quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dylan Dog: L'Uomo Che Visse Due Volte; Partita Con La Morte


Tiziano Sclavi, Andrea Venturi (1992). Dylan Dog 67: L'Uomo Che Visse Due Volte. Milão: Sergio Bonelli S.P.A..

Uma estranha aventura do detective do fantástico. Um homem amnésico aparece na soleira da porta da casa de Dylan Dog. Dado como morto, surpreende a família com o mistério do seu desaparecimento. Ao mesmo tempo um seu doppelgänger ergue-se literalmente da tumba e começa um périplo de vingança assassina enquanto se dissolve em carne putrefacta. Um dos elementos mais curiosos de Dylan Dog é a sua ambiguidade. Dylan cai nas aventuras um pouco por acaso. Os mistérios cruzam-se com ele e boa parte deles não são horrores do sobrenatural, antes uma espécie surreal de realidade difusa que Dylan muitas vezes é impotente para travar.



Tiziano Sclavi, Claudio Chiaverotti, Corrado Roi (1992). Dylan Dog 66: Partita Con La Morte. Milão: Sergio Bonelli S.P.A..

Cladio Chiaverotti assina uma das mais brilhantes histórias do investigador dos pesadelos. Con laivos de Ingmar Bergman no Sétimo Selo e Michael Crichton em Coma, o incauto leitor é nmergulhado numa partida mortal de xadrês. Um homem em coma usa o subterfúgio de um jogo de xadrez com a Morte para se manter vivo com a condição de que para cada peça que o homem perca a Morte ceife um dos seus entes queridos. O sócio, o melhor amigo, a secretária e a esposa do homem em coma vão falecendo em circunstâncias estranhas e Dylan Dog é envolve-se a pedido da filha de um dos falecidos, que também acaba vítima do jogo mortal. Adormecido às portas da eternidade numa enfermaria guardada por um demónio cativo, o homem em coma manipula a Morte para assassinar um sócio que o tinha enganado e da sua jovem filha que rejeitara os seus avanços amorosos, do amigo que o traíra com a sua esposa e da secretária que sabia demais. Enganada, a Morte não se sente agradada.


Giovanni Gualdoni, Daniele Bigliardo (2013). Dylan Dog 316: Blacky. Milão: Sergio Bonelli S.P.A..

Um cavalo fantasmagórico dá o mote a mais um ambíguo mistério do investigador dos pesadelos. Mortes provocadas pela cadavérica assombração de um cavalo de competição que fora morto após ter vencido a sua última corrida com uma pata arrancada levam ao desvendar de um matadouro clandestino onde cavalos doentes e abandonados jazem moribundos. Uma das mortes está relacionada com uma vingança de uma filha para com os homens que arruinaram o pai, mas um compreensivo Dylan opta por deixar a assassina entre aos remorsos e não às autoridades.