sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Excalibur Visionaries: Warren Ellis



Warren Ellis, et al (2010). Excalibur Visionaries: Warren Ellis, Vol. 1. Nova Iorque: Marvel Comics.

É um pouco estranho  ver a voz pouco convencional de Warren Ellis em argumentos de comics mainstream. O seu estilo frio e capacidade de criar personagens com obsessões muito vincadas é algo dissonante no panorama estilístico dos comics. Neste volume, que colige parte da sua temporada como argumentista de Excalibur, leva-nos em aventuras muito ao seu estilo. Explora obsessões, mergulha em mundos de magia e conspirações, e de certa forma humaniza estes personagens. Nem pelo divertido que é ter uma running joke ao longo das histórias sobre o mau café que se bebe na ilha de Muir.


Warren Ellis, et al (2010). Excalibur Visionaries: Warren Ellis, Vol. 2. Nova Iorque: Marvel Comics.

Nesta edição, Ellis segue uma linha mais normalizada, dando aos personagens de Excalibur um tratamento mais próximo da fórmula de sucesso de Chris Claremont com os X-Men: equilibrar a aventura de super-heróis com um forte foco nas relações interpessoais entre os personagens. Encontros, desencontros, amores e desamores fazem o tecido que os une entre as aventuras. O momento mais divertido do livro está nas histórias que envolvem os Starjammers. Aí, Warren Ellis dá-se ao luxo de entrar em modo de space opera sem limites, numa violenta linha narrativa em que os corsários do espaço se encontram no meio de uma guerra galática entre os Shi'ar, que já combatem como força anti-fascista, e o poder aparentemente imparável de uma raça guerreira que se dedica a invadir mundos para exterminar a religião. Intriga, guerra espacial e muita aventura numa divertida história, com o toque especial de Warren Ellis.


Warren Ellis, et al (2010). Excalibur Visionaries: Warren Ellis, Vol. 3. Nova Iorque: Marvel Comics.

A encerrar a temporada de Ellis com Excalibur, em modo de aventura acelerada. O super-grupo tem de enfrentar as ameaças de um renovado Hellfire Club, sediado em Londres, e ficar de lado enquanto o Professor X enlouquece e quase destrói os heróis. Encerra com uma mini-série onde Kitty Pride e o seu namorado britânico Pete Wisdom caçam um serial killer mutante nas ruas de Londres, numa daquelas histórias onde Ellis passa todos os limites da bizarria.