Sim, somos mesmo muito modernos. Após alguns anos de investimentos o 3D explodiu no continuum mediático. Tecnologia de sucesso nos cinemas, chegou agora aos televisores, ameaçando criar uma nova imagem iconográfica para o século xxi: a tranquila família burguesa, que ao serão se senta no sofá a contemplar as maravilhas da televisão tridimensional com os olhos ocultos pelas lentes polarizadoras. Perdoem-me o voo retrofuturista. Não resisti.
A projecção cinematográfica estereoscópica, agora apelidada de 3D (e então a modelação e animação 3D, herdeira directa da tradição perspéctica renascentista e por extensão do realismo greco-romano, vai ter de mudar de nome?), não é uma tecnologia tão nova como nos é apresentada. De facto, é quase centenária. Teleview, um dos primeiros sistemas deste género, data dos anos 20. Nos anos 30 a empresa alemã Zeiss-Ikon comercializou um sistema de cinema tridimensional colorido denominado Raumfilm. Nos anos 40 Sergei Eisenstein, autor de obras seminais como O Couraçado Potemkine e o tríptico Ivan o Terrível escrevia ensaios sobre cinema estereoscópico. Os anos 50 trouxeram os icónicos óculos bicolores para tornar os filmes de série B mais aterradores e o Cinerama com projecção em ecrãs de 180º. Nos anos 60 Morton Heilig, pioneiro da realidade virtual, patenteou um sistema de visualização pessoal tridimensional com óculos de televisão estereoscópica, com dois pequenos ecrãs embutidos. E nos anos 70, o IMAX.
Os correntes sistemas são o continuar e aperfeiçoar de uma tradição tecnológica cheia de falsos arranques. A aplicação em televisão é um refinamento tecnológico motivado pela procura de audiências. Em paisagens mediáticas saturadas e fragmentadas, as indústrias culturais tentam tudo para atrair os consumidores. Mais do que inovações, estas tecnologias são o canto de cisne de alguns sectores dos media.
Para saber um pouco mais sobre a história do cinema 3D, o excelente Virtual Art: From Illusion to Immersion de Oliver Grau é um bom livro para começar (Capítulo IV, Intermedia Stages of Virtual Reality in the Twentieth Century). As técnicas são detalhadas no How a 3-D movie is made e a Wikipedia tem um artigo muito completo sobre este tema.