terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Um dia...

... na vida de um professor/sysadmin:

8:20 - acordar. Supostamente tenho de estar na escola pelas nove e quinze, mas tenho uma actividade na EB 1 pelas dez e meia. As minhas maluquices do 3D e VRML/X3D. Por isso, vou pastelar na cama.
9:34 - telefonema sos: a escola está sem acesso à internet. Toca a despachar...
9:36 - mandar um sms à colega do 1º ciclo a avisar que afinal não apareço por causa de uma emergência na E.B. 2,3. Shit happens.
9:49 - sair da Ericeira depois de passar a roupa a ferro e dar comida à cadela.
9:58 - passar nas portagens da A21 na Venda do Pinheiro. Para estas alturas apetece-me arranjar luzes de emergência para o carro.
10:05 - primeira análise ao sistema. Servidores ok, dhcp ok, router ok. O problema tem de ser externo.
10: 14 - fumar um cigarrinho antes de ligar para o apoio ao cliente da PT Negócios.
10:18 - começar o longo processo de ser atendido pelo call center. Primeiro apoio ao cliente, depois serviços técnicos da PT, e encaminhamento para os serviços técnicos da Telepac. Garantem-me a deslocação de uma equipa para resolver o problema num prazo máximo de 24 h. Tanto tempo? A escola precisa de funcionar... mas é isso que está contratado. O operador deseja-me sorte, dizendo que por ter telefonado cedo talvez uma equipa se desloque ainda hoje.
11:05 - agora em standby. Aproveito para atazanar uma colega directora de turma particularmente chata, informo que vou ao supermercado comprar uns quilinhos de internet para quem me pergunta o que se passa, e já que estou de prevenção aproveito para elaborar aquele projecto de candidatura a uma iniciativa do ministério que ando a protelar preguiçosamente.
12:10 - é boa ideia ir almoçar. Infelizmente encontro colegas no restaurante. Levo logo com perguntas sobre computadores avariados e afins. Ok, pessoal, o conceito de "hora de almoço" é assim tão desconhecido?
13:05 - aula. Daquelas normais. Aproveitar para fazer as avaliações dos alunos. No final da aula um deles vem ter comigo e tira da mala uma caixa. De um Samsung Galaxy Tab. E depois mostra-mo. Fico verde de inveja. Esperem lá, eu é que sou o tecno-evangelista residente... e sou ultrapassado por um puto de quinto ano. Lá vou eu desistir de não comprar um iPad.
14:50 - vou-me embora. Até agora ninguém da PT ligou para resolver a avaria na linha ADSL.
15:05 - telefonema SOS. O meu tutorando teve uma crise e virou uma sala do avesso. Toca a regressar à escola. O cenário é dantesco: cadeiras e mesas viradas, professores em pânico. Passar um bom bocado a ser psicólogo, a acalmar a criança e a falar de coisas positivas.
16: e qualquer coisa - ok, agora é que me vou mesmo. Já perdi a esperança na Telepac. O que implica que amanhã tenho de estar cedinho na escola, de prevenção e pronto para uns telefonemas irados para o apoio técnico. É que sabem, se a escola estiver sem internet, o pessoal chacina-me a mim. Resta-me transmitir a miséria.
Noite: acabar a candidatura ao projecto Inovar Com TIC. Só que me esqueci da password do Gepe para entrar na aplicação. Pronto. Noite de folga. O Anathem do Neal Stephenson espera-me.