domingo, 19 de agosto de 2018

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Where the Holy Land Meets the Modern World: O médio oriente visto sob um olhar diferente, bastante quirky. São as terras dos bombistas suicidas, guerras civis, opressão israelita aos palestinianos, massificação turísitica do antigo Egipto, das cidades santas.

The Industrial Era Ended, and So Will the Digital Era: Imersos como estamos no digital, é-nos difícil conceber um tempo em que estas tecnologias já não nos pareçam frescas e excitantes, reduzidas à banalidade infra-estrutural de tecnologias com que sempre convivemos e nem damos pela sua presença. O que é que virá a seguir? Talvez o paradigma NBIC (nano-bio-info-cogno) de tecnologias de informação, nano, genética, biologia e estimulação cognitiva.

Yes, There’s a New League of Extraordinary Gentlemen Out Today: The Tempest #1: O capítulo final da saga meta-ficcional, adorada pela crítica e pelos fãs, de Alan Moore e Kevin O'Neill começou a ser publicado. O curioso, é que o foi de forma discreta, sem a habitual fanfarra de media event que a indústria dos comics nos habituou.

'Oldest known extract' of Homer's Odyssey discovered in Greece: É sempre fascinante saber da descoberta destes indícios, de fragmentos de texto milenares que ainda hoje ressoam na nossa alma. Ou então, não é um achado assim tão significativo.




The Photo Book That Captured How the Soviet Regime Made the Truth Disappear: Uma exploração visual da manipulação da imagem fotográfica durante o estalinismo, com o seu hábito de eliminar os políticos caídos em desgraça da memória histórica oficial - e pelo medo, das memórias privadas. Como gosto destas casualidades: há poucas semanas andei às voltas com as mesmas imagens para a apresentação As ferramentas de imagem e a ilusão da realidade: um Gabinete de Curiosidades.

The quantified heart: Em parte, isto soa-me a uma variante da atitude dos utilizadores do ELIZA, o antecessor dos chatbots criado por Weizenbaum nos anos 60. A facilidade com que os utilizadores abriam o seu íntimo com o que essencialmente era um algoritmo que repetia com leves modificações as respostas dadas às suas frases assustou Weizenbaum. Hoje a tecnologia evoluiu, e já se podem utilizar implementações de inteligência artificial que agem como psicólogos, detetando sinais de problemas psicológicos em conversas, ou registo de atividades através da vigilância dos dispositivos móveis. Há aqui muitas questões a explorar, entre a estranha facilidade que temos em confessar os nossos sentimentos a interfaces de computação e o impacto na gestão da saúde mental. As autoras do ensaio seguem outro caminho, o da uniformização das atitudes consideradas normais a um padrão único, que caracteriza o tipo de personalidade das tech elites: "AI technologies do not just pick out the boundaries of different emotional regimes; they also push the people that engage with them to prioritise certain values over others. ‘Algorithms are opinions embedded in code,’ writes the data scientist Cathy O’Neil in Weapons of Math Destruction (2016). Everywhere in the world, tech elites – mostly white, mostly middle-class, and mostly male – are deciding which human feelings and forms of behaviour the algorithms should learn to replicate and promote".

Schools Can Now Get Facial Recognition Tech for Free. Should They?: A questão óbvia que esta aplicação de Inteligência Artificial na educação levanta é a da privacidade. Estamos a falar de câmaras e algoritmos a vigiar permanentemente as crianças, nesta aplicação em nome da segurança e prevenção de assassinatos em massa por tiroteio no espaço escolar (é uma cena americana). Mas como sou professor, vejo a coisa de outra maneira: uso em nome da melhoria do desempenho escolar.  Não me é nada difícil imaginar colégios privados a instalar esta tecnologia e publicitá-la ativamente como mais uma das formas como promovem a excelência, o bom desempenho e a cultura escolar dos seus alunos, como vantagem adicional sobre a escola pública: connosco, sofisticados algoritmos de IA irão imediatamente identificar quando o seu educando está distraído, desatento, ou desconcentrado, podendo ser tomadas medidas de superação imediatas, em tempo real. Talvez até com notificação via sms para o encarregado de educação sempre que desvie a cabeça do livro, pisque o olho mais vezes por segundo do que as consideradas normais pelos programadores do algoritmo, ou os mas leves toques da sua expressão facial denotem tédio.

Os mundos decadentes de Jeff Vandermeer: A Cristina Alves disseca a estética urbana na obra de Vandermeer. Um tipo de artigo que faz falta na blogoesfera literária portuguesa. Ir além do resumo do livro, ou do ctrl+c  ctrl+v acéfalo de press releases das editoras. Contra mim falo, nem sempre se consegue falar do livro para lá da sinopse com observações sobre a leitura.


Metropolis: A Rare Film Programme for Fritz Lang’s Masterpiece: Cópia digital do programa da estreia londrina do marcante filme de Fritz Lang, em 1927. Fiquem-nos pelo digital, que das físicas poucas sobrevivem, e vendem-se por preços de quatro dígitos.

Why Clandestine Chinese Restaurants Are Crucial to Lisbon’s Culinary Scene: Mais um sintoma da gentrificação e turistificação de Lisboa. Quando os restaurantes chineses clandestinos são tão undergound que chegam a sites internacionais, aplica-se a velha máxima do segredo de polichinelo.

How the Islamic State Gets Its Drones: Um retrato das linhas de fornecimento de material para as guerras assimétricas do século XXI, onde drones comerciais de brincar são transformados em armas de guerra.

 
MOVIE MAYHEM: CATASTROPHIC VISUAL EFFECTS : Desta vez, o Matte Shot deslumbra-nos com exemplos de efeitos visuais clássicos, obtidos com practical effects e truques ópticos. Como gostaria que este blog publicasse mais vezes, sem ser tão image dump...



Animator Cyriak has indigestion: Sendo uma animação de Cyriak, já sabemos que nos esperam momentos visuais perturbadores ao som de música minimalista obsessiva.

The Futuristic Skyscrapers of 1923 Were Supposed to Solve Traffic, But Had a Notable Lack of Dwayne Johnsons: Dispensava-se o óbvio clickbait deste título do Paleofuture, num artigo que nos recorda dos futurismos arquitetónicos do passado.

The Cannonball Run Is Fun But Never As Legendary As The Actual Race: Confesso que este filme é um dos meus prazeres culposos. Até porque tem Dom DeLouise a ser muito Dom de Louise.

Educação Imersiva: Um pouco do potencial da realidade virtual na educação, por Romero Tori, investigador brasileiro nesta área cujo trabalho foi uma das mais fortes influências na minha tese de mestrado.

A lost Stanley Kubrick screenplay has apparently been found: Os fãs deste realizador ímpar ficam intrigados, e não me admiraria nada que este argumento esquecido fosse recuperado de forma mais sacarina por um realizador contemporâneo, como a adaptação de Supertoys Last All Summer Long por Spielberg. Um realizador de cinema é mais do que um nome, é uma visão pessoal que sustenta uma estética, recriar um filme com base num argumento pelas mãos de outro realizador nunca será a mesma coisa.

This Nuke Expert's Terrifying New Novel Is the Warning We Need Right Now: Uma especulação típica e se...? que se sente não andar muito longe da realidade. Escrito como um sóbrio relatório governamental, este romance especula sobre como seria uma guerra nuclear na península coreana.




Watch Archive Dreaming, a mind-bending immersive dive into data visualization: Visualização de dados como experiência estética, numa instalação imersiva do artista turco Refik Anadol. Uma sensação de estarmos perdidos dentro de uma IA. O MAAT seria um bom sítio para fruir desta experiência artística de new media.

The Library of Alexandria Is Long-Gone – And All Around Us: O infindável fascínio com as obras perdidas da grande biblioteca da antiguidade. De notar que mesmo com os manuscritos lendários perdidos para sempre, parte do conhecimento gerado na biblioteca de Alexandria ainda hoje faz parte da nossa herança comum.


The Stunning Aerial Cinematography of JET PILOT: O The Aviationist recupera a memória de um filme esquecido sobre aviação, com John Wayne no papel principal e realização de Josef von Sternberg, um dos grandes nomes do cinema europeu refugiado em Hollywood. Sendo um filme com John Wayne, não se pode esperar uma grande história, e suspeito que hoje só valeria a pena ser visto para redescobrir as cenas filmadas com aviões no céu. Estas foram coligidas num curto vídeo, e são absolutamente deslumbrantes, com uma fotografia excelente e coreografia aérea espantosa. Quando num par de F-86 um roda sobre o outro, fiquei de queixo caído. Especialmente porque foi tudo filmado com técnicas e materiais do final dos anos 40.


The History of Science Fiction: Um interessante vídeo da PBS, sobre literatura de ficção científica.

The cashless society is a con – and big finance is behind it: Também já tinha notado que os bancos estão cada vez mais agressivos na forma como nos querem convencer a utilizar apps e interfaces web para diminuir a necessidade de interagir com os seus funcionários, ou usar dinheiro vivo. Mas o mais interessante deste comentário está aqui: "There is a feedback loop going on here. In closing down their branches, or withdrawing their cash machines, they make it harder for me to use those services. I am much more likely to “choose” a digital option if the banks deliberately make it harder for me to choose a non-digital option. In behavioural economics this is referred to as “nudging”. If a powerful institution wants to make people choose a certain thing, the best strategy is to make it difficult to choose the alternative". Esta é uma característica da desmaterialização em direção ao digital, os serviços clássicos não deixam de existir, mas são tornados difíceis de utilizar e pouco convenientes, mostrando-se a versão online como alternativa confortável.

Why bad technology dominates our lives, according to Don Norman: As tecnologias são apregoadas como pensadas em torno das necessidades dos utilizadores, mas todos sabemos que é ao contrário, que nós é que nos adaptamos aos interfaces e modos de pensamento das ferramentas que utilizamos: "Just think about your life today, obeying the dictates of technology–waking up to alarm clocks (even if disguised as music or news); spending hours every day fixing, patching, rebooting, inventing work-arounds; answering the constant barrage of emails, tweets, text messages, and instant this and that; being fearful of falling for some new scam or phishing attack; constantly upgrading everything; and having to remember an unwieldly number of passwords and personal inane questions for security, such as the name of your least-liked friend in fourth grade. We are serving the wrong masters".

Robot Art: An Interview with Leonel Moura: Na sequência da sua participação na exposição Artists and Robots em Paris, Leonel Moura fala um pouco de arte, robótica e futuros desenvolvimentos nestes domínios: "Art made by robots also raises other kinds of issues. For the moment, robots and their algorithms remain human creations. In this sense, it can be said that their artistic production originates in the will and skill of the human artist. But since robots like those I use are able to generate novelty, it must also be recognized that they have at least some degree of creativity. Essential information in creating their composition, such as the detection of colour and small shapes, is gathered directly by the robots. Moreover, the emergent process implies that the resulting art works cannot be predetermined even by the person who initiates the process. Hence, the painting as a composition is the product of machines without decisive human intervention. (...) The algorithm and the basic rules introduced thereby via the robot microchip are not so very different, furthermore, from education. No one will claim that a given novel is the product of the author’s school teacher. To the extent that the author, human or machine, incorporates new information, the art work becomes not only unique but also the result of the author’s own creativity. In short, I teach the robots how to paint, but afterward, it is not my doing."

Command Line: Entre a ironia e o divertimento, a estética da linha de comandos utilizada para expressão artística.

O melhor livro da colecção Bonelli foi…: Pedro Moura sondou os seus leitores sobre quais as melhores obras da coleção da Levoir que nos trouxe um panorama do fumetti, e Dylan Dog foi quem colheu maiores resultados. Juro que não votei repetidamente na sondagem. Nem sequer uma vez.

Palestras no Sci-fi LX 2018: A Cristina Alves, do Rascunhos, partilhou os slides das suas palestras no Sci-Fi Lx 2018. Foram interessantes, mas para quem não este presente, ou para memória futura, seria muito interessante que as apresentações fossem contextualizadas com as suas notas, o que nos permitiria ler um resumo do que foi abordado. Fica a dica :).



Usborne’s ‘World of the Unknown: UFO’s’, 1977: O sempre interessante We Are The Mutants partilha mais um artefacto esquecido da cultura geek. É notável que logo nas primeiras páginas, nota-se que o ilustrador se inspirou num ferro de engomar para desenhar a forma de um ovni. Sempre é algo mais criativo do que pares de pires, um sobe o outro.

Seven bits of advice from Kurt Vonnegut to people living 100 years in the future: Ainda não estamos 100 anos no futuro do ponto de vista de Vonnegut, mas estamos a fazer um excelente trabalho a ignorar estes conselhos.



BD em livro escolar: Banda Desenhada a bem da nação, utilizada como instrumento didático em manuais escolares do estado novo.

The AI revolution will be led by toasters, not droids: Um inteligente desmontar da visão popular da Inteligência Artificial como algo comparável à inteligência humana. O verdadeiro sucesso da IA está nas aplicações restritas, não no tentar simular de inteligências complexas: We’re not used to thinking there’s such a huge gap between an algorithm that does one thing well, and an algorithm that does lots of things well. But our present-day algorithms have very limited mental power compared with the human brain, and each new task spreads them thinner".

How to Protect Yourself From SIM Swapping Hacks: Tendo em conta que o número de telemóvel é um dos elementos típicos da autenticação de dois fatores, este tipo de ataques pode deixar-nos tremendamente vulneráveis.


Things the Soviets Made: A elegância estética nunca foi o forte do design futurista soviético.

The Mystery of How Neanderthals Got Fire: Quando é que, na história humana, se começou a usar o fogo? Os vestígios arqueológicos pré-históricos são inconclusivos, mas aponta para que os neandertais fossem capazes de produzir fogo com instrumentos líticos.

The politics of crime-fighting software: A inteligência artificial está a ser usada para aplicações nos domínios da segurança. Quais os perigos e legitimade dos seus usos, especialmente no quadro de regimes repressivos?



Let’s Have A Look At The “Tempest” UK’s 6th Generation Combat Aircraft Mock-Up Unveiled At The Farnborough Air Show: Por enquanto, um conceito de caça avançado criado para defender, no futuro, os céus do reino unido. Tendo em conta o panorama do brexit, há que assinalar a ironia de algumas das companhias britânicas envolvidas pertencerem a consórcios europeus.