![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjy0hsoxU_yGb3691_f_6VgBVp73hS8N_0aJF7U-VpZoqlhrHHK5DGDqJi4cVO63IOi5tn0nLSRLmHl_MjCt13I81lMPPwlmDQWQUfg4JYoIJC3gLnioR1cZyb7Fa2GGHR2kGkq/s320/stephen_fry_book_cover1.jpg)
Stephen Fry (2008). In America. Nova Yorque: HarperCollins.
BBC | Stephen Fry In America.
Escrito para acompanhar a série do mesmo título da BBC, este é um relato de uma viagem em que Fry, conhecido actor, escritor e essencialmente representante da elegância da língua inglesa, atravessou num táxi londrino os cinquenta estados da américa. Para relato de viagens, é superficial e deixa de lado o mais interessante na literatura de viagens - as reflexões sobre os estados de alma despertados pela deambulação em novos territórios. Também não se centra nos pontos mais esperados. Fry não pretende revisitar a américa mais conhecida, optando pela visita a um mundo mais banal, fora dos pontos de interesse mas que retrata a normalidade da nação.
A prosa leve e o humor subtil de Fry na descrição das vinhetas que formam este livro acabam por agarrar o leitor. Entre as aventuras - e desventuras, podemos encontrar as noites pesadas do mardi gras, encontros com verdadeiras e centenárias southern belles ou as ameaçadoras garras das lagostas do maine.
Será mais importante ir a Roma e ver o Papa ou ir a Roma e ficar a conhecer os romanos? Os amantes das viagens, tal como Fry, preferem a segunda hipótese.