domingo, 15 de julho de 2018

URL


The First Portable Computers Were the Size of an RV: A computação móvel adquire todo um novo sentido quanto o computador portátil é uma roulote. Estas pérolas esquecidas da história da computação mostram o quão rápida foi a sua evolução.

What Europe Can Teach America About Russian Disinformation: As batalhas de um futuro que já é presente não se travam nas trincheiras. São, antes de mais, batalhas de ideias onde o conceito de meme foi transformado numa arma eficaz, utilizando redes sociais e outros meios digitais como vetor de ataque. O jogo já é antigo, a forma como é travado é que se acelerou. Pela forma como a Europa está a regredir para a direita, diria que não estamos a ganhar a guerra.

The Unbearable Awkwardness of Automation: Automação, vista não na tradicional perspetiva de pulverização do emprego tradicional, mas na da alteração que traz aos espaços arquitetónicos, pensados para tipos de interação humana que a automatização está a extinguir. Os bancos são o primeiro exemplo, mas esta despersonalização em nome da eficácia alastra a todos os tipos de espaços urbanos: " The buildings that house banks are no longer sites for person-to-person interaction. They are places where people come to transact with machines".



That Merkel Photo Is More Like a Meme Than a Renaissance Painting: O que quer que digam sobre esta foto do encontro dos líderes do G7, o que salta à vista é o sentido de composição visual da imagem. Acaso do momento, toque de sorte entre as centenas de imagens que o fotógrafo tirou.

Terraforming Ourselves: Coisas que acontecem quando se dá um livro sobre história da literatura de FC a um crítico que não gosta do género. Entre as banalidades de dizer que vivemos num mundo pós-ficção científica a descrever os seus praticantes como mais interessados em disputas mesquinhas do que na evolução do campo literário.

Article: Why I read and review 50s-70s Science Fiction: Como refere o articulista, o foco é uma questão de estética e não um depreciar da FC mais recente. É especialmente acutilante a zurzir na ideia metastizada na cultura que a FC é uma espécie de oráculo preditor de futuros, desacreditando o género quando chegamos realmente a um tempo futuro e as predições não se concretizaram. É aquele argumento de a FC hoje é irrelevante porque vivemos na science-fiction condition.

Colecção Bonelli 10 - Dylan Dog: Os Inquilinos Arcanos: Artigo de João Lameiras sobre o último número da coleção Bonelli da Levoir, dedicado a Dylan Dog.

A computer program that learns to “imagine” the world shows how AI can think more like us: O objetivo parece simples - levar uma IA a conseguir definir uma cena a partir de um ângulo que não vê, a partir da análise dos restantes pontos de vista. É uma constância de espaço que as crianças desenvolvem nos primeiros meses de vida.

Stanford Researchers Trained a Neural Network to Make These Memes: E se treinarmos uma IA para fazer memes, isso quer dizer que a IA desenvolveu sentido de humor?

Why Do We Care So Much About Privacy?: Provavelmente, o melhor texto que li nos últimos tempos sobre a questão da privacidade e proteção de dados. Parece uma ironia perceber que a melhor defesa da liberdade individual é restringir fluxos de dados, mas o objetivo não é institucionalizar censuras, mas sim restringir o que terceiros (nomeadamente, empresas e governos) podem fazer com a imensidão de dados pessoais que recolhem: "This means the freedom to choose what to do with your body, or who can see your personal information, or who can monitor your movements and record your calls—who gets to surveil your life and on what grounds. As we are learning, the danger of data collection by online companies is not that they will use it to try to sell you stuff. The danger is that that information can so easily fall into the hands of parties whose motives are much less benign". E uma ideia elementar: "“the beginning of all freedom” is “the right to be let alone”—that is, the right to privacy".

This is where internet memes come from: memes como arma ideológica, e qual o seu ground zero. Reddit e 4chan, não há aí grandes surpresas, este estudo apenas confirma aquilo que qualquer conhecedor dos vetores de infeção memética online já sabe.


Why Horror VHS Artwork Was So F*cked Up: Tem o seu quê de desanimador perceber que as gloriosamente explícitas e violentas capas dos filmes de terror foram pensadas não como reflexo do género, mas como aplicação direta de técnicas de marketing. Resumindo, o fruto proibido é sempre o mais apetecido, e nada como boas polémicas para gerar interesse.

Space could become the battleground of the future: Não no sentido guerra das estrelas, claro. Dada a progressiva importância estratégica e económica do espaço na órbita terrestre, cientistas ligados ao World Economic Forum postulam a necessidade de legislar regras de combate no espaço, minimizando os danos civis de potenciais ataques de estados-nação à infraestrutura orbital.

Rolls-Royce's Hood Ornament Is Actually A Tribute To A Secret Affair: É giro descobrir que o famoso adorno que distingue os Rolls Royce começou por ser uma adição não autorizada, e a celebrar a amante de um aristocrata dono de um destes veículos de luxo. Um conhecimento completamente inútil, mas é giro ficar a saber.