quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A Metrópole Feérica



José Carlos Fernandes, Luís Henriques (2008). A Metrópole Feérica. Lisboa: Tinta da China.

Ler BD | A Metrópole Feérica

José Carlos Fernandes já é bem conhecido com um dos mais consagrados e prolíficos autores de banda desenhada portuguesa. Tem uma voz muito própria, com fortes inspirações em Jorge Luís Borges, Ítalo Calvino e Ben Katchor, que se traduz em histórias que roçam o fantástico, o surreal e as pequenas banalidades da vida.

A Metrópole Feérica é claramente inspirada na série As Cidades Fantásticas de Schuiten e Peeters, embora de uma forma mais reduzida e intimista, privilegiando a reflexão interior e o onirismo sobre a utopia arquitectónica. Estará, talvez, mais próximo de Calvino e das suas cidades fantásticas do que das visões retrofuturistas de Peeters.

Se Fernandes não surpreende pela sua escrita - é mais do mesmo, mas um mesmo tão bom, uma voz tão própria, que não cansa nem se repete, a ilustração deste albúm destaca-se pelo seu forte estilismo. A cargo de Luís Henriques, a imagem adapta-se ao tom de cada secção do livro, indo do registo de desenho preciso a registos abstractos, alguns com um expressionismo próximo da pop-art e com um forte sentido pictórico. Se Fernandes encanta, Henriques deslumbra pela qualidade das imagens que criou para este livro admirável.