segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy II - Apocalipse
Filipe Melo, Juan Cavia (2011). As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy II - Apocalipse. Lisboa: Tinta da China.
Confesso que não li o primeiro livro da série. Achei os nomes dos personagens algo ridículos e pensei que seria um esforço esteticamente bem conseguido mas com aquele toque de humor pouco sério que caracteriza alguma BD portuguesa. Ao ler o segundo, só penso naquilo que perdi...
O apocalipse instala-se na cidade de Lisboa, retratado pelo traço realista expressivo de Juan Cavia. A esperança para travar a aniquilação da humanidade está nos ombros de um detective cínico, o seu fiel companheiro que é um demónio encarnado no corpo de uma criança, um ex-entregador de pizzas a braços com linhas de atendimento e a cabeça de uma gárgula simpática. A aventura é rápida, pontuada por momentos hilariantes e de leitura imparável que homenageia o cinema de terror clássico. Cavaleiros do apocalipse, hordes de zombies, pragas bíblicas e um anticristozito são alguns dos desafios que os anti-heróis têm de superar. É uma narrativa de final feliz, embora destrutivo, e merece uma segunda leitura atenta para reparar nos pormenores que Filipe Melo e Cavia deixaram na obra.