está a atrair as restantes assombrações do cemitério.

El Ratón de Biblioteca: Esta história de Amagappa Shoujogun é uma excelente surpresa. Graficamente muito bem conseguida, num traço clássico e rigoroso. A narrativa leva-nos a uma biblioteca assombrada por um espírito que só se deixa entrever através das estantes, e ao qual nunca se conseguiu ver o rosto. A curiosidade romântica de uma jovem bibliotecária leva-a a conceber uma artimanha para, finalmente, o ver de frente, mas o que descobrirá é horrendo e terá consequências esventradoras.

Una Leyenda del Circo: De Hideshi Hino esperamos o grotesco, e não desilude. A história é grand guignol, com um circo de freaks que oculta demónios, e a separação de duas monstruosidades ligadas entre si. Para além da bizarria narrativa, vale pelo traço grotesco e vincado em contrastes absolutos do preto e branco deste mangaká.

Un Libro de Ilustraciones Repulsivas: A história de Michiru Noroi é um tipo de narrativa bastante convencional, sobre um objeto assombrado que desperta naqueles que o tocam pesadelos, e os levam à loucura e a destinos sangrentos. O traço tem alguns deliciosos momentos de grotesco.

Mujeres en la Oscuridad: Kanako Inuki encontra o horror nas vidas das donas de casa desocupadas, em três pequenas histórias de isolamento. Na primeira, uma mulher que suspeita que o marido a trai alimenta-o com sanguessugas. Na segunda, a curiosidade em espreitar o lixo dos vizinhos leva a uma descoberta macabra. Para finalizar, uma mulher solitária recebe chamadas da vizinha que mora no apartamento ao lado do seu, até descobrir que esta se havia suicidado poucos dias antes de se ter mudado.

El Pájaro Enjaulado: Esta história de Not Osada roça o incompreensível. Não se percebe se envolve bruxarias ou mulheres que julgam que vão crescer asas nos seus ombros. Visualmente, é interessante.

He Empezado El Tejón: Sonhos, infidelidades e pesadelos cruzam-se nesta história de Yousuke Takahashi, onde um homem enfadado com a vida que leva se cruza com uma súcubo.