terça-feira, 15 de janeiro de 2013

TIC - Trabalhos de final de semestre (I)


Modelação de um velociraptor no Vivaty Studio


Mapa do Minecraft na conversão para VRML.


Avatar criado no Avatar Studio.

Outros trabalhos de final de semestre: modelação avançada em 3D, mundos virtuais que requerem a mesclagem de conteúdo 3D criado em diversas aplicações.


O Bryce é outro dos programas que os alunos estão a utilizar. Não muitos, a preferência vai claramente para o Sketchup e o Minecraft. Os trabalhos possíveis são imagens realistas ou animações.



O Minecraft é um jogo muito popular entre os alunos que possibilita a criação de espaços tridimensionais complexos. Sendo possível aproveitar construções do jogo para mundos virtuais em VRML, abri  a possibilidade de criarem o seu trabalho final no jogo, posteriormente convertido através do Mineways. O entusiasmo é enorme e os resultados preliminares surpreendentes. Os mineworlds fascinam.



Fases intermédias dos trabalhos de final de semestre dos alunos de 7.º e 8.º ano. O Sketchup foi uma das aplicações mais populares entre os alunos e não me surpreendeu que muitos o tenham escolhido para o seu trabalho final. Poderiam criar livremente, ou tentar recriar um edifício real... e tenho grupos de alunos às voltas com as intricacias do Taj Mahal, o falso gótico do Big Ben ou a Torre de Belém. Os trabalhos ainda vão a meio e os resultados preliminares prometem.

Podem ver mais exemplos dos trabalhos em criação pelos alunos no 3D Alpha ou na galeria do Sketchfab.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como é «invejável» que modelação 3D e aprender a lidar com esta tecnologia esteja agora ao alcance de miúdos do 7º ano!!

Estou pasma, fico feliz e triste...
Porquê não apareceu isto no meu tempo?? Snif ;)

É o que dá estar um pouco mais avançada que a tecnologia da altura: sabe-se o que se gostaria de fazer, não se faz a mínima como lá chegar nem tão pouco se chega... pela escola! ;)

artur coelho disse...

há quase seis anos que ignoro com elegância os diktats ministeriais e trabalho estas tecnologias com alunos... no 5º ou 6º anos, também já experimentei com 3º e 4º anos, e agora, cortesia do fim de EVT, com 7º, 8º e 9º. é fantástico ver o olhar de curiosidade envolvida quando estão a resolver o puzzle de visualização mental tridimensional que é modelar os objectos simples.