quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Grand Prix Race Teams: Mundo Virtual Multiutilizador de Corridas de Automóveis

Vitor Cardoso, Catarina Cardoso, Mogens Sørensen (2006). Grand Prix Race Teams: Mundo Virtual Multiutilizador de Corridas de Automóveis

Grand Prix: ambiente virtual 3D multiutilizador de corridas. Criado para demonstrar potencialidades tecnológicas, concebido em VRML/X3D, visualizado num browser, disponível online.

VRML: votado ao esquecimento após período de entusiasmo pelas empresas, mantido em contextos académicos e chats 3D: norma aberta, sem grande exigência de largura de banda, existência de plugins. X3D revitalizou algum interesse. Melhores exemplos desta tecnologia são demos de empresas, outros são contemplativos ou simplistas. Grand Prix mostra que é possível com programação específica dar aos mundos VRML/X3S dimensões dinâmicas.

Concepção: circuito (baseado em modelos reais, recriado em VizX3D), mundo físico e envolvência (atenção dada aos detalhes do espaço envolvente, uma vez que este permite outras explorações de cariz social, para lá do ambiente de jogo)., avatares (humanóides, forma de imersão em ambientes 3D, disponíveis online, norma h-anim, grand prix recorre a avatares de utilizadores e avatares como décor), automóveis (criados em aplicações externas, problemas de colar avatares a objectos – recorrendo a viewpoints – ultrpassados através da aplicação de veículos como avatares, programação de movimentos e efeitos físicos), aspectos dinâmicos (programação em VRML, VRMLScript, Javascript, criando de base soluções; motor de veículos adaptável, leveza do códido – LOD, texturas, switch; modificação do shared zone/shared event para conferir mais realismo a colisões).

Grand Prix como contribuição para o desenvolvimento da tecnologia X3D multiutilizdado. Á data, caso único, contribuindo para combater noção de que não era possível/viável construir mundos complexos e dinâmicos em VRML similares aos jogos 3D. Criado com normas abertas.
Conceitos/Palavras-chave:
X3D, VRML, jogos, Avatares, 3D, multiutilizador, física, espaços virtuais

Citações:
Dado que há alguns problemas associados à utilização de capacetes VR (desconforto, tonturas, etc.) a imersão em ambientes 3D é muito bem substituída, na nossa opinião, pela utilização dos Avatares. (p:3)