terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Simulação Tecnologias E Pensamento Criativo Na Educação

Renê Gomes Pimentel, Bento D. Silva (2006). Simulação Tecnologias E Pensamento Criativo Na Educação

Criatividade como elemento modificador de ambientes de trabalho e actividades das pessoas. Incide sobre uso e interpretação de informação – base de ideias. Interesse pelo estudo e desenvolvimento depende de complexidade, progresso, competição globalizada. Importância da educação como estimulador de criatividade – desenvolvimento de potencial criativo. Papel de pensamento divergente e estimulação através da educação.

Criatividade e cognição. Conceito de criatividade como processo gerador de pensamento novo/reelaboração de conceitos. Características do indivíduo: visão de criatividade como dom, visão de criatividade como algo comum a todos que pode ser desenvolvida. Noção de importância da criatividade para desenvolvimento de aprendizagens. Ligação de conhecimento e criatividade: ideias criativas dependentes de elevados níveis de conhecimento.

Tecnologias de inteligência: capacidade humana de pensar por representações (simulação de modelos mentais), tecnologia como mediadora. Potencial do uso da tecnologia como forma de modificar modelos de pensamento. Tendência para repetir modelos anteriores. Novas exigências da integração das tic na educação.

Simulação como fomento de pensamento criativo: complexidade, exploração, virtualização de informação. Historial de simulação como teste – pré teste a situações, treino, simulação interactiva.

Citações:
Estudos sobre o desenvolvimento da criatividade afirmam que a mesma pode modificar os ambientes de trabalho e as atividades das pessoas. Essas mudanças incidem sobre o uso e interpretação da informação que é a base das idéias, e isto só é possível por meio da educação que, antes de tudo, deve ser criativa. (p:1)

A experiência da criatividade na infância é responsável pelo muito que as pessoas farão na idade adulta, do trabalho à vida familiar. (p:2)

Ao observar as definições de criatividade, uma das principais dimensões presentes nas mesmas e de um modo geral em todas as abordagens refere-se ao fato de que a criatividade implica emergência de um pensamento novo, uma idéia original, ou reelaboração e aperfeiçoamento de produtos e ideias existentes. Outro ponto comum diz respeito ao fator relevância, significando que uma resposta não só deve ser nova como também apropriada a uma determinada situação. (p:3)

As capacidades de pensamento criativo contribuem de maneira importante para a aquisição de informações e várias aptidões educacionais. Intuitivamente, sabemos há muito tempo que é natural para o homem aprender criativamente, mas sempre se considerou ser mais econômico ensinar por autoridade.