sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cthulhu fhtagn!


Foi um mimo acordar hoje e deparar com este vídeo fabuloso. Entregaram a Guillermo Del Toro a responsabilidade de conceber a intro do mais recente Treehouse of Horror dos Simpsons e o resultado é uma admirável homenagem ao cinema de terror. A quantidade de referências é assombrosa. Digamos que Del Toro mimou os fãs do género com uma vénia à iconografia que não esquece os pássaros de Hitchcock, o homem ilustrado de Bradbury, os vampiros groovy de I Am Legend, um verdadeiro batalhão de fantasmas da ópera, kaijus vs mechas (como não poderia deixar de ser). A quantidade de referências tem de ser vista para ser acreditada. Nem Zé do Caixão escapa. O iO9 tem uma open thread dedicada aos conhecedores e caçadores de referências.


Para um lovecraftiano confesso como eu a mais espantosa das cenas mostra um Bart a voar de skate frente a Cthulhu a acordar, transformando Springfield em R'lyeh. Será um cheirinho do que  nos espera se Del Toro alguma vez chegar a filmar At The Mountains Of Madness? Na intro o destaque é dado, naturalmente, à imaginação onírica do cineasta com referências directas a Hellboy, Cronos e O Labirinto do Fauno.

É interessante ver como ao fim de décadas esta série ainda consegue surpreender. Normalmente arrasta-se pelo marasmo da ironia deslavada, e vão restando os episódios de halloween para despertar um pouco a criatividade numa série bafienta. Onde continua genial é no parodiar-se a si própria. O melhor dos Simpsons, hoje, está nos intros realizados por artistas convidados e no eterno devir do couch gag.


Para terminar o dia com outro toque lovecraftiano o Prostethic Knowledge recupera uma admirável demo que se inspira em Beyond The Walls of Eryx que dá um toque decididamente cyberpunk aos sonhos arcanos. Ia! Ia! Cthulhu fhtagn!