sexta-feira, 10 de maio de 2013

Comics


Amelia Cole And The Hidden War #01: Fiquei encantado com a primeira série desta personagem despretenciosa e o seu divertido mundo ficcional, um universo paralelo onde coabitam criaturas de magia e pessoas normais. Promovida a protectora pelas forças ocultas que dominam na sombra, enfrenta agora novos mistérios. E cães minúsculos que crescem o suficiente para derrubar uns quantos prédios. O bom humor é outra das características de Amelia Cole.


Battlefields #06: The Rise And Fall Of Anna Kharkova #03: Um final esplendoroso para uma história particularmente implacável de Ennis. Anna Kharkova, heroína da União Soviética, veterana de guerra e prisioneira num gulag graças à arrogância dos oficiais superiores, reconquista finalmente os céus aos comandos de um protótipo do Mig 21 roubado ao incauto piloto de testes. E termina assim. Como Ícaro, voando em direcção ao sol.


Constantine #03: John Constantine simplificado para as massas implica menos rugas, mais superficialidade, e... londiniofobia? Parece que uma maldição o impede de pôr os pés em Londres. E lá se vai outra das facetas intrigantes do personagem, cujo carácter londrino era um dos principais encantos. Mas a filha de Sargon com que Constatine se defronta é uma bruxinha sensual e muito malvada, e eu não resisto a estas iconografias psicogeográficas que dobram o espaço urbano sobre si próprio em representações que tiram partido da sobreposição visual de planos a simular a visualização mental da cidade.


Demon Knights #20: Este é um comic morno mas que se vai lendo. Tem tido alguns picos de interesse, misturando personagens do oculto com o género de espada e feitiçaria medievalista. Após derrotarem uma horde de vampiros que ameaçava a ilha das amazonas, partem numa busca do elusivo Graal enfrentando numa ilha inexistente em pleno mediterrâneo um kraken assassino que vive numa gruta à superfície. Lula gigante anfíbia ou criatura cthulhóide diluída no comic generalista? O leitor que decida.


Archer & Armstrong #000: Em busca das origens dos personagens mais míticos deste universo da Valiant, somos levados a um revisitar muito próprio do épico de Gilgamesh. Com aristocratas invejosos, cyborgs alienígenas, mundos subterrâneos e dinossauros cavalgados por cyborgs assassinos.