Bárbara Barroso, Ana Guerra, Arlindo Santos (2006).Projecto Estrela: Expressão Artística e Tic no Ensino Básico
Descrição de um projecto de intervenção numa escola do 1º ciclo, envolvendo diversas expressões artísticas (dramática, plástica, oral) conciliadas com utilização de TIC. Enquadra o projecto numa perspectiva de modificação do papel da escola na sociedade pós-industrial (de difusão de conhecimentos padronizados à preparação de competências). Enquadra-se numa perspectiva construtivista, enunciando: processos activos de construção/aquisição de conhecimento; adequação ao perfil das crianças, variedade multidimensional de experiências, acções catárticas, interacção criança/meio. Envolve a dimensão artística em duas vertentes: desenvolvimento pessoal, social, criativo e expressivo; o lúdico com estimulador da criatividade. Encara as tic numa perspectiva transversal (“ubíqua”), onde o indivíduo deve assumir um papel interventivo (literacia tecnológica - interliga com os conceitos de McLuhan – the media is the message, e com o controlo activo das paisagens mediáticas pelos utilizadores versus consumo passivo), recuperando as ideias de Papert no domínio da construção activa do conhecimento utilizando o computador como ferramenta.
O projecto em si constituiu na criação de um produto multimédia (Web e vídeo) envolvendo as crianças como produtoras/criadoras num processo de diálogo contínuo.