domingo, 2 de setembro de 2018

URL


Photos: Made in China: Claramente, o século XXI será o século chinês. Fábrica do planeta, e a apostar cada vez mais em competir em pé de igualdade com as restantes nações tecnologicamente avançadas.

The ACLU showed that Amazon's facial recognition system thinks members of Congress are felons, so now Congress is taking action: Estas coisas, por vezes, só vão lá à chapada. Por avançados e bem desenvolvidos que os algoritmos de reconhecimento facial e os do mais arrepiante "policiamento preditivo", apresentam taxas de erro muito elevadas. E, no caso dos de policiamento preditivo, são treinados com bases de dados que, de forma inconsciente, agudizam padrões sócio-económicos e étnicos nas suas geografias de atuação. As taxas de erro não preocupam muito os mais interessados na adoção destes sistemas, mas como quem já alguma vez tenha tido interações negativas com as forças da lei por causa de mal entendidos, o que na estatística é um erro para uma pessoa é um trauma. O que estes ativistas fizeram foi, essencialmente, mostrar como é fácil ser-se apanhado por um erro no algoritmo, assustando um grupo de pessoas que se julga imune a este tipo de problemas.

4 Billion New Minds Online: The Coming Era of Connectivity: Ainda falta interligar sensivelmente metade da humanidade à internet. As tecnologias que permitirão que o acesso à rede se espalhe por todo planeta já existem: aeróstatos que cobrem áreas geográficas com wifi, protocolo 5G e constelações de satélites dedicados à transmissão de dados.


Researchers Have Discovered a New Shape, and It’s Inside Your Skin: Provavelmente, a leitura mais inesperada que fiz recentemente. Estudar a forma como as células da pele humana se unem em estrutura levou à descrição de uma nova forma geométrica.

What Rereading Childhood Books Teaches Adults About Themselves: Como o regresso às leituras formativas que fizemos na infância e adolescência nos leva a refletir sobre o percurso da vida.

Gala Dalí’s Life Wasn’t Quite Surreal, but It Was Pretty Strange: Musa inspiradora do grande mestre do Surrealismo, e mulher de negócios sagaz, que sabia gerir muito bem os meandros do mundo artístico.

Technologies That Changed the Art of Cinema: O cinema é, talvez, a forma de expressão artística em que as decisões estéticas estão um equilíbrio entre a capacidade da tecnologia e a sua constante expansão. A forma como as narrativas são construídas em cinema relaciona-se de forma muito íntima com as tecnologias de imagem em movimento.

'The discourse is unhinged': how the media gets AI alarmingly wrong: O discurso público sobre Inteligência Artificial fica-se muito pelo alarmismo ou deslumbramento. Raramente a análise é sóbria, e reflete o verdadeiro estado da arte na investigação em IA.

How AI could transform the way we measure kids’ intelligence: Mais um argumento para o discurso a escola tem de mudar. Apostamos cada vez mais em competências multidisciplinares, ao invés do conhecimento estanque e metrificável em testes padronizados, mas como, realmente, medir a eficácia desse tipo de aprendizagens? A IA pode ter um papel a desempenhar nisso.


'Perry Rhodan' Astronaut and Space Hero From the Future: Um artigo muito detalhado sobre a série cássica de FC alemã. Pena é que termine com a confissão do autor de nunca ter lido nenhum livro de Perry Rhodan. Não é fácil, mas o mercado anglo-saxónico também conta com algumas traduções deste herói alemão.

A Russian neo-Nazi football hooligan is trying to build an MMA empire across Europe: Há cada vez menos dúvidas que o renascer do fascismo é uma das maiores ameaças à democracia progressista neste século. É especialmente perigoso pelo seu caráter transnacional, pela forma como os grupos neonazis e nacionalistas se unem em redes à escala europeia e global, influenciando-se mutuamente e recrutando novos membros.

How to crack consciousness: É um paradoxo. Todos sabemos que estamos conscientes, mas não conseguimos provar que o somos.

Point, Shoot, and Forget: Uma história da máquina fotográfica descartável, que, curiosamente, já existe desde os primeiros tempos da massificação da fotografia.


Thousands of Unseen Photos Featuring Andy Warhol and Celebrity Pals to Be Digitized: Warhol foi um dos lifeloggers originais, documentando a sua vida com milhares de fotos. Estas vão agora ser digitalizadas. É de notar que aquilo que para Warhol era uma afirmação artística, hoje é um ato banal, comercialmente explorado pelas redes sociais.

How they did it (and will likely try again): GRU hackers vs. US elections: Um guia detalhado à forma como os serviços secretos russos conseguiram interferir nas eleições norte-americanas, entre hacking clássico e operações de contra-informação.

Frozen earthworm revived after 42,000 years in the permafrost: O conhecedor de livros e filmes de ficção científica que há em mim só pensa: ressuscitar uma criatura com quarenta mil anos? Isto só pode correr mal...

Global Trendometer – Essays on medium- and long-term global trends – July 2018: O gabinete de pesquisa e apoio ao parlamento europeu publicou a sua análise anual de tendências. As sobre sociedade digital e  Inteligência Artificial são muito preocupantes: "Over forty years, labour compensation as part of the national income shrank, while the share of capital increased. This trend correlates with the rise in inequality. Digitalisation, globalisation and demographic change might further decline the labour share"; "Artificial intelligence can diminish or increase democratic freedoms. It can polarise or enliven the political debate. It will probably take a central place in pro- or anti-democratic beliefs. One thing is certain: AI will force democracies and authoritarian states to adapt"; "A ‘deep fake’ is disinformation based on digitally manipulated data, for example videos. Due to the plausibility of such forms of data, they have a great negative impact. Artificial intelligence and declining trust might make this worse. What will such practices do to journalism and privacy standards?"

Myths, monsters and the maze: how writers fell in love with the labyrinth:  Entre a arte minóica e a biblioteca de Borges, uma linha sinuosa que atravessa a história das ideias, o fascínio com os labirintos.


Ancient Androids: Even Before Electricity, Robots Freaked People Out: Uma interessante história dos autómatos, entre maravilhas mecânicas à proto-computação, desde a antiguidade clássica aos primórdios do século XX.

First 3D colour X-ray of a human using CERN technology: Uma intrigante adição ao mundo da visualização 3D. As técnicas de deteção de radiação e processamento de imagem desenvolvidas no CERN encontraram uma aplicação na medicina, com a possibilidade de raios X a cores.

Leitura armadilhada: Da leitura desta recensão de Nelson Zagalo, retiro que o clássico Catch 22 vale, essencialmente, pelo conceito.

Identifying People by Metadata: 96% de taxa de sucesso em identificação de um elemento no meio de dez mil, apenas através dos metadados de mensagens no twitter. Arrepiante.

Why Westerners Fear Robots and the Japanese Do Not: tl;dr: essencialmente, questões culturais e religiosas. Num país modelado pelo shintoismo, onde o ser humano não tem um carácter de exceção e entidades espirituais abundam, a ideia de seres mecânicos não atemoriza nem assusta.

Why Mistranslation Matters: As traições das traduções.