quinta-feira, 6 de junho de 2013

Fumetti: Greystorm: Il Segreto Della Mumia; Ossessione; Ai Confini Della Terra



Antonio Serra, Alessandro Bignamini (2010). Greystorm 6: Il Segreto Della Mumia. Milão: Sergio Bonelli Editore S.P.A.

Qual é o segredo que oculta a múmia que Greystorm trouxe da antártida? Um cada vez mais amargo inventor isola-se do mundo no seu laboratório para investigar o porquê do mal que afecta aqueles que têm contacto com a múmia congelada. A amargura advém da sua rejeição pela sociedade científica. As suas invenções são vistas como obsoletas e a comunidade de cientistas recusa-se a acreditar nas histórias dos mistérios do pólo sul. Isolado, Greystorm investiga os segredos da múmia, descobrindo que um agente patogénico é transmitido por um mosquito cujas larvas eclodem na múmia. O agente provoca loucura e morte aparente, destruindo a consciência das suas vítimas que após um período de incubação regressam à vida como zombies dóceis. Esta descoberta acende uma esperança negra no coração de Greystorm: talvez a sua amada sacerdotisa ainda esteja viva, e como zombie facilmente controlável e disponível para os desejos mais íntimos. Entretanto, surge um novo personagem: um jovem gestor inquisitivo, encarregue do legado de Jason, que começa a questionar Greystorm sobre o destino das vastas somas que lhe são dadas. Ambos rumam à ilha perdida de Makatea; um para esclarecer as suas dúvidas, e outro com uma intenção secreta.


Antonio Serra, Alberto Ostini, Simona Denna (2010). Greystorm 7: Ossessione. Milão: Sergio Bonelli Editore S.P.A.


Talvez um dos mais complexos tomos da saga de Greystorm, embora não muito bem conseguido. Regressado a Makatea, Greystorm reencontra Jason que fundou uma bem sucedida comunidade na ilha. Os antigos companheiros da expedição ao pólo sul, integrados na comunidade, estão a restaurar o seu dirigível. E Greystorm conhece os filhos de Jason e da sacerdotisa, dois jovens cujo sangue mistura a anglicidade do pai e a pulsão polinésia da mãe. Mili, a filha, apaixona-se pelo jovem advogado que gere as finanças do pai e acompanhou Greystorm à ilha para conhecer o abastado homem cujos bens gere.

Na ilha, Greystorm descobre que o vírus transmitido pela múmia realmente transforma as vítimas em zombies e percebe que a mulher por quem é obcecado está fora do seu alcance. Com uma cerimónia fúnebre tradicional da ilha, o seu corpo foi largado ao mar numa canoa e Greystorm imagina-o devorado por tubarões. Ensombrado, regressa a Londres. Dentro de si cresce o ódio a tudo o que o rodeia, exacerbado por vozes que lhe sussurram o poder concedido pelo vírus milenar. Um livro leva-o a cruzar a linha da sanidade e do ódio: ao ler a sua correspondência depara com uma carta de Júlio Verne, onde o famoso autor lhe conta como as aventuras do seu correspondente Greystorm o inspiraram a escrever um romance. O soturno Greystorm depressa se revê e se inspira em Robur, O Conquistador. É o início do fim, e da vertente mais tenebrosa das aventuras do génio da engenharia que no início das aventuras era um utopista entusiasta que apenas desejava ajudar a construir o futuro que imaginava. Este é o mais tenebroso dos livros da série, ilustrado num correspondente estilo onde abundam os negros e os contrastes soturnos.


Antonio Serra, Alessandro Bignamini (2010). Greystorm 8: Ai Confini Della Terra. Milão: Sergio Bonelli Editore S.P.A.


Enquanto a Europa resvala para as trevas da I Guerra Greystorm resvala para as suas trevas pessoais. Utilizando liberalmente os recursos de Jason, que odeia com toda a força do seu coração, Greystorm regressa ao pólo sul e destrói todos os vestígios da sua passagem, aproveitando a terra perdida oculta sobre o gelo para estabelecer uma base secreta. Intrigado com as despesas, o jovem advogado investiga as actividades de Greystorm em Inglaterra e começa a descobrir o seu segredo: uma instalação secreta em Land's End onde está a ser criado um exército composto por homens que se movem como autómatos. O jovem advogado regressa a Makatea para colocar Jason ao corrente dos factos, e este decide regressar a Londres trazendo os seus filhos para os expor ao mundo ocidental. Mas o confronto entre Greystorm e o advogado corre mal. Sem desconfiar das intenções do amigo, Jason está obrigado a apoiar Greystorm graças a uma antiga promessa e despede o jovem advogado, para desespero da filha. Entristecido, o jovem alista-se no exército e vai combater para as trincheiras, onde é ferido ao tentar salvar um aviador alemão.

Nada parece travar Greystorm. Obcecado, revê na filha de Jason a mulher que adora. Os seus planos de domínio do mundo vão a bom vapor, com as instalações secretas em Inglaterra e no pólo sul a servirem para criar armas futuristas para o seu exército privado. Greystorm está a um passo de se torna um conquistador.