A partir de agora, sempre que me referir ao uso de computadores em actividades de EVT, expressão plástica ou desenho digital, vou passar a utilizar o termo expressão plástica digital. A ideia é encontrar um termo abrangente que cubra o campo cada vez mais vibrante do uso do computador como ferramenta expressiva, em particular na aprendizagem no contexto dos primeiros ciclos do ensino básico.
O conceito abrange diferentes àreas de exploração de técnicas artísticas recorrendo ao computador:
- utilização criativa de software comum (animação em powerpoint);
- edição de imagem (tratamento de imagem em Gimp/Photoshop, fotografia digital);
- vídeo (vídeo digital, edição audio e vídeo em Audacity, Moviemaker, VideoSpin);
- desenho digital (desenho em Paint, ArtRage, Gimp, Photoshop);
- animação (stop-motion, animação 2D em Pencil, animação 3D em Bryce);
- 3D (modelação em Sketchup, Bryce, Doga, CB Model, Vivaty Studio);
- realidade virtual não imersiva (vrml/x3d);
- programação (linguagem logo, Scratch, Alice, game modding).
As aplicações não se esgotam nesta curta lista. Há ainda um campo de aplicações com uso específico - softwares limitados que se integram em conteúdos específicos com o rosto, banda desenhada ou luz/cor. O objectivo não é aprender ferramentas TIC, nem as utilizar como apoio às aprendizagens. Trata-se de experimentar actividades que permitam uma expressão criativa, concorrendo para isso aprendizagens (prévias e novas) e domínio da máquina e ferramentas, num fluxo de aprendizagem que parte do elementar para o complexo.