
... ao fundo do túnel. Começo a ver o fim ao longo trabalho da minha turma. Desde setembro até agora, o esforço tem sido grande: dominar programas de modelação e animação 3D e realidade virtual. Está a compensar. Só falta o passo final, construir um mundo virtual. Isto com alunos de sexto ano (e para a semana vou começar a experimentar com um quinto ano), em sessões de trabalho que só com muita sorte perfazem três horas semanais. Com a chatice logística de gerir computadores, com gestões de aula e outros trabalhos pelo meio. A foto é de uma amálgama dos modelos criados pelos alunos que montei em X3D. São simples, mas pouco mais se pode exigir das primeiras experiências com o Google Sketchup, Doga L3 e Bryce.
Vou repetir, agora sem o jargão profissional: crianças de onze/doze anos que trabalham com programas de animação e modelação 3D (necessariamente mais simples do que os profissionais, quer por questões de custo quer por questões de complexidade). Constroem modelos de realidade virtual. Em quantas escolas os alunos podem ter a oportunidade de construir realidade virtual, em vez de as visitarem?