quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Gods and Robots


Adrienne Mayor (2018). Gods and Robots: Myths, Machines, and Ancient Dreams of Technology. Princeton: Princeton University Press.

Os vestígios do dispositivo computacional que chamamos de mecanismo de Antikythera são a ponta de um enorme iceberg de conhecimento desaparecido. O saber mecânico da antiguidade perdeu-se nos seus objetos físicos, ficando registado nos fragmentos de obras técnicas e históricas que nos chegaram da antiguidade. São histórias de mecanismos utilitários e maravilhas mecânicas, que nos fazem intuir uma continuidade ao longo dos tempos do desafio de construir máquinas, algumas a simular a vida.

Os mitos gregos também nos trazem uma enorme riqueza de referências que, vistas à luz da tecnologia actual, parecem falar-nos diretamente de andróides, inteligência artificial ou biotecnologia. Histórias de deuses e mortais, criadores de guerreiros metálicos (como nos épicos de Jasão ou o mito de Talos, o guerreiro de bronze que protegia Creta). Estátuas que ganham o sopro da vida, como no mito algo misógino de Pigmalião, ou mulheres construídas para semear a discórdia pelo mundo. Nunca me tinha apercebido que, no mito de Pandora, esta não era uma mulher de carne e osso, antes, foi construída pelos deuses com o propósito de soltar os males no mundo. Hephaestus, o forjador das armas e escudos dos deuses, teria criado tripés autónomos para o auxiliar, bem como belas damas de ouro. Estes, e outros mitos parecem mostrar que há uma continuidade entre o nosso contemporâneo fascínio pela tecnologia e sua possibilidades, e os substratos culturais que influenciaram a nossa cultura ocidental.

Adrienne Mayor leva-nos num périplo aprofundado pelos mitos, e vestígios históricos. O fio condutor é a tecnologia, nas suas vertentes de simulação de vida e criação de vida artificial. Mostra que as preocupações que hoje temos, de tecnologia fora do controlo, o que é, realmente, ser vivo quando os mecanismos simulam a vida, os riscos da tecnologia militarizada, estavam presentes na mitologia grega. Hoje, a ciência e tecnologia estão no limiar de nos colocar nas mãos meios de realizar os sonhos dos mitos. Mayor mostra-nos essa linha de continuidade, levando-nos a perceber o fio condutor cultural e de ideias que alimenta a busca incessante pelo elevar dos patamares do desenvolvimento tecnológico.