terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Gruta Digital: um Ambiente de Realidade Virtual Imersivo Itinerante para Aplicações Educacionais

Irene Karaguilla Ficheman1, Aurélio Antonio Mendes Nogueira1,2,
Marcio Calixto Cabral1, Breno Teixeira santos1, Ana Grasielle Dionísio Corrêa1
Marcelo Knörich Zuffo1, Roseli de Deus Lopes1
(2006). Gruta Digital: um Ambiente de Realidade Virtual Imersivo Itinerante para Aplicações Educacionais

Espaço itinerante com ambiente virtual de aprendizagem.
Utilização de realidade virtual como ambiente imersivo, interactivo e envolvente. Sistemas caros e estáticos.
RV e educação: extrapolar limites do espaço-tempo, geografia distante. Processo criativo e divertido de exploração. Possibilita maior motivação, elevado poder de ilustração, análise sobre diferentes ângulos, exploração/visualização de locais inexistentes/inacessíveis, extensão de potencial para NEE, aprendizagem cooperativa, interacção e participação activa.
Estereoscopia: visualização em 3D (áudio e vídeo).
Gruta digital: espaço móvel, compreendendo telas e equipamentos. Aplicações: passeio virtual sobre Rio de Janeiro; planetário virtual; visualização científica molecular.