domingo, 17 de fevereiro de 2019

URL


Ettore Sottsass designs an Italian mainframe computer for Olivetti in 1959: Whoa, luzinhas que piscam bonitinhas, não faço a mínima ideia para que servem, mas olhem que é tão, tão giro! Pronto, brincadeira à parte, há que fazer uma vénia ao design desta mainframe. Funcional e bonito, a mostrar que a computação não tinha de ser feita de engenhocas com fios à solta. Bem, agora interagimos essencialmente através de paralelepípedos pretos. Onde há résteas de design é nos interfaces.

ISDS: Ludgwig Krippahl, com a sua habitual lógica inabalável, fala-nos de um dos mais insidiosos mecanismos do late stage capitalism: uma ferramenta que permite a qualquer empresa processar estados caso seja contrariada nos seus projetos, e que tem sido usada para multinacionais protegerem os seus interesses contra a vontade de populações locais. Pensem: governos impedem projetos altamente poluentes e são obrigados a voltar a autorizá-los, ainda por cima indemnizando a empresa. Para além da análise a este especialmente repelente mecanismo legal, Krippahl faz esta observação a destacar: " Este é o estado natural das interacções humanas, e de muitos outros animais. Quem tem poder, aproveita. O leão maior, o grande chefe, o rei, o ditador ou a corporação. É para isto que as sociedades humanas convergem naturalmente. Mas, como as cáries, ser natural não quer dizer que seja desejável. Felizmente, já descobrimos maneiras de contornar a natureza e ir prevenindo estas coisas, quer as cáries quer os abusos de poder. Para isso, a democracia é um profiláctico eficaz, como o flúor e consultas regulares". Contrasta bem com opiniões de pensadores fãs de lagostas, que defendem que a manutenção do status quo é fundamental porque apenas segue a ordem natural.

How photography became the ‘dominant form of recording the world’: Há que gostar do insight desta crítica a um livro sobre a história da fotografia: "Most of us give up painting or sculpting when we leave the art classes of grade school, and aside from participation in church choirs or garage bands, most of us eventually leave making music to professionals. There is one art form, however, in which most Americans (and, I suspect, most humans) participate — photography". Não é novidade, mas é-me sempre interessante observar que a fotografia vernacular, tornada acessível pela ubiquidade das câmaras que também fazem chamadas, se tornou o principal, mais acessível e equalitário meio de expressão visual. É por esta razão que ainda uso o Instagram, apesar de estar a ser fortemente desvirtuado pela tutela do Facebook, a diversidade visual que ainda podemos por lá encontrar.

Digital Enlightenment: A transformação digital é daqueles chavões que é repetido até à exaustão, e está de facto a acontecer, a permear a sociedade contemporânea. Resta-nos escolher, se queremos uma transformação digital centrada no lucro, ou que nos permita reforçar o humanismo. O segundo caminho também é possível, apesar dos esforços dos gigantes da tecnologia em convencer-nos do contrário.

Why There Are No Nuclear Airplanes: Porque seria... estúpido, muito estúpido. Imaginem os acidentes aéreos se os reatores nucleares estivessem envolvidos. A pesquisa sobre aeronaves movidas a energia nuclear existiu, mas depressa se chegou a algumas conclusões: seria fatal para os pilotos, a médio prazo, e há todos aqueles riscos de ter qualquer coisa lá em cima que pode cair e espalhar material radioativo.


Sci-Fi Sundays: Analog, December 1962: É precisa uma enorme cultura visual e de ficção científica para topar as similaridades entre a capa da Analog de dezembro de 62 e o novo veículo orbital desenvolvido pela SpaceX. A ligação estética da nave à FC retro é muito nítida, este artigo apenas sublinha isso.


A Marie Kondo inspired cartoon that I made for the New Yorker two years ago.: É a polémica internet do dia entre os bibliófilos, as declarações de uma guru do minimalismo sobre ter poucos livros em casa. Yep, olho para a minha biblioteca fora de controlo e também fico de pé atrás com a menina. Das coisas mais reconfortantes que tenho na vida é olhar para prateleiras recheadas de ideias, pensamentos e narrativas. Os livros são mais do que meros objetos decorativos.

WORLD’S BILLIONAIRES: TAXING US OUR FAIR SHARE WOULD BE “DISASTROUS”: Claro. Se a populaça quiser estradas, escolas ou saúde, eles que paguem, não são os ultra-ricos que têm de sustentar os preguiçosos. É de notar que nunca na história tanta riqueza foi acumulada nas mãos de tão poucos, tão profunda a desigualdade, e tão grande o desplante de quem tem níveis de rendimento astronómicos.

CENTENÁRIO DE UM GIGANTE: ETCOELHO (1): Recordar um dos grandes nomes da BD portuguesa, cujo centenário se comemora este ano. E. T. Coelho tinha um traço admirável, e merece ser redescoberto.

Social-Media Outrage Is Collapsing Our Worlds: A nota mais curiosa neste texto é a forma como observa que no nosso dia a dia assumimos personalidades distintas, adaptadas a contextos específicos, algo natural e que no fundo são vários aspetos da personalidade individual.

The Art of Eyeball Harvesting: A matemática complexa por detrás dos algoritmos que, num piscar de olhos, leiloam o espaço de publicidade online mal entramos nas páginas. Um relance a um aspeto pouco discutido dos modelos de negócio que sustentam a internet.


TRAVEL BACK IN TIME WITH THESE VINTAGE COMPUTERS: A tecnologia futurista do passado, vista pela estética atenta da lente fotográfica. Escolhi esta porque, durante anos, um Palm foi o meu dispositivo de computação móvel.

HP says it will restrict its 3D printers' ability to make 'ghost guns': A questão da impressão 3D de armas é um daqueles não-temas que de vez em quanto saltam à baila. Quem não compreende as tecnologias de manufatura aditiva pensa que isto é um problema grave, quem as conhece sabe que: o tipo de impressão para se poder imprimir uma arma que realmente funcione não está ao alcance de todos; apesar dos esforços de alguns entusiastas em demonstrar o contrário, armas impressas em PLA ou ABS são uma boa forma de arriscar perder uns dedos; e, especialmente, estas declarações do tipo vamos inventar uma tecnologia para a impressora identificar que está a imprimir uma arma e parar a impressão são treta. As impressoras 3D não sabem que objeto estão a imprimir, são programadas com coordenadas onde têm de depositar material. O articulista observa que a HP sabe isso perfeitamente, com esta declaração o que está a fazer é a encontrar forma de se livrar de responsabilidades na remota eventualidade de alguém imprimir uma arma funcional.

How journalism can win back public trust: Os desafios do jornalismo na era digital, em reflexão por um antigo editor do Guardian, um jornal que soube utilizar as novas tecnologias para se transformar de jornal regional para referência global, e que tem um modelo de financiamento único, que o torna imune às pressões do mercado ou investidores.

NATO Fears That This Town Will Be the Epicenter of Conflict With Russia: Parece um cenário dos velhos tempos da guerra fria, mas os países bálticos estão muito atentos ao que aconteceu na Ucrânia, onde a Rússia invadiu impunemente um país soberano sem despertar a ira da comunidade internacional. Os países bálticos, com a memória ainda fresca de serem repúblicas soviéticas, sabem que o gigante com que fazem fronteira não é um parceiro confiável.

California Dreams: Our Cyberpunk Future According to ‘Wild Palms’: O We Are The Mutants (leitura obrigatória por estes lados, graças ao seu foco no retro e weird) recupera Wild Palms, uma daquelas séries de TV clássicas dos tempos em que o conceito de série televisiva de qualidade ainda não existia. Wild Palms não foi só uma percursora de um formato televisivo que hoje domina o espectro, o de série com temas provocadores e personagens complexos. O seu cruzamento de distopia cyberpunk com tecno-otimismo, de certa forma, revê-se como um prelúdio do nosso mundo contemporâneo.

Instagram Meme Accounts Are Pretty Now: É sempre interessante ver como os media digitais são apropriados pelos adolescentes, que reinventam os seus usos. Como dizia William Gibson, the street finds a way. Esta é interessante: a apropriação do instagram por raparigas pré-adolescentes para se expressar através de memes, ocultando-os sob temas inócuos.

Your TV Is Now a Computer, but Not in a Good Way: Sim, outro pequeno detalhe da distopia capitalista tecnológica. Uma avaria na televisão já não é algo físico, pode ser um problema de desenvolvimento de aplicações, complicado pelas intricadas teias de contratos e negócios entre empresas. Interessante a observação que o preço das televisões caiu porque os seus fabricantes perceberam que faziam mais dinheiro vendendo os dados dos seus utilizadores, do que a vender o equipamento em si. Suspeito que será um modelo de negócio a ser profundamente abalado pelo RGPD, por cá.

OUR SPACEFLIGHT HERITAGE: STILL SILENT, MARS ROVER OPPORTUNITY MARKS 15 YEARS ON MARS: Recordar o marco tecnológico que foram os rovers marcianos, robots que ultrapassaram todas as expetativas da comunidade científica e trouxeram a exploração planetária em Marte para o olhar do grande público.