domingo, 31 de março de 2019

URL

TRIGGER WARNING from Superflux on Vimeo.

Trigger Warning: Espaços urbanos, memes, a iminente guerra de ideias transformadas em armas. E isto: "we seek shelter in the warm comfort of the blue glow".

Momo Is Not Trying to Kill Children: Confesso que até estou surpreendido com o ressurgimento deste meme/hoax. São coisas que descarrilam depressa, e no ecossistema das ideias online, depressa ganham vida própria, há sempre quem acredite nisto e encontre formas de transformar estas coisas falsas em realidade. O autor do artigo acerta, de forma brilhante, no ciclo de perpetuação e viralização destes falsos perigos: "All of these challenges and trends follow the same formula: A local news station runs a piece overstating a dangerous teen trend. Concerned parents flock to social media to spread the word. Actual teenagers and anyone else who lives their life Extremely Online mock them for their naïveté. Brands and influencers hop on the trend, parodying it and exploiting it for their own gain. And trolls take advantage of those who believe it’s real, often by creating and posting content that seemingly confirms parents’ worst fears". 

A 20th Century Book That Foresaw Our Questions About AI: Uma crítica sustentada ao trabalho seminal de Norbert Wiener e o conceito de cibernética, que está na génese de muitas ideias estruturantes da sociedade digital contemporânea.

Study Finds Artists Become Famous through Their Friends, Not the Originality of Their Work: O que não é grande novidade. Não há por aí muitas biografias dos artistas solitários, que viviam em eremitério, não se dando com os seus contemporâneos. E é algo que quem, na vida, já teve ambições artísticas, já sentiu na pele. De tal forma que no frequentar de escolas artísticas, o mais importante são as amizades que se fazem, e não o que realmente se aprende em termos técnicos.

What if the foldable mobile phone had been released in the 1990s?: Isto está brilhante, e tão, tão certeiro. Não só pela forma como brinca com os telemóveis de ecrã dobrável, mas especialmente pela maneira como replica a estética dos telemóveis dos anos 90.

WILLIAM GIBSON, UM APOCALIPSE DOCE E LENTO – POR JOÃO BARREIROS: Por ocasião do iminente lançamento da primeira obra de Gibson traduzida para português, um artigo do decano da FC portuguesa sobre o autor. The Peripheral tem data de lançamento marcada para 15 de março, editada pela Saída de Emergência.

An “exhilarating” start for Dragon, but the hard tests are still to come: Talvez a mais forte implicação da CrewDragon: se for bem sucedida, será a primeira vez que uma empresa privada tem capacidade de colocar astronautas em órbita.


“Four F-117s Conducted Covert Air Strikes In Syria in 2017” Reputable Dutch “Scramble” Magazine Says: Era suposto estarem desativados, mas há indícios que os caças-bombardeiro F-117 ainda estarão a uso... provavelmente, em missões sensíveis. Um F-117 em voo é quase uma peça de arqueologia aeronáutica. Foi o primeiro avião com características stealth, capaz de ser invisível a radares e sistemas de deteção.

The shift to collaborative robots means the rise of robotics as a service: Um intrigante dado para a discussão sobre o futuro do emprego face à crescente importância da robótica e automação. O uso de cobots, robótica colaborativa, que trabalham em apoio aos trabalhadores humanos. Por si só, não há robots suficientemente autónomos para serem capazes de substituir por completo trabalhadores, exceto em nichos de tarefas muito rotináveis e bem definidas.

America's First Bookless Public Library Has Arrived Right On Schedule: Como também sou grande fã de dead tree media, fico com sentimentos mistos perante a ideia de uma biblioteca pública totalmente digital. Mas, como mostra Novak no seu sempre interessante Paleofuture, a acessibilidade eletrónica da informação bibliográfica é um velho sonho futurista.

How AI Will Rewire Us: Intrigante. A forma como estabelecemos relações com robots revela muito sobre a nossa capacidade de empatia e de interrelação com o outro. Com a robótica cada vez mais presente nas nossas vidas, é algo que deixa de ser curiosidade e se torna fundamental. Utilizar robots pode tornar-nos mais humanos, ou mais desumanos, e isso é gerível através da educação.

THE EU’S DIRTY WORK: VIOLENCE AND ABUSE AT EUROPE’S DOORSTEP IS KEEPING REFUGEES OUT: E, por falar em humanidade, ou falta dela, a realpolitik europeia de controlo de fronteiras, mantendo as hordes de refugiados fora das muralhas da fortaleza europa.

After Being Sold to a VC Firm, this $899 IoT Robot Will Soon Brick Itself: Ah, maravilhas da modernidade. A história do Jibo é um daqueles momentos que faz pensar no frenesi IoT, das múltiplas soluções inovadoras e revolucionárias propostas por milhares de startups. E o que acontece quando falham, são adquiridas por outras empresas interessadas na tecnologia mas não em manter os serviços, ou destroçadas por competidores? O objeto digital torna-se mais um resquício de futuros mortos. O mundo digital vende a ilusão de constante constância, mas a sua perenidade é, na realidade, muito baixa.

On Not Believing Leaving Neverland: Estrelas pop mortas e os sobreviventes dos seus abusos sexuais. A história de Michael Jackson é especialmente notável pela sua bizarria, pela aura de eterna infantilidade que cobre violação de crianças. É o lado freakshow que intriga neste caso sórdido.

To Boldly Go...: Também aproveitei o recente especial AXN para ver, rever, descobrir e redescobrir Star Trek clássico. Confesso-me um apreciador late bloomer da série, que é talvez das coisas mais subversivas que passa na televisão: debaixo dos dramas e aventuras, está uma ideologia de utopia pós-escassez, profundamente humanista, em que o lucro deixou de ser o motor da sociedade, e a humanidade se dedica às finalidades mais profundas. Elementos mais esbatidos nas séries mais recentes, mas que continuam no cerne do seu mundo ficcional. Mas na verdade, rever os antigos filmes também me deixou incrédulo com a sua óbvia falta de qualidade. Ver alguns é uma experiência verdadeiramente cringeworthy, e há que dar razão à Misato: os borgs são no fundo uns cybermen um pouco menos cuidados com a higiene.


Video Orientation: Chamem-me velho, mas continuo a preferir a orientação tornada enraizamento cultural por um século de cinema. Vídeo vertical? Blergh.


Automation: Last Week Tonight: A discussão sobre os impactos da automação, robótica e inteligência artificial na economia e sociedade já chegou ao programa do John Oliver... e diga-se que, eliminando as piadas e as referências políticas, consegue traçar um panorama sóbrio, sem pânicos, mas a mostrar que os impactos transformativos estão aí, e as sociedades terão de reagir. Como observa muito bem no segmento, aquilo que é constante é a inevitabilidade da automação.

Batman 80 Anos 2 - Peso Pesado: Na nova coleção da Levoir, o público português vai poder conhecer um dos arcos narrativos de sanidade mais duvidosa do Batman recente: aquele em que Bruce Wayne não se recorda de quem é, e é o comissário Gordon que veste o manto de cavaleiro das trevas, ou melhor, se enfia na armadura bat-mecha de um novo Batman. Soa a um cruzamento imoral entre Iron Man, Batman e todos os sub-géneros de mangá cyberpunk, e lê-se num fôlego.

I FLEW A HELICOPTER, AND THEN THE HELICOPTER FLEW ME: Já tinha falado disto no Bit2Geek, mas a este repórter do The Verge saiu-lhe a sorte grande: pode experimentar como é pilotar um helicóptero, com um mínimo de treino. Tudo graças ao sistema de controlo de voo semi-autónomo, concebido para aliviar a carga cognitiva dos pilotos.

Triton is the world’s most murderous malware, and it’s spreading: Ah, exatamente o que precisávamos. Mais um malware a cruzar a fronteira cinzenta entre cibercrime e guerra cibernética. Não é daqueles que afetam utilizadores comuns. Está desenhado para interferir com sistemas de segurança industrial, tendo como alvo tecnologias IIoT (Industrial Internet of Things, para quem se assusta com acrónimos techie).

GREEK MYTHS HAVE SOME SCARY IDEAS ABOUT ROBOTS AND A.I.: Ou não. Aquilo que o livro de Adrienne Mayor mostra, analisando os mitos gregos, é que muitas das ideias que hoje torneiam a discussão e fascínio sobre robótica, automação e inteligência artificial são, de facto, milenares.

ji32k7au4a83 is a surprisingly bad password: O quê, já nada é sagrado? Aquilo que obviamente é uma excelente palavra-passe, combinando aleatoriamente números e carateres, afinal é insegura? Bem, de facto... esta combinação corresponde a uma palavra muito óbvia em teclados que utilizem o layout de Taiwan. É uma questão linguística.

Everything You Need to Know About Crew Dragon, SpaceX's Newest Human-Carrying Spaceship: Intrigado com a Crew Dragon, a cápsula espacial da SpaceX? O Jalopnik explica tudo, e muito bem, do que se sabe sobre esta astronave.


Inside an incredible "prop library" of vintage electronics and obsolete consumer tech:  Isto é um verdadeiro museu de dead media.

The Servant Economy: Não há melhor qualificativo para a chamada gig economy, que assenta na ultra-precarização dos trabalhadores.


NASA Captures First Air-to-Air Images of Supersonic Shockwave Interaction in Flight: Um novo método de captura e visualização permitiu obter estas imagens fascinantes, que mostram o que acontece quando uma aeronave ultrapassa a velocidade do som.

The AI-Art Gold Rush Is Here: Ian Bogost a ser direto. Por interessantes que sejam as experiências visuais criadas utilizando algoritmos de inteligência artificial, serão mesmo arte? Para lá do debate, há o lado venal, de promoção comercial da coisa, e é aí que reside grande parte do hype sobre as produções das IAs.

COIMBRA BD 2019 Até 10 de Março - Comunicado da GFloy: Qualquer coisa sobre o Coimbra BD, que tem um programa interessante, mas desculpem-me, não consigo dizer mais nada porque estou em modo OMG OMG OMG MAIS DOIS DYLAN DOG LANÇADOS EM PORTUGAL OMG! OMG! OMG! (yep, sou mesmo faboy do indagatore dell'incubo).

SpaceX’s Crew Dragon module has splashed down in the Atlantic Ocean: Uma semana e tanto para a exploração espacial, com o teste bem sucedido da Crew Dragon a terminar numa aterragem bem sucedida.