segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Comics


Lady Killer #01: Um comic sobre uma dedicada dona de casa que também é uma altamente treinada e eficaz assassina profissional? Onde é que já li isto? É demasiado similar a Jennifer Blood de Garth Ennis para não ser coincidência. O que este título da Dark Horse traz é um toque retro e uma qualidade gráfica deslumbrante na ilustração, coisa que não se pode dizer que o comic de Ennis na Avatar Press sofria. De resto é o esperado, com a dissonância entre a violência e a banalidade doméstica, num registo mais aceitável do que da obra que o inspirou.


ODY-C #02: Um espanto visual, este comic. A mestria gráfica e o arrojo da cor ao serviço de space opera psicadélica. É pena que o argumento de Matt Fraction não acompanhe a mestria e se aproxime da ilegibilidade. Ressalve-se que adaptar a Odisseia mantendo um respeito pela tradição oral da poesia da antiguidade clássica dentro de um cenário futurista não é tarefa fácil, mas o argumentista normalmente prima por uma certa ilegibilidade que privilegia a vinheta de encher o olho. Um carácter que já se notava em Casanova.


Trees #08: Chega o momento em que Warren Ellis tira o tapete aos leitores e elimina personagens cuja empatia cultivou ao longo da série. Fantástica, e típica do catastrofismo hipermoderno de Ellis, esta imagem de drones a higienizar uma cidade chinesa onde o governo permitiu de forma experimental alguma liberdade para modos de vida alternativos. A experiência termina e o laboratório será limpo, palavras que Ellis coloca na boca de um anónimo oficial do exército popular. E, finalmente, ao fim de oito edições, as árvores alienígenas dão sinal de fazer qualquer coisa. Digamos que este oitavo número da série termina a deixar uma vontade que o próximo seja editado muito depressa.


War Stories #04: Mostrando que o seu fascínio pelas artes bélicas não se limita à II Guerra, Garth Ennis leva-nos a Israel nos dias da guerra do Yom Kippur. A estrutura é clássica. Acompanhamos um sargento veterano, comandante de uma unidade de tanques nos montes Golan, prestes a enfrentar uma das maiores batalhas de blindados do passado recente frente ao exército sírio.