segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Comics


Constantine The Hellblazer #05: Este novo Constantine acertou. Não renega a longa continuidade histórica do personagem, mas refresca-o e moderniza-o para o século XXI. E, hey, referências aos The Smiths ficam sempre bem.


 Faster Than Light #02: Esta nova série de ficção científica da Image é intrigante. Mistura pura hard SF com toques de space opera e acenos à FC clássica com monstros alienígenas. A tripulação de uma nave da incipiente exploração espacial terrestre recebe uma missão especial: partir pela galáxia em busca de civilizações alienígenas que não sejam hostis a uma Terra que se descobre na iminência de uma invasão extra-terrestre. Apesar da narrativa ser algo desconexa, tem qualquer coisa que desperta o interesse.


The Wicked and the Divine #15: A curiosa mistura de fascínio pela cultura pop com super-heroísmos de origem divina de Kieron Gillen depressa se começou a arrastar na inanidade de uma espécie de novela focada nos dilemas pessoais dos semi-deuses deste panteão efémero que revê os mitos religiosos sob as luzes da ribalta. Mas ainda consegue surpreender. Se as ilustrações de McKelvie costumam ser o ponto alto da série, neste número o grafismo é cedido a Stephanie Hans e o resultado é esplendoroso.


War Stories #13: Garth Ennis leva-nos agora aos céus japoneses do final da II Guerra nesta nova história das suas narrativas de combate. Merecia um melhor ilustrador. A série iniciou com uma história semelhante nos céus do teatro de operações europeu, cujas ilustrações a cargo de Keith Burns atingiram níveis impressionantes de espectacularidade e precisão. Imagens tão influentes que foram repetidas em todos os números seguintes da série. Thomas Aira não se tem safado tão bem. Regressando aos céus, esforça-se nos enquadramentos mas é traído pela pouca precisão do tratamento de cor. São pormenores que interessam aos g33ks da aviação. Mesmo assim, há aqui algumas vinhetas dignas de George Evans em Aces High, o grande clássico que marca este género.