quarta-feira, 16 de maio de 2012

Provas de Conceito


 Para terminar em cheio o ano lectivo com o 5º C o projecto é o de criar pequenos mundos virtuais em VRML/X3D. O primeiro passo é sempre dado em papel, com rascunhos dos objectos a recriar e uma descrição sucinta do mundo, com o objectivo de sintetizar ideias e facilitar o processo de criação. Tendo definido o que se quer fazer o processo de construção simplifica-se.



 Antes de avançar para o trabalho dos alunos no computador costumo pegar em alguns dos modelos por eles inventados e tentar recriar em 3D. Estas provas de conceito servem para os motivar, mostrando que as suas visões são possíveis de modelar, e para perceber quais as aplicações mais adequadas. No caso, a aeronave e o ovni foram modelados muito rapidamente em Vivaty Studio. Com os alunos possivelmente a modelação terá de ser elaborada em Doga L3.



Nunca resisto a uns vanity renders destes objectos. Próximos passos? Criar modelos de veículos e animais em Doga L3, edifícios em Sketchup e avatares personalizados no Avatar Studio. Com tudo pronto, resta integrar no Vivaty Studio e publicar os mundos VRML/X3D na web.

2 comentários:

Miguel Pestana disse...

Que excelentes recriações.
No meu tempo de estudante de 5º ano, nas aulas de EVT não lembro de os professores porem-nos a desenhar "mundos virtuais".
Ainda bem que avancá-mos!!!

Parabéns pelo trabalho e motivação que parece transmitir aos seus alunos.

Abraço

artur coelho disse...

o computador pode ser algo mais do que um objecto para ligar à web, editar texto e introduzir informação. o historial de usos da tecnologia como meio de expressão já é bem desenvolvido. porque não os utilizar nas disciplinas escolares artísticas, em paralelo com outros mais "clássicos"? o ensino é básico não por ser simplificado, mas por ser uma base.