sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

The Vertex Project: Exploring the creative use of shared 3D virtual worlds in the primary (K-12) classroom

Fiona Bailey, Magnus Moar (2002). The Vertex Project: Exploring the creative use of shared 3D virtual worlds in the primary (K-12) classroom

Projecto vertex: construção de mundos virtuais por crianças de escolas primárias britânicas. Plataforma: Active Worlds. Software: 3DSMax.

Exploração das potencialidades da realidade virtual. Uso de sistemas não imersivos devido ao seu custo. Vertentes: aprendizagem profunda e eficaz na elaboração de projectos e artefactos com sentido pessoal (Papert) e imaginação e jogo como factores de aprendizagem (Vygotsky): crianças como produtoras/utilizadoras de media.

Estratégia de integração com conteúdos curriculares; diferentes tipos de trabalho (falta de computadores para todos os alunos). Exploração activa de conceitos, quer em digital quer não digital. Transposição para Photoshop e 3Ds, aplicação em ActiveWorlds.

Fases: introdução e navegação social no Active Worlds; conceptualização artística de espaços virtuais e avatares; aprendizagem de elementos do 3DS Max (fase complexa, requerendo prática e reforço mas que levou a experimentação).

Observações:
- criação de espaços virtuais como núcleo de actividades para um projecto de turma, fazendo ponte entre TIC e outras áreas de conhecimento;
- contar histórias como ponto de partida para pensamento criativo sobre o projecto;
- trabalhar em conjunto desenvolve potencial social e colaborativo (resolução de problemas, partilha de capacidades, necessidade de colaboração).
- efeitos positivos em crianças com NEE – trabalho em pequenos grupos, exploração, resiliência.

Problemas: complexidade do software.