domingo, 2 de novembro de 2014

Comix #100


A Comix #100 traz uma belíssima homenagem a Dali com a história Mickey e a Viagem Surreal no Destino. Pega no encontro entre o decano dos surrealistas e Walt Disney, colocando os personagens icónicos a mergulhar na estética surreal. Interessante o pormenor do desenhar de Mickey, Donald e Pateta com o visual que tinham nos anos 40.


Mergulhar em Dali permite uma excelente abordagem gráfica à obra do pintor. O traço curvilíneo dos ilustradores italianos funciona aqui de maneria deslumbrante.


Tenho pena de não ter a primeira edição da Comix na minha colecção. Confesso que quando surgiram pensei que não se aguentassem muito tempo. BD infantil com um ritmo de publicação semanal na era da austeridade... mas chegaram aos cem só neste título, o que significa que devem ter vendas que sustentem o projecto. O poder cultural dos clássicos personagens Disney conta para isso. Não sendo particularmente fã do estilo gráfico e narrativo destes comics, não consigo deixar de me lembrar que quando era criança adorava estas histórias. E reflectir que aqueles que crescem com estas bds têm maiores probabilidades de continuar a gostar de ler banda desenhada do que aqueles que em crianças nunca foram expostos à magia das histórias aos quadradinhos. Escapou-me a Comix #01, fica a Comix #100 com este belíssimo exemplo do melhor que se faz dentro dos padrões restritos da estética Disney.

Sem comentários: