Irene Karaguilla Ficheman1, Aurélio Antonio Mendes Nogueira1,2,
Marcio Calixto Cabral1, Breno Teixeira santos1, Ana Grasielle Dionísio Corrêa1
Marcelo Knörich Zuffo1, Roseli de Deus Lopes1
(2006). Gruta Digital: um Ambiente de Realidade Virtual Imersivo Itinerante para Aplicações Educacionais
Espaço itinerante com ambiente virtual de aprendizagem.
Utilização de realidade virtual como ambiente imersivo, interactivo e envolvente. Sistemas caros e estáticos.
RV e educação: extrapolar limites do espaço-tempo, geografia distante. Processo criativo e divertido de exploração. Possibilita maior motivação, elevado poder de ilustração, análise sobre diferentes ângulos, exploração/visualização de locais inexistentes/inacessíveis, extensão de potencial para NEE, aprendizagem cooperativa, interacção e participação activa.
Estereoscopia: visualização em 3D (áudio e vídeo).
Gruta digital: espaço móvel, compreendendo telas e equipamentos. Aplicações: passeio virtual sobre Rio de Janeiro; planetário virtual; visualização científica molecular.