quinta-feira, 7 de julho de 2016

Batman: Outros Mundos

 

Mike Mignola, et al (2013). Batman: Outros Mundos. Oeiras: Levoir.

Mudar radicalmente os contextos expectáveis dos super-heróis mais icónicos sempre foi o estilo da série Elseworlds, cujas histórias levam os "e se" a níveis muito inesperados. Nesta edição, a Levoir edita em português três aventuras marcantes de um Batman alternativo. Histórias intrigantes pela visão de estranheza que trazem à iconografia do personagem, que se distinguem por um grafismo arrojado.

Gotham Sangue e Sombra: A clássica aventura de Batman Gotham By Gaslight, que imagina uma Gotham do final de século XIX assolada por Jack, o Estripador enquanto as aventuras nocturnas de um jovem Bruce Wayne, recém regressado da Europa, espalham o medo pelos becos da cidade. Se a história não é nada de especial, com a expectável reinvenção de Batman sob a luz do século XIX, a ilustração clássica de Mike Mignola é notável, no seu estilo pessoal.

Chuva Vermelha: Morcegos contra vampiros? Batman terá de defrontar o príncipe dos vampiros, e acabará ele próprio por se tornar uma criatura morta-viva da noite, nesta aventura ilustrada no estilo de barroquismo grotesco de Kelley Jones.

Sanctum: Um delírio gótico, com Batman a perseguir um assassino num cemitério e ao cair numa tumba, ter a sua força vital sugada por um espírito malévolo que o prende num palácio mental de memórias e saberes ocultos. Mike Mignola a dar cartas, num estilismo que viria a desenvolver e amadurecer no seu inimitável Hellboy.